ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redutor focal e tripé - MAK 90

2 participantes

Ir para baixo

Redutor focal e tripé - MAK 90 Empty Redutor focal e tripé - MAK 90

Mensagem  Perene Sex 04 Abr 2014, 23:08

Pessoal, eu peguei um Maksutov de 90, sendo que em quesito oculares além daquelas de 25 e 10 mm que vem com ele, eu pedi uma de 40 e uma Wide Angle de 6mm.

Também estou pegando uma ASI 120MC. Eu não pedi esse tele visando em primeiro lugar observar mas capturar imagens seja de corpos celestes ou de coisas aqui na Terra. Seria tipo um "Big Brother". Vou usar pra observação, claro, mas minha primeira intenção era de capturar alguma coisa e salvar também.

Eu gostaria de saber de vocês se a aquisição deste item irá ser de valia no meu caso:

Item: Redutor focal 0.5x 1.25" + extensor 25mm

Redutor focal que divide pela metade a distância focal do seu telescópio/ocular. Deve ser rosqueado em qualquer elemento que possua rosca padrão para filtros 1.25". Geralmente todas as oculares, diagonais e adaptadores tem esta rosca.

Utilizando este redutor rosqueado em um telescópio com distância focal de 1200mm, teremos uma distância focal efetiva reduzida para 600mm, ou seja, a distância focal é multiplicada por 0,5x
É muito usado para diminuir a amplificação final do conjunto, seja para uso visual ou para se conseguir fotografias com um campo de visão maior.

Acompanha um extensor 25mm 1.25"
Procurei na internet informações mais detalhadas sobre vantagens e desvantagens de redutor focal, mas não achei quase nada.

Uma outra dúvida que vou aproveitar esse tópico pra colocar: eu estava pensando em mandar fazer um móvel tipo isso aqui:
https://i.imgur.com/tS15FJ8.jpg

Mas não desse tamanho, claro, só que do tamanho suficiente pra colocar o MAK em cima, numa superfície de madeira, plana, com altura de uns 90 cm e largura/profundidade de pelo menos 40 cm. Não seria um móvel com gavetas e pesado, apenas dessa forma pra que o tele fique em cima dele como já está atualmente no meu quarto.

Eu sei que existe um tripé para base Virtuoso, em aço inox, como mostra essa foto:

Redutor focal e tripé - MAK 90 RTP1eHJ

Mas como nunca usei um tele num tripé fica a dúvida se a minha primeira opção (talvez não em termos de praticidade) não seria melhor, o tripé não seria bem mais provável de ocasionar uma queda do telescópio, ou mesmo de não ser capaz de mantê-lo firme sem balançar, ainda mais no meu caso, que vai rolar astrofotografia com essa câmera planetária?

Eu não digo outros teles, mas esse aí não ficaria melhor num móvel desses ou um tripé é algo que também vale a pena mesmo ser adquirido?

OBS: Eu moro em apto (não tem térreo, 1º. andar) e se quiser usar esse e qualquer outro tele preciso levar lá pra baixo e ajustar perto da garagem. Acho que isso por si só já contaria ponto a favor do tripé, mas eu estou com receio de colocar esse bicho em cima de um.
Perene
Perene
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Redutor focal e tripé - MAK 90 Empty Re: Redutor focal e tripé - MAK 90

Mensagem  Lucas87 Sex 04 Abr 2014, 23:21

O redutor focal é mais utilizado em fotografias de céu profundo para se obter um maior campo, já que a maioria dos DSOs são objetos grandes. ASI é uma câmera principalmente planetária e, além do mais, sua base não é GOTO, então ficaria ruim de fazer fotos de DSOs por causa da rotação de campo.

Quanto à este tripé, meu Mak 102 está sobre um igual e posso garantir que ele é muito firme, a imagem não treme mesmo com algum vento e você pode até tropeçar nele que a chance de você machucar o pé é bem maior do que a chance de o tripé tombar... Acho que o tripé vale mais a pena principalmente pela portabilidade maior e maior garantia de estabilidade na imagem.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Redutor focal e tripé - MAK 90 Empty Re: Redutor focal e tripé - MAK 90

Mensagem  Perene Sáb 05 Abr 2014, 00:26

Eu pensei que o Redutor seria útil pra ampliar o leque de possibilidades que essa ASI capturaria com ele, mesmo se tratando de objetos terrestres. Isso é aliás outra dúvida que eu tenho, é possível apontar (ainda mais de dia) pra coisas na Terra e usar essa ASI pra capturar?

Quando digo leque de possibilidades, seria capturar de outro jeito. Se entendi direito um redutor dá um zoom OUT na imagem, é isso?

Por exemplo, veja essa primeira foto:
https://i.imgur.com/ouCEAIC.png

Ela seria a imagem menos ampliada que esse tele mostraria sem o redutor.

Já com ele se transformaria no mínimo nisso:

https://i.imgur.com/7kcBxEl.png

Se o "princípio" por trás do uso de um redutor é esse que falei, então seria vantajoso ter um, sim.

Obrigado pela dica do tripé, você sabe se ele é fácil de montar e transportar pros lugares? Você já deixa ele montado mesmo quando o tele está sem uso ou desacopla toda vez do tele?
Perene
Perene
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Redutor focal e tripé - MAK 90 Empty Re: Redutor focal e tripé - MAK 90

Mensagem  Lucas87 Sáb 05 Abr 2014, 10:58

Sim, esse é o princípio do redutor. Ele seria útil para grandes áreas superfície da Lua e do Sol.

O tripé é fácil de transportar e eu deixo ele sempre montado com o tele. O conjunto tele-montagem-tripé é pesadinho (e minha montagem é diferente da virtuoso), então eu transporto o tubo separado da montagem e do tripé.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Redutor focal e tripé - MAK 90 Empty Re: Redutor focal e tripé - MAK 90

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos