Buscadora acromática 6x30 - Sebastião Santiago Filho
5 participantes
Página 1 de 1
Buscadora acromática 6x30 - Sebastião Santiago Filho
http://www.telescopiosastronomicos.com.br/acessorios.html
Encomendei uma buscadora óptica para o meu refletor 114mm, do ATM Sebastião Salgado Filho - site acima - a minha red-dot quebrou o suporte do pezinho, então fiquei muito tempo sem observar com esse telescópio.
Após troca de email e algumas perguntas, recebi o valor e a especificação do produto:
Objetiva cromática de 30mm e 6X de aumento.
Possui suporte com parafusos de ajuste, ocular com retículo e ajuste de foco (pela ocular).
Adaptei-a no meu telescópio, tive que fazer dois furos novos no tubo e instalar, colimar novamente, limpeza geral (gosto disso =D ), levei um tempo para calibrar com a objetiva, tudo certo, instalada e regulada.
Agora vem as considerações:
De "acromática" não tem nada, seus problemas persistem praticamente ao que acontece em dois modelos de telescópios juntos, caso não tenham qualidade, a propósito, essa buscadora é de péssima qualidade.
Possui problema de coma, cromatismo e além de tudo, difração. Nunca vi imagens tão ruins através de uma pequena objetiva, estou me virando com ela pois não posso ficar sem esse acessório no refletor; dá para o gasto, é o que eu diria...
Esperava mais sinceridade da parte do vendedor, podia pelo menos apontar os defeitos e pelo valor interessante - R$130,00 - eu decidiria adquirir ou não o produto, por minha conta e risco, e sendo dessa forma, certamente eu me sentiria tão onerado.
O suporte em ABS (plástico), até que é firme por não ser de metal, mas a lunetinha é um mero tubo de PVC com uma ocular de 0,965" de qualidade duvidosa, quanto a lente objetiva, não posso opnar pois não posso remover a ocular, do contrário testaria com uma outra que tenho aqui de uma luneta Greika.
Para uma primeira compra assim, certamente EU, não farei questão de adquirir qualquer que seja o produto de tal fabricante, é como eu vender um telesópio usado, envio fotos, tem marcas de uso e digo que está tudo bem, mas não menciono que caiu ou que um espelho está arranhado.
Nosso maior crédito está na transparência dos fatos tratando-se de negócios e não no chip de um cartão, pois uma venda assim, será a primeira e a última.
Segue fotos da minha adaptação:
Encomendei uma buscadora óptica para o meu refletor 114mm, do ATM Sebastião Salgado Filho - site acima - a minha red-dot quebrou o suporte do pezinho, então fiquei muito tempo sem observar com esse telescópio.
Após troca de email e algumas perguntas, recebi o valor e a especificação do produto:
Objetiva cromática de 30mm e 6X de aumento.
Possui suporte com parafusos de ajuste, ocular com retículo e ajuste de foco (pela ocular).
Adaptei-a no meu telescópio, tive que fazer dois furos novos no tubo e instalar, colimar novamente, limpeza geral (gosto disso =D ), levei um tempo para calibrar com a objetiva, tudo certo, instalada e regulada.
Agora vem as considerações:
De "acromática" não tem nada, seus problemas persistem praticamente ao que acontece em dois modelos de telescópios juntos, caso não tenham qualidade, a propósito, essa buscadora é de péssima qualidade.
Possui problema de coma, cromatismo e além de tudo, difração. Nunca vi imagens tão ruins através de uma pequena objetiva, estou me virando com ela pois não posso ficar sem esse acessório no refletor; dá para o gasto, é o que eu diria...
Esperava mais sinceridade da parte do vendedor, podia pelo menos apontar os defeitos e pelo valor interessante - R$130,00 - eu decidiria adquirir ou não o produto, por minha conta e risco, e sendo dessa forma, certamente eu me sentiria tão onerado.
O suporte em ABS (plástico), até que é firme por não ser de metal, mas a lunetinha é um mero tubo de PVC com uma ocular de 0,965" de qualidade duvidosa, quanto a lente objetiva, não posso opnar pois não posso remover a ocular, do contrário testaria com uma outra que tenho aqui de uma luneta Greika.
Para uma primeira compra assim, certamente EU, não farei questão de adquirir qualquer que seja o produto de tal fabricante, é como eu vender um telesópio usado, envio fotos, tem marcas de uso e digo que está tudo bem, mas não menciono que caiu ou que um espelho está arranhado.
Nosso maior crédito está na transparência dos fatos tratando-se de negócios e não no chip de um cartão, pois uma venda assim, será a primeira e a última.
Segue fotos da minha adaptação:
AGM- Membro Expert
Re: Buscadora acromática 6x30 - Sebastião Santiago Filho
Poxa AGM, que pena que a compra não foi boa. Realmente informação correta é tudo...
Pelo menos você não gastou muito e aí seria pior.
Fica o alerta para próximos compradores!
Abraço.
PauloM- Astronomo Amador
Que pena AGM, costumam falar bem deste ATM (pelo menos com relação à construção de espelhos para telescópios). Sei que a abertura já é pequena, mas não existe a possibilidade de você diafragmá-la com alguma coisa? Fiz isto com um bino de camelô que comprei e as imagens melhoraram consideravelmente, mesmo com a perda de luminosidade.
Lucas87- Astronomo Amador
Lucas87 escreveu:...mas não existe a possibilidade de você diafragmá-la com alguma coisa? Fiz isto com um bino de camelô que comprei e as imagens melhoraram consideravelmente, mesmo com a perda de luminosidade.
Então, luminosidade é o que não posso "perder", pois a finalidade desse 114mm F/4,38 é para DSO. Estou atrás de links para construir uma buscadora, pelo menos a parte óptica pois posso aproveitar o suporte e o tubo. Mas minha idéia é fazer um tubo em alumínio e, se alguns constróem refratores caseiros - por quê não uma buscadora?
AGM- Membro Expert
Olá AGM, acredito que vale a pena tentar como o colega Lucas87 sugeriu, e eu já fiz o mesmo ou seja, diafragmei a objetiva da buscadora colocando atrás dela um pequeno disco de cartolina preta com um furo no meio. Mesmo perdendo luminosidade muito provavelmente ela terá atenuada a aberração cromática e outras distorções, até você arranjar outra de melhor qualidade.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Também já ouvi falar bem deste ATM sobre construção de telescópios. Vc chegou a reclamar com ele sobre a péssima qualidade da buscadora AGM ?