M16 Nebulosa da Águia - QHY8L
+2
Bruno
Tellescópio
6 participantes
Página 1 de 1
M16 Nebulosa da Águia - QHY8L
Minha primeira tentativa em registrar a M16 (Nebulosa da Águia) ou também conhecida como "Pilares da Criação". Para este registro foram usados as configurações:
7 x 500' = 58min e 33 seg
7 x 500' = Dark Frames
Refrator Skywatcher 150 F/5
Montagem HEQ5PRO
Câmera QHY8L
Guiagem QHY5L-II Color
http://www.astrobin.com/full/97592/0/
7 x 500' = 58min e 33 seg
7 x 500' = Dark Frames
Refrator Skywatcher 150 F/5
Montagem HEQ5PRO
Câmera QHY8L
Guiagem QHY5L-II Color
http://www.astrobin.com/full/97592/0/
Re: M16 Nebulosa da Águia - QHY8L
Essa nebulosa M16 é difícil, belo trabalho.
BrunoModerador
Bruno- Moderador
Realmente não é um alvo fácil, ainda mais para meu campo de visão pois eu consigo ter ela em foco apenas por 1 hora num angulo de até 60º e logo ela sai da visão do telescópio. Por isso achei que a quantidade de light frames foi insuficiente para conseguir captar todos os detalhes da nebulosa. Na próxima tento diminuir o tempo de exposição e aumentar as tomadas de exposição.
Depois de quase 2 anos da primeira tentativa, deixo novo registro da Nebulosa da Águia.
Clique aqui para visualizar em tamanho original
M16 - Nebulosa da Águia
QHY8L - color
GSO12" F4 + AZEQ6 + Guidescope c/ QHY5L-II
30X60s Luminance (Filtro Moon & Skyglow) + 10X300s (Filtro H-alpha 7nm Starguider)
DSS + Photoshop CC
Ainda com alguns defeitos de coma nas bordas devido ao corretor de coma da GSO não ser tão eficiente. Ainda aprimorando algumas técnicas de processamento!
Clique aqui para visualizar em tamanho original
M16 - Nebulosa da Águia
QHY8L - color
GSO12" F4 + AZEQ6 + Guidescope c/ QHY5L-II
30X60s Luminance (Filtro Moon & Skyglow) + 10X300s (Filtro H-alpha 7nm Starguider)
DSS + Photoshop CC
Ainda com alguns defeitos de coma nas bordas devido ao corretor de coma da GSO não ser tão eficiente. Ainda aprimorando algumas técnicas de processamento!
Muito bom Tellescópio ! Como está a transparência do seu céu ? Por aqui está muito ruim.
A AZ/EQ-6 suporta bem um 12" ? Tenho a impressão que o meu de 10" já está no limite dela.
A AZ/EQ-6 suporta bem um 12" ? Tenho a impressão que o meu de 10" já está no limite dela.
Imagina então depois de aprimorado! Difícil dizer aqui no fórum qual astrofoto de DSO é a melhor, pois a cada dia somos surpreendidos. O AF parabeniza o trabalho de todos as astrofotógrafos de plantão.Tellescópio escreveu:Nebulosa da Águia.
Ainda aprimorando algumas técnicas de processamento!
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Belíssima!
orlando- Astronomo Amador
Obrigado a todos pelos comentários! Olá Dry, então o céu aqui em Goiânia estava com boa transparência, mas desde Sexta-Feira está ficando meio empoeirado o céu e junto com a alta PL que tenho já viu né!
A AZEQ6 suporta muito bem o GSO 12", são aproximadamente 22kg entre OTA e acessórios nele que estão sobre a montagem, e consigo muito bem manter o alinhamento, sem vibração e sem sentir que a montagem está sendo forçada. Muitos foruns de astronomia lá fora mostram pessoas usando esse setup e recomendam sem qualquer problema. O único ponto ruim, é que quando está ventando um pouco mais forte, isso acaba causando vibração no tubo, mas fora isso é um espetáculo.
A AZEQ6 suporta muito bem o GSO 12", são aproximadamente 22kg entre OTA e acessórios nele que estão sobre a montagem, e consigo muito bem manter o alinhamento, sem vibração e sem sentir que a montagem está sendo forçada. Muitos foruns de astronomia lá fora mostram pessoas usando esse setup e recomendam sem qualquer problema. O único ponto ruim, é que quando está ventando um pouco mais forte, isso acaba causando vibração no tubo, mas fora isso é um espetáculo.
Que oculares usou?
straits007- Astronomo Amador
Legal, bom saber que esta montagem suporta esse peso. Minha preocupação era o de exceder seu limite e causar algum dano, pois além do tubo tem todos os acessórios de guiagem e foto.
Olá Straits007, não foi usado nenhuma ocular para captura desta imagem, é apenas telescópio e câmera fotográfica própria para astrofotografias.
Parabéns pela foto! Muito boa mesmo!!!
thiagomandrade- Astronomo Amador