ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Telescópio caseiro

2 participantes

Ir para baixo

Telescópio caseiro Empty Telescópio caseiro

Mensagem  Rodrigo Zoom Sex 03 Jan 2014, 10:16

Bom dia gente!
gostaria de uma ajuda de vcs para montagem de um telescópio caseiro, pois depois da frustração de ter comprado um "telescópio de brinquedo" vi q varias pessoas constroem seus próprios telescópios com itens caseiros e ficam muito melhor do que esses aparelhos de 300 reais.
Bom vamos la, me corrijam quando eu estiver errado.
Já pesquisei bastante e vi q é possível construir um bom aparelho com essa grana q gastei nesse telescópio de brinquedo q comprei, mas minha duvida esta em, como saber a distancia focal?

Tenho uma lente objetiva de 77mm q amplia 8x feita para maquina fotográfica para ( Lente Prêmio 8X Macro-Efeito Camera Lens Filter 77mm) e tenho duas oculares q veio no meu brinquedo sendo, uma de 12mm (50x conforme o manual) e outra de 6mm (100x conforme o manual).
Pretendo substituir to tubo focal que veio (60 x600mm) por um tubo de 77mm pra acoplar minha lente, mas como vou saber o comprimento desse tubo? corro o risco de não conseguir focar nada?
e qual a ampliação maxima consigo com essas lentes?
oq vc substituiria nesse equipamento? (seja sensato é um aparelho caseiro de baixo custo rsrs)

Pessoal agradeço de coração qlqr dica q vcs poderem me dar, um abraço e feliz 2014!!!

Rodrigo Zoom
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópio caseiro Empty Re: Telescópio caseiro

Mensagem  M.couto Sex 03 Jan 2014, 19:44

Rodrigo Zoom escreveu:Bom dia gente!
gostaria de uma ajuda de vcs para montagem de um telescópio caseiro, pois depois da frustração de ter comprado um "telescópio de brinquedo" vi q varias pessoas constroem seus próprios telescópios com itens caseiros e ficam muito melhor do que esses aparelhos de 300 reais.
Bom vamos la, me corrijam quando eu estiver errado.
Já pesquisei bastante e vi q é possível construir um bom aparelho com essa grana q gastei nesse telescópio de brinquedo q comprei, mas minha duvida esta em, como saber a distancia focal?

Tenho uma lente objetiva de 77mm q amplia 8x feita para maquina fotográfica para ( Lente Prêmio 8X Macro-Efeito Camera Lens Filter 77mm) e tenho duas oculares q veio no meu brinquedo sendo, uma de 12mm (50x conforme o manual) e outra de 6mm (100x conforme o manual).
Pretendo substituir to tubo focal que veio (60 x600mm) por um tubo de 77mm pra acoplar minha lente, mas como vou saber o comprimento desse tubo? corro o risco de não conseguir focar nada?
e qual a ampliação maxima consigo com essas lentes?
oq vc substituiria nesse equipamento? (seja sensato é um aparelho caseiro de baixo custo rsrs)

Pessoal agradeço de coração qlqr dica q vcs poderem me dar, um abraço e feliz 2014!!!
Oi Rodrigo zoom,

durante o dia tente medir a distancia focal dela apontando a lente para uma fonte de luz,

pode ser o Sol e projete a luz que passar pela objetiva numa parede ou numa folha de papel branco,

depois é só medir o comprimento desde a objetiva até o ponto focal projetado.

Assim que você conseguir saber de fato a distancia focal vai ficar mais fácil saber qual o comprimento do tubo

Feliz 2014 pra vc também e céus limpos.

abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos