Cometa C/2014 Q2 Lovejoy
+2
Lucas87
Dry
6 participantes
Página 1 de 1
Cometa C/2014 Q2 Lovejoy
Olá.
Gostaria de estrear minha participação com esta foto do cometa C/2014 Q2 Lovejoy. Fiz no dia 27/12/2014 e depois só tem chuva ! Ele está aumentando de magnitude e atingirá seu ápice no dia 09/01/2015. Espero que até lá o tempo melhore !
Tele Orion de 10" EQ6 GoTo
Câmera Mallincam Hyper Plus.
Foto instantânea de frame único sem processamento.
https://www.flickr.com/photos/fotosdry/15944608839/in/set-72157632779479445Gostaria de estrear minha participação com esta foto do cometa C/2014 Q2 Lovejoy. Fiz no dia 27/12/2014 e depois só tem chuva ! Ele está aumentando de magnitude e atingirá seu ápice no dia 09/01/2015. Espero que até lá o tempo melhore !
Tele Orion de 10" EQ6 GoTo
Câmera Mallincam Hyper Plus.
Foto instantânea de frame único sem processamento.
Re: Cometa C/2014 Q2 Lovejoy
Ontem o cometa C/2014 Q2 Lovejoy não estava tão espetacular quanto no dia 27 de Dezembro. O núcleo estava com brilho intenso, mas a cauda muito tênue, o que não é o ideal para fotos. Olhando pela ocular nota-se um aumento expressivo de seu brilho.
Tele Newt. 10" EQ6 GoTo.Câmera Mallincam Hyper Plus
Frame único com 7 seg. de integração.
Edição no photoshop para corrigir brilho e contraste.
" />
Que pena que a cauda está mais fraca... Tinha a esperança de que o aumento de atividade do cometa também aumentasse o brilho da cauda. Mas caudas de íons mudam rapidamente, vamos ver se ela não aumenta o brilho novamente. Bom registro!
Lucas87- Astronomo Amador
Lucas87 escreveu:Que pena que a cauda está mais fraca... Tinha a esperança de que o aumento de atividade do cometa também aumentasse o brilho da cauda. Mas caudas de íons mudam rapidamente, vamos ver se ela não aumenta o brilho novamente. Bom registro!
Acredito que o brilho intenso do núcleo esteja atrapalhando a visualização da cauda. Hoje o cometa atingirá sua máxima magnitude e com o passar dos dias acredito que as condições para fotos irão melhorar.
Olá André, parece que houve um evento de desconexão de cauda, por causa do vento solar, provavelmente por isso que você registrou a cauda mais fraca que antes! Repare nesta imagem como a parte de trás da cauda está com uma "acumulação" de gás, e mais próximo do cometa a cauda está bem mais fraca: http://spaceweathergallery.com/indiv_upload.php?upload_id=106529&PHPSESSID=ac1fj08fhv5m9d8voqc7grq9n2
O que acontece normalmente nestes eventos é que há uma ejeção de massa coronal (CME) do Sol em direção ao cometa. Essa ejeção acaba arrancando parte da cauda do cometa (as vezes a cauda inteira). Se nenhuma outra ejeção acontecer nos próximos dias em direção ao cometa, a cauda deve aumentar de brilho novamente em pouco tempo.
Além disso, percebam que esta imagem mostra o início de uma cauda de poeira, praticamente a 90 graus "pra baixo" (na imagem) em relação à cauda de gás... Talvez este cometa traga novas surpresas.
O que acontece normalmente nestes eventos é que há uma ejeção de massa coronal (CME) do Sol em direção ao cometa. Essa ejeção acaba arrancando parte da cauda do cometa (as vezes a cauda inteira). Se nenhuma outra ejeção acontecer nos próximos dias em direção ao cometa, a cauda deve aumentar de brilho novamente em pouco tempo.
Além disso, percebam que esta imagem mostra o início de uma cauda de poeira, praticamente a 90 graus "pra baixo" (na imagem) em relação à cauda de gás... Talvez este cometa traga novas surpresas.
Interessante este fenômeno Lucas. Pelo que parece teremos surpresa sim, vou continuar acompanhando.
Obrigado pela informação.
Obrigado pela informação.
Desculpe, escrevi na pressa, onde está escrito André leia Adriano
Observei ontem e hoje,mas ainda não dá pra ver a olho nu,talvez devido a PL da cidade.
orlando- Astronomo Amador
Sim Orlando, em um céu com baixa PL é possível observar o cometa a olho nu.orlando escreveu:Observei ontem e hoje,mas ainda não dá pra ver a olho nu,talvez devido a PL da cidade.
Ontem eu fui a um sítio afastado da cidade e pude constatar.
Também confirmo Adriano, moro em uma zona rural e não foi difícil localizá-lo. Me lembrou 47 Tucano a olho nu porém com uma magnitude superior.Dry escreveu:em um céu com baixa PL é possível observar o cometa a olho nu.
Ontem eu fui a um sítio afastado da cidade e pude constatar.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Time-lapse do cometa
Fiz este modesto time-lapse do cometa C/2014 Q2 Lovejoy ! Foram 164 fotos, 1 a cada 30 segundos. É possível acompanhar a rápida trajetória deste cometa.
Segue o link no youtube:https://youtu.be/4tggzn5b5Qo
Muito bacana e impressionante! E ainda podemos ter idéia do que grandes aberturas de telescópios podem fazer, salvo claro, se tivermos um lugar para deixá-los mais fixos como no teu observatório. Para muitos, aberturas medianas e até pequenas não desmerecem a Astronomia, mas acabam gerando uma legião de adeptos que precisam de praticidade e que também tem vontade de contemplar estudar o universo.
AGM- Membro Expert
AGM escreveu:Muito bacana e impressionante! E ainda podemos ter idéia do que grandes aberturas de telescópios podem fazer, salvo claro, se tivermos um lugar para deixá-los mais fixos como no teu observatório. Para muitos, aberturas medianas e até pequenas não desmerecem a Astronomia, mas acabam gerando uma legião de adeptos que precisam de praticidade e que também tem vontade de contemplar estudar o universo.
Vc tem toda razão AGM. Infelizmente no Brasil tudo é difícil e principalmente muito caro. Vejo em alguns países mais desenvolvidos como é farta a opção de equipamentos para astronomia. Apesar disso vejo uma certa evolução por aqui e já é possível adquirir equipamentos de ponta, apesar dos preços ainda serem proibitivos. Mas sabemos que nos, brasileiros, não desistimos, e apesar do pouco ou quase nenhum incentivo continuamos acreditando que nosso país um dia vai melhorar.
[img][/img]Dry escreveu:Ontem o cometa C/2014 Q2 Lovejoy não estava tão espetacular quanto no dia 27 de Dezembro. O núcleo estava com brilho intenso, mas a cauda muito tênue, o que não é o ideal para fotos. Olhando pela ocular nota-se um aumento expressivo de seu brilho.Tele Newt. 10" EQ6 GoTo.
Câmera Mallincam Hyper Plus
Frame único com 7 seg. de integração.
Edição no photoshop para corrigir brilho e contraste.
" />
Muito legal Dry(seco ),gostei!Dry escreveu:Fiz este modesto time-lapse do cometa C/2014 Q2 Lovejoy ! Foram 164 fotos, 1 a cada 30 segundos. É possível acompanhar a rápida trajetória deste cometa.Segue o link no youtube:
https://youtu.be/4tggzn5b5Qo
Todo astrônomo gosta de tempo "seco" Orlando. Mas foi só coincidência com meu apelido de infânciaorlando escreveu:Muito legal Dry(seco ),gostei!Dry escreveu:Fiz este modesto time-lapse do cometa C/2014 Q2 Lovejoy ! Foram 164 fotos, 1 a cada 30 segundos. É possível acompanhar a rápida trajetória deste cometa.Segue o link no youtube:
https://youtu.be/4tggzn5b5Qo
Estava observando há pouco o cometa C2014 Lovejoy (21:31hs UT 23:30) com um binóculo 10 x 50 e um refrator 70mm F10 com 70x, e ele está facilmente visível a olho nu aqui na zona rural. Dá para perceber a condensação central e uma coma difusa porém significativa ao redor. Me parece que a magnitude dele deve estar um pouco inferior a 5, porque ele está com um diâmetro aparente apreciável em relação a ontem. Não precisa nem de visão oblíqua para observá-lo, dá para olhar diretamente sem dificuldades. Se alguém puder confirmar isso seria interessante.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Aqui no Rio hoje não está bom para observação, pois o céu está com muita nebulosidade.
Mt legal a foto Dry, parabéns.
PauloM- Astronomo Amador
Eu só posso ver ele bem se eu for pro interior,zona rural.E só vou pra lá no dia 24/01.Até lá não sei se o cometa ainda estará com esse brilho,visível a olho nu.O jeito é aguardar.
os últimos dias a cauda do cometa tem ficado bem menos visível. Olha só a diferença para esta última foto que tirei.
[img][/img]
[img][/img]