ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

2 participantes

Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Luiz Carlos Guimaraes Qua 21 Out 2020, 16:40

Amigos, boa tarde!
Sou iniciante em astrofotografia.
Tenho como telescópio, um Cassegrain Sky-Watcher Maksutov 90.
Não tenho motorização na minha montagem.
Queria fazer algumas fotos de planetas, como Saturno, Júpiter e Marte, e também da Lua.
Teria como fazer essas fotos adquirindo uma câmera planetária ZWO ASI120MC ?
O meu computador é um Mac Mini (Mac), consigo software de captura de imagem para Mac ? (a ZWO tem o próprio ASICAP).
Se sim, qual seria o mais indicado ?
Tenho medo de fazer a compra da câmera (que não é barata !), e não conseguir utilizá-la.
Fico no aguardo das respostas.

Um abraço, e obrigado.

Luiz Carlos Guimarães.

Luiz Carlos Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Re: Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Nandoarj Sex 23 Out 2020, 10:11

Firecapture funciona com o Mac, se precisar de ajuda pra mexer nele pode mandar mensagem aqui!!!

Nandoarj
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Luiz Carlos Guimaraes Sex 23 Out 2020, 11:16

Nandoarj, tudo bem ?!
Então amigo, eu posso comprar a câmera ZWO ASI120MC ?
Eu baixo na internet esse software do Firecapture para Mac ?

Abraços,

Luiz.

Luiz Carlos Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/10/2020

Nandoarj gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Re: Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Nandoarj Sex 23 Out 2020, 13:29

www ponto firecapture ponto de

Nandoarj
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Re: Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Nandoarj Sex 23 Out 2020, 13:32

Vou ver se posto um tutorial básico de como mexer no Firecapture mas se tiver oportunidade de comprar a asi120mc-s pra fazer fotos planetarias pode comprar que é muito boa

Nandoarj
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Luiz Carlos Guimaraes Sex 23 Out 2020, 20:03

Oi Nandoarj, boa noite !
Eu já fiz a compra da câmera, agora só resta esperar a chegada.
Eu fico no seu aguardo desse tutorial, seria de bastante importância pra mim, uma vez que sou "marinheiro de primeira viagem". rs rs !.
Realmente, tenho muitas dúvidas sobre astrofotografia. Uma que me intriga muito é: Como fazer a captura da imagem de um planeta por exemplo, se este fica em movimento descendente, em função da rotação da terra ?
Uma outra, como eu vou conseguir centralizar o planeta e pegar o foco, se a câmera ficará instalada no lugar da ocular ?
Controlaria isso pela tela do computador ? Como você vê, sou bem "verde" no assunto ... rs rs !

Agradeço desde já, a ajuda do amigo.

Abraços,

Luiz.

Luiz Carlos Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/10/2020

Nandoarj gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Re: Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Nandoarj Sáb 24 Out 2020, 14:06

Ótimo fez uma exelente compra, primeiro preciso saber qual seu setup

Nandoarj
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Câmera ZWO ASI 120MC-S

Mensagem  Luiz Carlos Guimaraes Sáb 24 Out 2020, 17:08

Mandar, tudo bem ?!
Amigo, o meu setup é simples: apenas um Cassegrain Maksutov 90, sem montagem motorizada.
Tenho um set de oculares: de 6, 10, 15, 25 e 40 mm. E ainda, uma barlow de 1,5 x.

Luiz Carlos Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Re: Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Luiz Carlos Guimaraes Sáb 24 Out 2020, 17:12

Luiz Carlos Guimaraes escreveu:Mandar, tudo bem ?!
Amigo, o meu setup é simples: apenas um Cassegrain Maksutov 90, sem montagem motorizada.
Tenho um set de oculares: de 6, 10, 15, 25 e 40 mm. E ainda, uma barlow de 1,5 x.

O corretor ortográfico mudou o seu nome, desculpe ...

Luiz Carlos Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Re: Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Nandoarj Dom 25 Out 2020, 09:52

Opa ótimo setup pra iniciar, da pra fazer fotos com sua montagem mas sem grandes aumentos devido não ter acompanhamento, assim que possível compra um clock drive vai te ajudar muito a capturar imagens de planetas... Quando vc for fazer as fotos vc vai usar a câmera diretamente no telescopio sem nenhuma ocular vai fazer um vídeo no seu caso vai ter que colocar pra gravar quando o planeta sair do campo pauser e voltar o planeta de novo no começo do campo e fazer isso umas 3x ai com esse vídeo vc vai usar o programa as!2 pra empilhar e o registax6 pra processar (todos programas grátis)

Nandoarj
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Luiz Carlos Guimaraes Dom 25 Out 2020, 15:42

Opa Nandoarj, tudo bem ?!
Maravilha, que você achou setup legal !
O que vem a ser esse "Clock Drive" ?, pra que serve ?
Na realidade, para eu ter as fotos finalizadas, eu terei que fazer vários vídeos, e editá-los nesse programa que você informou.
Como eu fico sabendo que o planeta saiu do campo de visão, para pegá-lo de novo ? É através da tela do computador ?

Abraço, e desculpe ficar te alugando ... rs rs !

Luiz.

Luiz Carlos Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Re: Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Nandoarj Seg 26 Out 2020, 22:13

Vc vai ter que deixar a montagem bem alinhada e tem que ser rápido só no manipulos do ra pra ir mantendo o planeta no campo pois a soma dos vídeos mais o tempo de jogar o planeta pro campo novamente não pode passar dos 2 min pois se passar vc vai ter uma imagem de baixa qualidade por conta da rotação do planeta, sim vai sumir o planeta da tela e com o manipulo do tá vc volta ele pra tela, por isso te indiquei o motor clock drive que é um motor que vc coloca no lugar do manipulo do ra e ele faz o acompanhamento sideral, vc acha ele no Aliexpress e não é uma fortuna, vai te custar uns 300 reais, procura no Aliexpress "celestron clock drive"

Nandoarj
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Luiz Carlos Guimaraes Ter 27 Out 2020, 00:25

Boa noite, Nandoarj ! Tudo bem ?!
Amigo, quando você falou do "clock drive", fui atrás pesquisando na internet ...
E logo vi, que se tratava de um motor para colocar no telescópio, para ajudar a manter a imagem sempre no campo de visão.
Pesquisei exatamente no Aliexpress, que além de demonstrar o produto em si, também mostrava ele montado no telescópio.
Entendi perfeitamente. Ele fica no lugar do manípulo do ra, que com a rotação do motor, compensa o movimento de rotação da terra.
Se tiver que fazer algum ajuste, este será apenas no manípulo da declinação.
Como vi realmente a utilidade do clock drive, não pestanejei, comprei logo no Aliexpress.
Você quase que acerta, ... morri em R$ 255,00.
Agora, é só aguardar a chegada dos "brinquedinhos" ... rs rs !
Valeu amigo, pela força !
Com certeza, falaremos mais à frente ... !

Um abraço,

Luiz Carlos Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Re: Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Nandoarj Ter 27 Out 2020, 12:33

Muito bom amigo fico aqui ansioso aguardando suas fotos ☺☺

Nandoarj
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Luiz Carlos Guimaraes Ter 27 Out 2020, 14:12

Valeu Nandoarj, grande abraço !
Logo que eu fizer, você vai saber !

Obrigado mais uma vez, pela força !

Luiz Carlos Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90 Empty Re: Câmera planetária ZWO ASI120MC com Cassegrain Maksutov 90

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos