ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ Sonda Curiosity ] Materiais brilhantes encontrados em Marte

Ir para baixo

[ Sonda Curiosity ] Materiais brilhantes encontrados em Marte Empty [ Sonda Curiosity ] Materiais brilhantes encontrados em Marte

Mensagem  IsaacClarke Sex 19 Out 2012, 13:45

Recentemente a sonda enviada ao planeta vermelho no dia 2 de agosto deste ano deparou-se com estranhos materiais de aparência metálica reluzindo no solo. As equipes da NASA e da JPL responsáveis pela missão acreditam que estes estranhos objetos sejam resíduos que se sobressaltaram da própria Curiosity, porém, há uma pequena chance de que se trate de um material de origem não humana.
"[...] Alguns sugeriram que podiam ser objetos criados por seres humanos e que teriam parado ali por causa do próprio robô, mas depois de discussões entre cientistas e engenheiros chegou-se a 'um forte consenso' segundo o qual estas manchas brilhantes seriam marcianas. " Link da notícia.http://exame.abril.com.br/ciencia/noticias/curiosity-analisa-minerais-e-encontra-objetos-brilhantes

A Cratera Gale, local onde se encontra a sonda, e que por sua vez é o lar destes "detritos", é uma região onde existem indícios de que possivelmente há muito tempo já houve um lago. Ela se formou com um choque de asteroide há milhões de anos, e grande parte de sua formação geológica atual, dá-se devido à erosão através dos ventos. É um terreno argiloso. Razão para crer que em algum momento correu água por lá.

Eu particularmente creio que seja muito improvável que tais objetos observados sejam parte da Curiosity. O pouso foi violento, sim, mas é importante ressaltar que não houveram problemas detectados com a sonda. Ela está em perfeito estado.
Crê-se, também, que se estes materiais tivessem origem humana, teriam sido encontrados sob a superfície, e não quando a sonda a escavou.

Do que poderia se tratar, neste caso? O que acham? Smile
IsaacClarke
IsaacClarke
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/10/2012
Idade : 28

http://www.nobre-pensador.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[ Sonda Curiosity ] Materiais brilhantes encontrados em Marte Empty Re: [ Sonda Curiosity ] Materiais brilhantes encontrados em Marte

Mensagem  IsaacClarke Sáb 20 Out 2012, 09:56



Atualizando o tópico com novas informações.


Segundo informações recentes da NASA, o jipe se encontra, exatamente, em um local chamado "Gleneleg", dentro da Cratera Gale. O local é marcado pela intersecção de três tipos de terreno diferentes, sendo o mais proeminente banhado pela chamada "rocha matriz". Este tipo de terreno, matriz , encontrado em Gleneleg, foi batizado exatamente pela extrema semelhança com as rochas de Gleneleg encotradas na cidade de Yellow-Knife, no Norte do Canadá.
Geologicamente falando, ele é formado pela forte ação da chuva como agente erosivo, mas também pode e é mais raramente encontrado sob a forma da erosão eólica - que é um dos agentes mais ativos na Cratera. A rocha pode se degradar e decompor em partículas menores negativamente ionizadas.

As imagens estão dentro de spoilers para que o tópico carregue mais rápido em conexões mais lentas.

Spoiler:

Spoiler:

A análise do MSL sai dentro de um mês, e a possibilidade do material brilhante ter origem humana já foi praticamente descartada.
IsaacClarke
IsaacClarke
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/10/2012
Idade : 28

http://www.nobre-pensador.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos