ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre estrelas

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre estrelas Empty Dúvida sobre estrelas

Mensagem  Barbosa Dom 25 Mar 2018, 00:45

Apesar de gostar de admirar o céu estrelado, sou completamente leigo no assunto Astronomia. Na noite passada, dando uma olhadinha no céu, por volta da meia-noite, observei uma estrela que piscava muito, com uns picos cor de abóbora. Chamei minha esposa para confirmar se estava enxergando direito e ela confirmou o que eu estava vendo. Hoje, no mesmo horário, ela está lá dando umas piscadelas mas sem a coloração de ontem. Pergunto: qual é o fenômeno que faz isso acontecer? Toda estrela seria igual ao nosso sol? Sobre as piscadelas, há algum tempo já tinha reparado isso, mas achei que estava enxergando mal. As observações são a olho nu, pois não possuo nenhum equipamento ótico (nem conhecimento) que me permita visualizar perfeitamente algum astro no espaço.
Gostaria imensamente que me tirassem essa curiosidade.
Obrigado.

Barbosa
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre estrelas Empty Re: Dúvida sobre estrelas

Mensagem  Dry Ter 27 Mar 2018, 09:43

Normalmente o cintilar das estrelas são provocados pela turbulência na atmosfera, e variam muito de um dia para o outro. Em uma noite estável, vc praticamente não observa esse fenômeno.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre estrelas Empty Re: Dúvida sobre estrelas

Mensagem  Alexandre92 Ter 27 Mar 2018, 13:39

Além do que o Dry respondeu, também deve verificar se a estrela estava baixa no horizonte. Quanto mais baixa estiver mais ela piscará, pois a atmofera fica ainda mais densa.