ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dia mundial da Astronomia.

2 participantes

Ir para baixo

Dia mundial da Astronomia. Empty Dia mundial da Astronomia.

Mensagem  Bruno Ter 08 Abr 2014, 12:46

Existem algumas divergências quanto ao Dia Mundial da Astronomia que é celebrado anualmente a 8 de Abril, e no caso hoje. Ao contrário do que se pensa a expressão "Dia Mundial" não significa "Dia Internacional" da Astronomia, e este fica reservado apenas para os dias oficializados pela ONU. Curiosamente se consultarmos a lista com os dias comemorativos oficializados pela ONU, não encontraremos nenhum dia para a Astronomia. O Dia da Astronomia é comemorado para homenagear o precursor de todos os esforços científicos para a divulgação dessa ciência. Esse precursor foi o astrônomo amador norte-americano chamado Doug Berger, ex-presidente da Associação Astronômica do norte da Califórnia que em 1973, com o objetivo de chamar a atenção do público em geral para essa ciência, através de exposições e atividades em centros urbanos acabou levando centenas de clubes de astronomia, observatórios, museus, faculdades e planetários de todo o mundo a sediarem eventos nessa data. Assim um dia a cada ano pessoas e órgãos ligados à astronomia se unem,  para expor ao público em geral as maravilhas e os mistérios da astronomia.  
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dia mundial da Astronomia. Empty Que indecisão!?

Mensagem  Reinaldo Bis Ter 06 maio 2014, 13:16

Após uma breve pesquisa, pude ver que foram adotadas várias datas para "O Dia da Astronomia"; 8 de Abril, 20 de Abril, 2 de Dezembro (dia do Astrônomo) e segundo esse site do Planetário do Rio de Janeiro e Segundo um Tópico do Tellescópio trazendo as Efemérides do mês de Maio, o Dia da Astronomia esse ano será dia 10 de Maio, por tanto, próximo Sábado.

"A notícia se espalhou, outras cidades adotaram a prática, assim como outros estados e, eventualmente, outros países. Da ideia singela de Berger surgiu o Dia Internacional da Astronomia. Este ano acontecerá agora, no sábado, 20 de abril. No ano que vem será em 10 de maio."

http://www.planetariodorio.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=2799:o-dia-internacional-da-astronomia&Itemid=290

Que indecisão!?
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 34
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos