ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre filtros

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre filtros Empty Dúvida sobre filtros

Mensagem  Diogo Felipe Ter 13 Jan 2015, 14:36

Lendo um pouco sobre filtros me surgiu a dúvida sobre o alcance e efetividade de cada tipo de filtro, como por exemplo que um filtro vermelho de um jogo RGB pode ser usado como um filtro vermelho #25, mas não é possível usar esse filtro #25 com parte de um RGB.
O filtro L-RGB só serve para planetas ou pode-se usá-lo para dso?
O filtro H-alfa trabalha numa faixa espectral que fica depois do espectro visível na visão escotópica, então como o olho não vai ver nada nessa faixa ele só é utilizado com câmeras?
Os filtros H-beta e O-III podem ser usados para observação visual ou a sua banda é estreita demais para nosso olho captar algo?
O IR-Cut serve para que as câmeras que podem detectar uma ponta do infrared tenham essa faixa bloqueada e a foto não seja interferida?
Para usar o IR-Pass é necessário uma câmera especial ou qualquer dslr ou ccd podem captar?
Qual a diferença entre um filtro UHC e CLS? Pois pelo que entendi a função dos dois é a mesma, bloquear a PL.
E a última, só é possível posicionar um filtro por vez no telescópio?
Diogo Felipe
Diogo Felipe
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 54
Data de inscrição : 31/12/2014
Idade : 31
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre filtros Empty Re: Dúvida sobre filtros

Mensagem  romulogq Ter 13 Jan 2015, 16:11

Amigo Diego, estou aprendendo ainda sobre filtros, mas vou tentar passar algumas experiências que já tive:

Os filtros LRGB são usado para planetas e DSO's, afinal é a maneira de fazer fotos coloridas com câmeras monocromáticas, os outros filtros como H-alpha, OIII e S-II produzem cores falsas ou palete hubble como é conhecido, por ser uma técnica desenvolvida para o telescópio Hubble.
Quanto a observação visual com estes filtros, não fiz ainda, mas acho que só é possível ver estrelas mais brilhantes porque o resto é muito tênue e só aparece em fotos de longas exposições.
Os filtros UHC e PL são bem diferentes, o UHC é muito mais restrito que o PL.
Pode-se sim utilizar mais de um filtro por vez.

romulogq
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 47
Localização : Vitória-ES

http://www.astronomiaemvix.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre filtros Empty Re: Dúvida sobre filtros

Mensagem  PauloM Ter 13 Jan 2015, 19:10


Não sei se pode ajudar, mas eu gostei bastante desse artigo que li, sobre filtros:

http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/artigos/21-conteudo-astronomia-iniciantes/220-a-utilidade-dos-filtros-astronomicos
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre filtros Empty Re: Dúvida sobre filtros

Mensagem  Valdés Qua 14 Jan 2015, 08:35

Há filtros recomendados para a observação de estrelas duplas?

Valdés
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 07/01/2015
Idade : 28
Localização : Euclides da Cunha - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre filtros Empty Re: Dúvida sobre filtros

Mensagem  PauloM Qua 14 Jan 2015, 13:29


Valdés, de forma geral, filtros lunares são bons para estrelas duplas também, pois filtram o brilho das mesmas, ajudando a separá-las.

Filtro azul também.
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre filtros Empty Re: Dúvida sobre filtros

Mensagem  Bruno Qua 14 Jan 2015, 18:06

Caso não tenham visto ainda, sugiro darem uma conferida no tópico a seguir: https://astronomia.forumeiros.com/t404-tudo-sobre-filtros?highlight=tudo+sobre+filtros

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre filtros Empty Re: Dúvida sobre filtros

Mensagem  Valdés Qua 14 Jan 2015, 19:00

Obrigado pelas respostas.

Valdés
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 07/01/2015
Idade : 28
Localização : Euclides da Cunha - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre filtros Empty Re: Dúvida sobre filtros

Mensagem  Diogo Felipe Qui 15 Jan 2015, 08:16

romulogq escreveu:Amigo Diego, estou aprendendo ainda sobre filtros, mas vou tentar passar algumas experiências que já tive:

Os filtros LRGB são usado para planetas e DSO's, afinal é a maneira de fazer fotos coloridas com câmeras monocromáticas, os outros filtros como H-alpha, OIII e S-II produzem cores falsas ou palete hubble como é conhecido, por ser uma técnica desenvolvida para o telescópio Hubble.
Quanto a observação visual com estes filtros, não fiz ainda, mas acho que só é possível ver estrelas mais brilhantes porque o resto é muito tênue e só aparece em fotos de longas exposições.
Os filtros UHC e PL são bem diferentes, o UHC é muito mais restrito que o PL.
Pode-se sim utilizar mais de um filtro por vez.

Fico no aguardo de uma possível observação sua com algum desses filtros então, mas ainda acho estranho pelo fato de alguns desses filtros trabalharem numa faixa espectral em que nossos olhos não são muito sensíveis a noite.
Andei dando uma olhada nos gráficos espectrais dos filtros UHC e CLS, acho que por lá consegui entender bem o range de frequências de cada um.
Ademais, grato pelas respostas.

PauloM escreveu:
Não sei se pode ajudar, mas eu gostei bastante desse artigo que li, sobre filtros:

http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/artigos/21-conteudo-astronomia-iniciantes/220-a-utilidade-dos-filtros-astronomicos

Gostei bastante deste artigo, mas foi justamente lendo ele que me surgiram estas dúvidas.
Diogo Felipe
Diogo Felipe
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 54
Data de inscrição : 31/12/2014
Idade : 31
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre filtros Empty Re: Dúvida sobre filtros

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos