ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação do Mar das Crises.

Ir para baixo

Observação do Mar das Crises. Empty Observação do Mar das Crises.

Mensagem  Bruno Qua 25 Abr 2012, 20:24

Realizei um teste na Lua crescente (3º dia) com ela já declinando a cerca de 35º oeste, utilizando a ocular WA de 6mm e 66º no meu refrator com uma objetiva Jaegers de 4.1/8 polegadas e F/15. Com 262x de aumentos proporcionados por essa ocular WA apareceu diante dos meus olhos (aliás, do olho esquerdo) um panorama da superfície lunar absurdamente vasto no campo dessa ocular, e confesso que pela primeira vez fiquei meio perdido no meu "velho conhecido" Mar das Crises. Os seus poucos mais de 550 km de extensão e 176.000 quilômetros quadrados se apresentaram gigantescos, com as bordas dos contornos internos "arrematados" por enormes promontórios escarpados e irregulares, como uma capa montanhosa levantada e com dezenas de quilômetros, projetando inúmeras sombras negras em toda a extensão do solo lunar que estava voltada para o terminador. Eram tantos os detalhes visíveis de uma só vez que demorei alguns segundos para encontrar a conhecida cratera Yerkes na borda ocidental do mar, e se a "ponte de O'neil" estivesse por alí eu a teria visto, não tenho dúvidas. Diversas crateras onde várias eram as do tipo "fantasma" podiam ser observadas ao sul, e várias características do relevo dentro e nas proximidades do Mar podiam serem classificados numa morfologia geológica fácil de ser denominada por serem semelhantes às encontradas na terra, tais como planícies, escarpas, encostas, montanhas, etc... . Crateras tais como Eckert, Peirce, Swift, Pickard, Farenheit e Shapley puderam serem identificadas. Inúmeras pequenas crateras de impacto bastante brilhantes se encontravam espalhadas como que ao acaso no interior desse Mar. O que eu via era uma imagem límpida, com muitos dos detalhes do interior deste agora interessantíssimo "Mar" apresentados numa vastidão de aspectos geológicos. Com a objetiva proporcionando uma boa resolução e a distância focal longa proporcionando um contraste excelente, além é claro dessa ocular Wa de 6mm e 66º superaram assim todas as minhas expectativas e experiências na observação lunar. Foi como começar uma nova era, vejo que podemos realizar patrulhamentos úteis nos acidentes lunares utilizando os equipamentos adequados a esse propósito, nas buscas de alguma variação que venha a ocorrer como novas crateras ou desmoronamentos no interior das paredes delas, ou ainda registros sobre as indecifradas anomalias lunares transitórias (TLPS, domos, emanações gasosas, etc... .).
Definitivamente a Lua não é um mundo morto iluminado pelo Sol.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos