ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Frequencia Observacional

5 participantes

Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Frequencia Observacional

Mensagem  ajc Sáb 07 Jan 2012, 21:39

Existem muitos fatores que influenciam na frequencia observacional. Muitas pessoas usam pequenas aberturas e mesmo assim observam pouco. Então, o que mais pode aumentar a frequencia observacional além de se usar pequenas aberturas? Aí vão algumas dicas:
1 - não ingerir bebidas alcoólicas ou se o fizer, com mmmmmmmmmuita moderação. Pé de cana não observa com boa frequencia;
2 - saber negociar com o conjuge os horários e datas para se observar;
3 - ter foco mais na ciência do que na contemplação. Contempladores não observam muito;
4 - ter metas observacionais, se possível, diárias;
5 - interagir ou participar de encontros de astronomia que acabam por motivar o estudo e a prática observacional;
6 - participar de mostras públicas de astronomia fazendo sua experiencia observacional alavancar o conhecimento de quem não sabe;
7 - postar relatos observacionais ou descrição de observação em equipamentos ópticos;
8 - ministrar cursos ou palestras cujo tema seja astronomia prática;
9 - investir em equipamentos que o motivem a tornar sua observação mais eficiente e melhor;
10 - ter hábitos mais noturnos e evitar agendar compromissos antes das 8 da manhã;
11 - reservar tempo de observação no período de férias;
12 - ter equipamentos portateis para quando estiver em viagem. Vale até binóculo de 8x25;
13 - usar um bom software e saber tirar bom proveito dele. Vale o google sky map no smart fone;
14 - evitar morar em apartamento exceto se for cobertura;
15 - se possivel, morar mais longe das regioes mais luminosamente poluidas;
16 - ter boa visão, boa saúde;
17 - ter um sentido de utilidade da sua observação;
18 - ver pouca TV. A programação da TV é forte concorrente à prática da astronomia;
19 - conhecer e observar as 88 constelações. Daqui de BH posso ver 87 delas;
20 - visitar planetários;
21 - saber usar as ferramentas úteis na internet que agreguem novas práticas e métodos observacionais;
22 - se filiar a grupos de estudo e associações de astronomia.
23 - ter um bom refrator de 80mm, azimutal;

Seguindo isso, as observações naturalmente acontecerão.
Se esqueci de mais algum ítem, acrescentem aqui.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  Bruno Sáb 07 Jan 2012, 22:09

Vamos lá, vou me submeter ao teste:
1) Vou tentar mas vai ser difícil, estou até pensando em fazer uma limpeza nas minhas lentes utilizando a mais pura cana, quero dizer, alcool, e para ter certeza eu mesmo vou testar. Já cheguei ao ponto de levar uma luneta num buteco.
2) Eu me casei com a minha Luneta.
3) Acho que consigo conciliar os dois.
4) Isso eu tenho. Antes de pegar no sono eu penso no que ví e quando acordo começo a imaginar o que vou observar.
5) Pra mim não dá, sou um observador planetário solitário, pareço um atirador de elite escondido na escuridão em um local isolado mirando em algum alvo, no caso no céu.
6) Idem.
7) É comigo mesmo.
Cool Já dei muita aula, cansei, deixa pra vocês que estão mais jovens. Teve uma noite em que atendí quase umas 1000 pessoas, no livro de registros de entradas haviam mais de 1200 assinaturas, e eu recebia os astro-turistas na cúpula menor (com um refrator Zeiss-Coudé 150mm F/15) do observatório Frei Rosário da UFMG. No final eu nem queria ver a "cara" de jupiter, mas mesmo assim, depois que a "milésima" pessoa e perguntas foram embora e apesar de eu estar quase sem voz de tanto explicar o que estavam observando, eu pensei, bem, agora vou dar uma espiadinha em jupiter pelo menos, e ao conferir não deu pois ele já tinha declinado muito no horizonte oeste e estava abaixo da abertura inferior da trapeira na cúpula. Foi a última vez!
9) É muito importante isso embora eu esteja liso e quebrado no momento.
10) Eu já tenho desde que nascí.
11) Eu reservo dentro do possível para todos os dias. Se o tempo ajudar e eu não tiver de resolver nenhum "pepino", todo o meu tempo livre eu dedico à astronomia observacional.
12) Eu tenho mas ainda não são o ideal. Só um refletor de 135mm e F/9 que eu tenho é que quebra o galho mais ou menos.
13) Às vezes gosto de viajar nessas tecnologias, são muito interessantes.
14) Concordo plenamente, e para ser sincero, apesar de eu morar em uma zona rural e o meu céu aqui ser ótimo, excepcional às vezes em fevereiro, e como sou um observador de planetas, lua, sol e duplas, mesmo com a PL das cidades, um apê com cobertura é o meu sonho, não ia atrapalhar as minhas observações. De preferência num prédio de pelo menos uns 10 andares.
15) Já moro.
16) Ambos estão gastos mas ainda se garantem.
17) Escrever enxurradas de relatos e realizar centenas de astrodesenhos planetários.
18) Depois que acabaram as séries dos anos 70, Hawai 5 zero, swatt, homem biônico, ultra man, nacional kid, vigilante rodoviário, Lucy, a noviça voadora e por aí vai, pelo que passa agora não me demoro em frente a uma tv.
19) Essencial.
20) Ótimo passeio.
21) Também essencial.
22) Eu entrei no CEAMIG na década de 70, a gente se reunia numa sala do colégio Santo Antonio ali na savassi, e nos fins de semana a gente ia para o mato realizar observações de campo, virávamos as noites observando mesmo. Mas agora prefiro observar só.
23) Bem, uma boa montagem azimutal é mais ligeira para se observar desde que ela seja robusta, porém sou fascinado pelo "design" das montagens equatoriais, nem que seja uma EQ-1.

Será que passei no teste e conseguirei me manter no rancking dos observadores planetários?
Creio que no teste do bafômetro no iten nº 1 terei problemas! Rolling Eyes Laughing
Um abraço, e é isso mesmo, com um bom planejamento tudo tende a correr na mais perfeita ordem.
Valeu!


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 15:42, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty auto retrato

Mensagem  ajc Sáb 14 Jan 2012, 00:22

Olá Bruno,
a idéia seria apenas acrescentar itens mas já que você se permitiu um auto retrato, vamos:
do iten 1 o pessoal do VTOL, CEAMIG e COSTEIRA1, até onde sei, conseguem boa distância de bebidas alcoolicas e isso tem feito a diferença.
dos itens 5 e 6, fazer parte de grupos não se traduz, necessariamente, em estar presente fisicamente. Só não deve acontecer como o que aconteceu por aqui onde um moderador, que mora na mesma cidade que eu, se escondeu por detrás de um computador. Ele vive a ilusão de que nunca vou ter com ele pessoalmente neste mundinho pequeno e que gira. No mais, o mundo virtual funciona bem demais. Sou membro da AAVSO e nunca estive com eles na America. Voce pode fazer parte da ALPO, REA, AWB, LIADA e muitas outras sem ter de estar lá presencialmente.
do iten 8 que legal, 1.200 visitas, doidera!!! às vezes lembro de quando o Renato Las Casas, em 1996, abriu as portas do observatorio da serra da Piedade à visitação pública nos primeiros sábados de cada mês. Foi uma iniciativa de primeira gandeza na democratização da ciência feita em Minas!!! nota 10 pra ele!!!
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  Bruno Sáb 14 Jan 2012, 00:45

ajc escreveu:
1) "dos itens 5 e 6, fazer parte de grupos não se traduz, necessariamente, em estar presente fisicamente. [...] No mais, o mundo virtual funciona bem demais. Sou membro da AAVSO e nunca estive com eles na America. Voce pode fazer parte da ALPO, REA, AWB, LIADA e muitas outras sem ter de estar lá presencialmente."

-Boa idéia ajc, você tem razão, vamos aprofundar isso.

2) "do iten 1 o pessoal do VTOL, CEAMIG e COSTEIRA1, até onde sei, conseguem boa distância de bebidas alcoolicas e isso tem feito a diferença."

-Por isso eu prefiro observar sozinho, e de vez em quando fico tão admirado com um simples por do sol ou com uma noite enluarada, que pego a minha viola, enrolo um "paiôso", tomo um trago e fico numa "sastisfação!!!" Very Happy
Agora se o céu continuar essa porcaria mais um mês vou ter de aumentar mais uma dose pra não entrar em depressão, nem que seja mais um "conhaco" (como dizem conhaque aqui na roça) de madrugada com leite de vaca tirado na hora" hehe!!


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 15:43, editado 3 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  adrianourataki Sáb 14 Jan 2012, 10:52

Rapais nessa de tomar um trago antes de iniciar a observação eu concordo com o Bruno Laughing
sempre antes de uma boa observação eu tomo um trago, a menos que seja antes de eu ir trabalhar, dai não tem jeito né:
ultimamente eu não tenho observado muito devido ao tempo, aqui faz uma semana chovendo todo dia...aff
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  Bruno Sáb 14 Jan 2012, 12:06

Gostaria de deixar bem claro aqui que eu e acredito o Japa também, não estamos fazendo apologia ao uso da cachaça ou do alcool (já tomei com groselha na falta dela no trecho Laughing ), e antes de ir ralar no trampo (corretíssimo), mas apenas salientar que a dica do colega ajc de se fazer um uso dele até um certo ponto onde não se perde a razão é o indicado.
Fica difícil fazer por exemplo (já testei) o desenho de um planeta vendo dois na ocular.
Moderação e uso racional do que é necessário (umas duas tá "bão" né? Very Happy Very Happy), e NUNCA, em hipótese nenhuma NUNCA BEBA E DIRIJA!
Toma em casa ou vai a pé no buteco da esquina. E não se esqueça de levar um binóculo ou uma pequena luneta, principalmente na volta ao se atravessar uma rua e depois para acertar o buraco da fechadura.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 15:43, editado 2 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  EduardoC Sáb 14 Jan 2012, 20:29

ajc escreveu: Só não deve acontecer como o que aconteceu por aqui onde o moderador, que mora na mesma cidade que eu, se escondeu por detrás de um computador. Ele vive a ilusão de que nunca vou ter com ele pessoalmente neste mundinho pequeno e que gira.

Infelizmente vou ter que pedir licença aos adminsitradores deste fórum pois mesmo não tendo citado meu nome a mensagem foi endereçada à mim, sou o único moderador do outro fórum que mora em Belo Horizonte. Gostaria de dizer que há um grande engano nesta mensagem, não me escondo atrás de computador, vou aonde me dá vontade de ir, faço o que me dá vontade. Com relação à outra parte da mensagem gostaria de saber se entendi mal ou se estou sendo vítima de ameaça por parte do usuário ajc.


EduardoC
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  adrianourataki Sáb 14 Jan 2012, 21:05

rapais... que isso,
toma uns tragos antes de dar uma observação ajuda no contraste.
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  Bruno Sáb 14 Jan 2012, 22:17

Bem, eu sou moderador e não advogado, portanto calma rapazes!
Se quiserem podem fazer igual ao Japa falou, tomem uns tragos e relaxem, isso abaixa a pressão, depois a gente continua.
Agora, não importa onde, nem quando, se atrás de um computador ou de uma ocular, o que realmente importa é que o objeto do nosso estudo seja a astronomia, e para todos.
Caro colega e parceiro ajc, segundo outro colega nosso o EduardoC você postou e aparentemente está registrado numa passagem em uma postagem feita por você que levantam suspeitas de uma suposta ameaça a ele. Não teria sido um erro de interpretação ou de expressão? Acho essa "ameaça" de caráter ainda incerto, e de coração desejo que seja uma expressão mal interpretada ou mal colocada, isso acontece e já passei por isso em muitos fóruns.
A presença de ambos aqui no Astro Fórum é muito importante, e creio mesmo que vocês dois sejam caras legais!
Em casos de ameaças ou agressões (aqui nunca houve) é uma norma no Astro Fórum agradecer ao usuário a participação dele desejando-lhe que vá pela sombra, mas repito, eu desejo sinceramente que seja apenas um mal entendido, e isso acontece mesmo pois somos humanos e falhos, ok?
Pensem com a cabeça arejada e sem ressentimentos no coração.
Então é isso rapaziada, resumindo: se acertem logo vocês dois pois nesse ano teremos 3 belas oposições, marte em breve, saturno e jupiter de novo na sequência, fora o desfile dos objetos Messier no céu profundo, a maratona Messier, e precisaremos de todos, e isso inclui vocês dois também!
Vamos somar as nossas diferenças e direcioná-las para um único fim: uma "Astronomia para todos".
Então amém, e ao meu ver tudo ficará bem, e aproveitando a dica do Japa vou tomar um trago pra relaxar também!!! Very Happy

A moderação.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 15:44, editado 2 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  Admin Seg 16 Jan 2012, 10:41

ajc escreveu: Só não deve acontecer como o que aconteceu por aqui onde o moderador, que mora na mesma cidade que eu, se escondeu por detrás de um computador. Ele vive a ilusão de que nunca vou ter com ele pessoalmente neste mundinho pequeno e que gira. "


EduardoC:
"Infelizmente vou ter que pedir licença aos adminsitradores deste fórum pois mesmo não tendo citado meu nome a mensagem foi endereçada à mim, sou o único moderador do outro fórum que mora em Belo Horizonte. Gostaria de dizer que há um grande engano nesta mensagem, não me escondo atrás de computador, vou aonde me dá vontade de ir, faço o que me dá vontade. Com relação à outra parte da mensagem gostaria de saber se entendi mal ou se estou sendo vítima de ameaça por parte do usuário ajc."

Vou me posicionar aqui. Gostaria de pedir ao ajc, por favor vamos colocar o nível da discussão no seu devido lugar. E mais uma vez por favor, atente para as regras do AF (e nem seria preciso mencionar mas...) O trato cordial eleva o nível da discussão e infelizmente suas palavras em relação ao EduardoC não acrescentam em nada. Da mesma forma chamo a atenção para a discussão que se estende aqui sobre o alcool, aos que estão se expandindo nesta discussão, por favor vamos parar.
EduardoC seja bem vindo! Espero que este mal entendido se resolva!

Aos usuários que se sentirem ofendidos com alguma MP enviada entre os membro, favor me encaminhar e tomarei as devidas providências.

Abraços e paz!



Última edição por Admin em Sáb 21 Abr 2012, 18:09, editado 1 vez(es)
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  Bruno Seg 16 Jan 2012, 10:58

Concordo Admin,
as coisas devem seguirem um clima cordial, imprescindível para a elevação do nível nas discussões.
Quanto ao alcool pode ficar tranquilo, não falaremos mais nesse assunto e eu reduzí para apenas uma lapada por dia. Duas... . Laughing
Vou ter de rezar muito pro Japa pois ele trabalha numa Usina de alcool! Shocked


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 15:44, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  Bruno Ter 17 Jan 2012, 22:03

Retomando o tema principal do tópico que é uma rotina para melhor organizar as observações astronômicas, um dos maiores senão o mais respeitado observador planetário chamado Flammarion foi descrito assim por sua esposa:" Flam é um homem metódico e organizado, e geralmente deita cedo pois dorme muito". O sujeito foi um dos maiores observadores de marte e deitava cedo e ainda dormia muito, e segundo ainda a sua esposa em outro trecho "que se levantava às 08:00 hs da manhã"!!! Vai entender... .
Mesmo assim ele encontrava tempo para observar entre as suas inúmeras atividades pois era metódico e organizado.
Creio que cada um deverá criar as suas próprias regras pois cada observador observa sob condições únicas e particulares, mas as dicas fornecidas pelo colega ajc na abertura do tópico foram muito específicas e fazem muito sentido, e se aplicadas podem serem muito úteis pois as observações astronômicas precisam serem feitas sem ou com o mínimo de interferências, e "ajeitar" aquele horário para essa prática de observar, para quem tem uma vida social com muitos compromissos é fundamental.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 15:45, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  EduardoC Qua 18 Jan 2012, 00:10

Admin escreveu:[EduardoC seja bem vindo! Espero que este mal entendido se resolva!

Abraços e paz!


Obrigado pelas boas vindas, eu também espero que tudo se resolva, só gostaria que o usuário ajc me explicasse o significado da frase que ele disse: "Ele vive a ilusão de que nunca vou ter com ele pessoalmente neste mundinho pequeno e que gira. "

Atenciosamente:
EduardoC

EduardoC
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  Bruno Qua 18 Jan 2012, 00:23

Olá rapazes,
primeiro gostaria de agradecer a possibilidade de um clima cordial que se apresentou na postagem anterior do EduardoC e que se concretize logo e definitivamente.
Informo porém que essas questões devem serem resolvidas aqui através de MP, por isso eu disse aquela vez, através de MP desçam a marreta se for preciso (não estou querendo transformar o Astro Fórum numa dessas boas brigas em bares de cais de porto, com matéria e energia sendo lançadas em todas as direções e sob todas as formas, e lá no caso do bar de cais geralmente em direção a algum queixo sob a forma de um punho fechado ou de uma cadeira voando!) e assim não iremos deparar-mos aqui no Fórum com postagens off-topic.
Fico torcendo para que esse mal entendido se transforme logo numa parceria que tenho certeza é possível pois a presença de ambos é importante aqui no Astro Fórum, e marte está chegando e precisaremos logo de computadores e telescópios nessa oposição em 3 de março.

Att. A moderação.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 15:45, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty a frequencia de cada um

Mensagem  ajc Qui 19 Jan 2012, 18:42

Olá astrocolegas,
...aproveitando o assunto de frequencia observacional gostaria que cada um de vocês, se possível, postasse aqui a frequencia com que cada um observou o céu neste 2011. Seguem algumas alternativas:
1 - duas ou mais vezes por semana - EU !!!
2 - uma vez por semana;
3 - de uma a tres vezes por mês;
4 - de uma a cinco vezes por semestre;
5 - de uma a nove vezes por ano;
6 - não observou em 2011;

É uma forma interessante de conhecer melhor cada um dos astro foristas facilitando a troca de informações.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  Bruno Qui 19 Jan 2012, 18:57

Ôpa,
bem, quando as condições do tempo permitiam e não haviam algum problema que me impedisse, observei todas as noites que apresentavam boas condições atmosféricas.
No caso o iten nº 1: duas ou mais vezes por semana - "É NÓIS !!!"
Abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  Bruno Dom 22 Jan 2012, 22:14

Essa questão da frequência na observação no caso de ser uma observação sistemática ou seja, com um maior número de vezes por semana é o que torna por exemplo os planetas como velhos conhecidos nossos, mas se paga um preço que se o observador não for um astrônomo de coração ele desite.
Me causa além de repgunância uma grande sensação de injustiça o termo "astrônomo amador" pois mesmo nas sessões de observações sistemáticas realizadas no fundo de um quintal, passam-se noites após noites solitárias e quase sempre geladas tendo como companheiros o sono atrasado, o cansaço e as dores que não são uma ilusão de ótica.
Quando tomamos a decisão de nos tornar-mos astrônomos (remunerados ou não), a quantidade ou a frequência das observações realizadas devem serem em maior número possível ainda que nos custe.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencia Observacional Empty Re: Frequencia Observacional

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos