ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

refrator Vixen 70mm f10

Ir em baixo

spica refrator Vixen 70mm f10

Mensagem  starman Seg 28 Abr 2014, 13:43

Boa tarde.
Vendo um refrator Vixen 70mm f10 (setentinha) seminovo.
Valor - 250,00 ou aceito avaliar alguma proposta de troca por algum equipamento ou acessório.
http://images1.opticsplanet.com/365-240-ffffff/opplanet-vixen-space-eye-70mm-telescope-32752.jpg
Tratar através de MP.

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Re: refrator Vixen 70mm f10

Mensagem  starman Ter 29 Abr 2014, 06:57

Bom dia.
O refrator já foi vendido.
Obrigado pelo espaço na seção de classificados (muito útil).

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Boa venda, boa compra.

Mensagem  Reinaldo Bis Ter 29 Abr 2014, 10:32

Olá Starman...

Já tive a oportunidade de observar junto com meu grande amigo Bruno, num telescópio Vixen de 70mm que ele adquiriu, e achei um ótimo instrumento para iniciantes, devido a sua qualidade óptica e fácil manuseio, além de ter um preço acessível. Garanto que quem o comprou fez uma boa compra.
Mas você tem outros telescópios Starman?
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  starman Ter 29 Abr 2014, 11:28

Reinaldo Bis escreveu:Olá Starman...

Já tive a oportunidade de observar junto com meu grande amigo Bruno, num telescópio Vixen de 70mm que ele adquiriu, e achei um ótimo instrumento para iniciantes, devido a sua qualidade óptica e fácil manuseio, além de ter um preço acessível. Garanto que quem o comprou fez uma boa compra.
Mas você tem outros telescópios Starman?

Bom dia Reinaldo.
O setentinha me deu muitas alegrias porque usado com aumentos medianos, ele proporciona imagens muito interessantes tanto do sistema solar como do céu profundo.
Eu tenho um dobsoniano de 200mm f/6, já pensei em vende-lo mas não posso ficar sem um bom instrumento para céu profundo (e ele é ótimo). Pretendo adquirir agora ou um refrator ou um Maksutov de f longo (14 ou 15), porque eu gosto muito de observar a Lua e os planetas, e para isso eu preciso de aumentos mais fortes sem perder a nitidez e aí entra o F longo. Já com o 200mm f/6 eu alcanço no máximo 200x sem perder a nitidez por causa do f mediano. Deixo ele para céu profundo com poucos aumentos (30x com ocular de 40mm), pois nisso ele é surpreendente.

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica 200mm é ótimo.

Mensagem  Reinaldo Bis Ter 29 Abr 2014, 12:05

Bom de mais Starman... olha, a primeira vez que fiz uma observação astronômica foi quando tinha 14 anos, por tanto, a 11 anos atrás na Serra do Cipó também junto com o Bruno, e foi em um Refletor de 200mm F6. Após observar Saturno ele me mostrou um campo estelar e disse que se eu conseguisse contar quantas estrelas eu visse na ocular me daria aquele telescópio, mas era impossível de fazê-lo. Fiquei maravilhado. Alguns anos depois pude comprar meu primeiro Telescópio um Refrator Tasco de 90mm F10. Mais tarde tive que me desfazer dele, hj tenho um Celestron 80 F11 e realmente telescópio de F longo são perfeitos para planetas, quando maior melhor. Próximo ano pretendo pegar um Refletor de 20mm pois o céu profundo é incrivelmente lindo. A jogada é essa mesmo, ter um bom refrator de Foco longo para planetas e um refletor para céu profundo.
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Ter 29 Abr 2014, 13:27

Reinaldo Bis escreveu:Próximo ano pretendo pegar um Refletor de 20mm.
Leia-se 200mm.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Reinaldo Bis Ter 29 Abr 2014, 14:21

Vixe é mesmo Bruno... 200mm. Obrigado pela correção, não consegui editar.
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Griszewski Ter 29 Abr 2014, 14:41

Olá, por curiosidade, vocês possuem mais de um telescópio? show de bola essa informação sobre o refrator servir para planetas e o refletor para céu profundo. Eu adquiri o sky 90mm az3, caso opte por um mais potente no futuro, vale a pena manter o refrator? Adoraria uma opinião sobre isso, estou aprendendo muito com o fórum.
Griszewski
Griszewski
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Céu adentro!

Mensagem  AGM Ter 29 Abr 2014, 15:30

Você terá ótimas observações de céu profundo no AZ3 90mm com a ocular de 25mm.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno Ter 29 Abr 2014, 15:37

Griszewski escreveu:show de bola essa informação sobre o refrator servir para planetas e o refletor para céu profundo.
Eu adquiri o sky 90mm az3, caso opte por um mais potente no futuro, vale a pena manter o refrator?
Olá Griszewski, tanto os refratores acromáticos quanto os refletores servem para observar os planetas, o que devemos prestar atenção é na razão focal F do instrumento. Para a observação visual de detalhes numa superfície planetária as ampliações elevadas são requeridas, e além da abertura do instrumento que deve ser a maior possível, para se obter sucesso sem perder a qualidade (contraste) nas imagens, uma distância focal de 10 a 15 vezes o diâmetro da objetiva em milímetros também é importante (F10 para refletores newtonianos e de 12 a 15 para refratores e catadióptricos). No caso de F moderado (6 a 8 para refletores e 10 a 11 para refratores acromáticos e catadióptricos) é só utilizar aumentos moderados da ordem de 1.5x a 2x a abertura em milímetros (no caso do refrator acromático de 90mm seria 135x a 180x no máximo). Se fosse um F5 seria de 90x a 135x. Entretanto existem refratores acromáticos cujas objetivas são feitas de vidro de baixa dispersão (vidro ED), e mesmo tendo a distância focal curta eles suportam aumentos mais elevados sem perder o contraste. E ainda tem os apocromáticos que possuem de 3 a 5 lentes compondo a objetiva, proporcionando imagens sem aberração cromática mesmo com distâncias focais curtas. A diversidade de tipos de telescópios pede também uma maneira diversa de se utilizar as ampliações. A vantagem das grandes aberturas é que mesmo com um F curto o aumento normal delas vai ser grande, por exemplo: o aumento normal de um espelho de 200mm é de 200x, um 300mm é de 300x e assim por diante. Agora se você gosta mais de observar a lua e os planetas, procure um instrumento que tenha a maior abertura e a maior distância focal possíveis.
E quanto ao 90mm AZ3 além de ser um instrumento muito útil, ele serve muito bem para céu profundo com uma ocular de 30mm ou 40mm (22x a 30x), e para as observações planetárias com uma ocular WA de 6mm (150x).
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: