ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cometas em 2014.

3 participantes

Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Cometas em 2014.

Mensagem  Bruno Dom 22 Dez 2013, 23:19

Segue no link uma relação dos cometas esperados em 2014, confiram:
http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/artigos-astronomia/ceu-do-mes/217-cometas-de-2014
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Guilherme Seg 06 Jan 2014, 09:29

Ei pessoal eu vi a olho nu alguns objetos estranhos e quero ajuda.
Foi na segunda feira quase 5:30 da manha:
1-Uma estrela de luminosidade igual a de Júpiter caindo do céu!!!Não tinha cauda,não piscava(ou seja não é um avião) e estava a direita do norte.

2-Paressia um asteroide,com calda azul e tenho certeza absoluta de que não era um vaga-lume pro passar reto e rápido demais para um vaga-lume.

3-Outra estrela como uma qualquer normalmente ali parada quando vejo ela brilha um pouco mais e desaparece!!!E sem ter uma explicação lógica.

Espero que me ajude com isso,fiquei meio desorientado.

Guilherme
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 05/11/2013
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  orlando Seg 06 Jan 2014, 13:17

Guilherme escreveu:Ei pessoal eu vi a olho nu alguns objetos estranhos e quero ajuda.
Foi na segunda feira quase 5:30 da manha:
1-Uma estrela de luminosidade igual a de Júpiter caindo do céu!!!Não tinha cauda,não piscava(ou seja não é um avião) e estava a direita do norte.

2-Paressia um asteroide,com calda azul e tenho certeza absoluta de que não era um vaga-lume pro passar reto e rápido demais para um vaga-lume.

3-Outra estrela como uma qualquer normalmente ali parada quando vejo ela brilha um pouco mais e desaparece!!!E sem ter uma explicação lógica.

Espero que me ajude com isso,fiquei meio desorientado.    

1 - pode ter sido a ISS.

2 - pode ter sido um meteoro,talvez um bólido bem brilhante.

3 - talvez um iridium flare
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Guilherme Seg 06 Jan 2014, 15:23

Muito obrigado por tirar minhas duvidas,é que estava sem explicação não entendo muito disso mas muito obrigado!

Guilherme
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 05/11/2013
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  orlando Seg 06 Jan 2014, 16:22

Disponha Guilherme,mas não posso afirmar com certeza,só acredito que se trate disso.

Se você tem alguma dúvida,pode abrir um tópico,assim fica mais organizado o fórum.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Bruno Seg 06 Jan 2014, 20:13

Guilherme escreveu:Ei pessoal eu vi a olho nu alguns objetos estranhos e quero ajuda.
Foi na segunda feira quase 5:30 da manha:
1-Uma estrela de luminosidade igual a de Júpiter caindo do céu!!!Não tinha cauda,não piscava(ou seja não é um avião) e estava a direita do norte.

2-Paressia um asteroide,com calda azul e tenho certeza absoluta de que não era um vaga-lume pro passar reto e rápido demais para um vaga-lume.

3-Outra estrela como uma qualquer normalmente ali parada quando vejo ela brilha um pouco mais e desaparece!!!E sem ter uma explicação lógica.

Espero que me ajude com isso,fiquei meio desorientado.    
Olá Guilherme, você poderia nos fornecer a sua localização geográfica?
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Guilherme Ter 07 Jan 2014, 15:49

Eu moro em uma cidade pequena itaú de minas MG porém com muita poluição da fábrica e todos acontecimentos ocorreram pros lados do norte.

Guilherme
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 05/11/2013
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Bruno Ter 07 Jan 2014, 16:57

Ok Guilherme, vou conferir a latitude da sua cidade e comparar com a rota da ISS e de outros satélites também. Enquanto isso confira esse link: https://astronomia.forumeiros.com/t389-observacao-de-satelites-artificiais?highlight=iridium+flare
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Guilherme Qua 08 Jan 2014, 16:04

Ok muito obrigado! Very Happy 

Guilherme
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 05/11/2013
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Bruno Qui 09 Jan 2014, 20:50

Guilherme escreveu:a) eu vi a olho nu alguns objetos estranhos e quero ajuda.

1-Uma estrela de luminosidade igual a de Júpiter caindo do céu!!!
Não tinha cauda,não piscava(ou seja não é um avião) e estava a direita do norte.

2-Parecia um asteroide,com calda azul e tenho certeza absoluta de que não era um vaga-lume por passar reto e rápido demais para um vaga-lume.

3-Outra estrela como uma qualquer normalmente ali parada quando vejo ela brilha um pouco mais e desaparece!!!E sem ter uma explicação lógica. 
a) Você confirma que foram mais de um objeto estranho? Caso afirmativo quantos eram?

1)Acha que ele chegou a tocar o solo na sua queda?
Pode estimar a altura dele em relação à linha do horizonte quando foi observado "caindo"? Por exemplo, um palmo medido com o braço estendido equivale a uma área ou distância no céu com cerca de 20º.

2)Esse objeto descrito por você possuía uma cauda e um objeto material se deslocando em alta velocidade na atmosfera aquece pelo atrito, e com isso pode haver emissão de luz e o material desagregado vai sendo deixado para trás também em forma de cauda (meteoro).
Satélites brilhantes também apresentam variação de brilho ao girarem sobre si próprios.
Por causa da cauda azul relatada por você me lembrei de um fenômeno chamado de ionização a partir de fenômenos elétricos, e tem sido utilizado para explicar alguns avistamentos de luzes em locais ermos. Quando as cargas elétricas acumuladas num corpo aumentam em quantidade, o corpo não pode mais retê-las. O resultado é que essas cargas tendem a escapar pelo corpo. O escape dessas cargas sob alta tensão é acompanhado de uma ionização do ar a sua volta, o que causa a emissão de uma luz branco-azulada.

3-Quando os satélites ou mesmo a ISS se deslocam em direção oposta àquela em que está o sol, eles acabam por penetrar na sombra da terra e desaparecem. Você viu se esses objetos desapareceram dessa forma? Ouviu algum som?
Fico no aguardo das suas respostas.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Guilherme Dom 12 Jan 2014, 11:33

Bruno escreveu: a) Você confirma que foram mais de um objeto estranho? Caso afirmativo quantos eram?

1)Acha que ele chegou a tocar o solo na sua queda?
Pode estimar a altura dele em relação à linha do horizonte quando foi observado "caindo"? Por exemplo, um palmo medido com o braço estendido equivale a uma área ou distância no céu com cerca de 20º.

2)Esse objeto descrito por você possuía uma cauda e um objeto material se deslocando em alta velocidade na atmosfera aquece pelo atrito, e com isso pode haver emissão de luz e o material desagregado vai sendo deixado para trás também em forma de cauda (meteoro).
Satélites brilhantes também apresentam variação de brilho ao girarem sobre si próprios.
Por causa da cauda azul relatada por você me lembrei de um fenômeno chamado de ionização a partir de fenômenos elétricos, e tem sido utilizado para explicar alguns avistamentos de luzes em locais ermos. Quando as cargas elétricas acumuladas num corpo aumentam em quantidade, o corpo não pode mais retê-las. O resultado é que essas cargas tendem a escapar pelo corpo. O escape dessas cargas sob alta tensão é acompanhado de uma ionização do ar a sua volta, o que causa a emissão de uma luz branco-azulada.

3-Quando os satélites ou mesmo a ISS se deslocam em direção oposta àquela em que está o sol, eles acabam por penetrar na sombra da terra e desaparecem. Você viu se esses objetos desapareceram dessa forma? Ouviu algum som?
Fico no aguardo das suas respostas.
Bruno
Moderador


Sim são 3
1- não deu para ver sua queda por causa do telhado, e entorno de 20 graus a 40.


2-

3-todos 3 desapareceram sem nenhum som.

Guilherme
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 05/11/2013
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Bruno Dom 12 Jan 2014, 12:43

Entendi, foram 3 objetos. Eles se deslocavam juntos ou apareceram separadamente? Tem como descrever alguma trajetória durante o deslocamento deles?
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Guilherme Ter 21 Jan 2014, 16:26

Bruno escreveu:
Entendi, foram 3 objetos. Eles se deslocavam juntos ou apareceram separadamente? Tem como descrever alguma trajetória durante o deslocamento deles?
Bruno
Moderador

Separados ,
1 estava a direita do norte caindo na vertical
2 a esquerda do norte também na vertical
3 estava praticamente ao norte

Guilherme
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 05/11/2013
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Bruno Ter 21 Jan 2014, 16:41

Guilherme escreveu:Separados ,
1 estava a direita do norte caindo na vertical
2 a esquerda do norte também na vertical
3 estava praticamente ao norte
Com "separados" você quis dizer que eles tomaram essas direções ao mesmo tempo ou foi um de cada vez (um após o outro)?
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Guilherme Dom 26 Jan 2014, 13:28

Um de cada vez

Guilherme
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 05/11/2013
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Bruno Dom 26 Jan 2014, 13:59

Ok, eu estava supondo que tivesse sido um meteoro que se fragmentou em 3 partes, mas ao que parece eram 3 objetos distintos. Vou pesquisar mais algumas hipóteses e retorno.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Cometas em 2014. Empty Re: Cometas em 2014.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos