ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Limpeza de filtro

2 participantes

Ir para baixo

Limpeza de filtro Empty Limpeza de filtro

Mensagem  starman Seg 07 Abr 2014, 22:54

Boa noite.
Eu estou com um problema porque no vidro do meu filtro 82a-azul apareceu uma grande mancha em forma de crosta, e não é sujeira. Estou no litoral afastado e não tenho produtos especiais para efetuar a limpeza. O que faço? Uso álcool? Alguma "sugestão caseira"?

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza de filtro Empty Re: Limpeza de filtro

Mensagem  Bruno Seg 07 Abr 2014, 23:15

starman escreveu:no vidro do meu filtro 82a-azul apareceu uma grande mancha em forma de crosta, e não é sujeira.
não tenho produtos especiais para efetuar a limpeza. O que faço? Uso álcool? Alguma "sugestão caseira"?
Boa noite starman, essa crosta é devida à ação da oxidação produzida pela umidade do ar nas partes de metal do corpo do filtro, e isso acontece principalmente em cidades litorâneas que recebem a ação do vento Maral. A solução caseira será primeiro remover o anel no corpo do filtro que prende o vidro, retirando ele depois com cuidado. Coloque um pouco de pasta de dente na ponta de um cotonete ou na de um palito com algodão enrolado na ponta, e esfregue na mancha que apareceu no vidro do filtro. Depois de removida a mancha ou a crosta, limpe o vidro passando novamente outro cotonete ou palito com algodão levemente umedecido com água, e finalmente passe um seco. Verifique se não ficou agarrado algum fiapo de algodão e recoloque no corpo do filtro cuidadosamente o vidro, prendendo ele rosqueando de novo o anel.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza de filtro Empty Re: Limpeza de filtro

Mensagem  starman Ter 08 Abr 2014, 13:25

Boa tarde Bruno.
Foi inacreditável o resultado da sua solução caseira, ou seja, a de esfregar um cotonete com pasta de dente no filtro colorido 82a-azul para tirar as manchas que apareceram nele. Confesso que fiquei receoso mas o procedimento deixou ele limpíssimo e transparente como um cristal!!
 Shocked

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza de filtro Empty Re: Limpeza de filtro

Mensagem  Bruno Ter 08 Abr 2014, 22:32

starman escreveu:Boa tarde Bruno.
Foi inacreditável o resultado da sua solução caseira, ou seja, a de esfregar um cotonete com pasta de dente no filtro colorido 82a-azul para tirar as manchas que apareceram nele. Confesso que fiquei receoso mas o procedimento deixou ele limpíssimo e transparente como um cristal!!
 Shocked
Ok starman, a pasta de dentes já fez verdadeiros milagres na limpeza de alguns dos meus filtros visuais coloridos, que por ação de agentes externos (umidade) acabaram ficando embaçados. No caso das manchas simples como as de gordura deixadas pelas pontas dos dedos, depois de ter assoprado o vidro para retirar eventuais grãos de poeira que podem acabar deixando ele arranhado, isso pode ser resolvido esfregando um pedaço de algodão seco ou cotonete. Mesmo que a pasta de dentes aplicada no vidro do filtro visual colorido tenha retirado a "crosta" e as manchas resolvendo o problema, é sempre melhor você ter junto com o telescópio um daqueles Kits de limpeza específicos para lentes, e que são encontrados à venda com uma enorme variedade de modelos e preços no Mercado Livre: http://lista.mercadolivre.com.br/kit-de-limpeza-pra-lentes
De outra forma, você pode correr o risco de acabar "escovando" os filtros com a pasta de dentes logo após as observações! Smile 
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza de filtro Empty Re: Limpeza de filtro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos