Duvidas na construção de uma EQ motorizada por arduino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica Duvidas na construção de uma EQ motorizada por arduino

Mensagem  Aioria em Qui 29 Jun 2017, 16:08

Boa tarde amigos!! Recentemente iniciei junto com companheiros de escola um projeto para o nosso TCC, que se trata de uma montagem equatorial motorizada!! Todos os professores apoiam porque nunca foi feito la, com relação a parte da montagem propriamente dita não temos mais problemas pois dentre vários outros nós elegemos este para seguir:
http://atmbaun.tripod.com/id11.html
Minha duvida (na verdade um pedido de ajuda kkk) está na parte da motorização, iremos utilizar um Arduíno com dois motores de passo, eu não entendo muito de programação, meu colega e bem melhor mas também esta em duvida, como por exemplo: Qual a velocidade exata que devemos colocar no motor de acompanhamento para os astros de vista? como podemos programar a arduino e os motores para localizar corpos celestes através de um software como o stellarium por exemplo?
Qualquer pessoa que puder me dar uma sugestão, qualquer ajuda que seja ficaria muito grato.
Muito Obrigado!
avatar
Aioria
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/09/2015
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Duvidas na construção de uma EQ motorizada por arduino

Mensagem  BrunoAuditore em Ter 24 Out 2017, 00:56

Olá, conseguiu fazer o projeto ?
Estava tendo uma ideia parecida.
avatar
BrunoAuditore
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 24
Localização : Latitude: 06º 15' 39" S | Longitude: 36º 31' 04" W

http://www.astronomobrunodesouza.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Duvidas na construção de uma EQ motorizada por arduino

Mensagem  gonca em Seg 30 Out 2017, 23:33

Sobre a velocidade, usando um motor de passo comum, voce altera no codigo a angulacao dele de pouco em pouco a cada rodada dem um loop com um delay no final. No caso como a variacao angular deve ser bem sutil, eu colocaria uma constante para somar ao angulo inicial bem pequena, pois 1 grau em relacao ao ceu eh uma coisa absurda. O pessoal que manja de astrofotografia deve saber melhor a distancia que os astros se movem por ms. O motor utilizado por voce tera de ser um com um torque bom para aguentar o peso da montagem. Fiz um video pra ajudar no projeto de um amigo usando um servo motor de estudo e um modulo joystick. Segue o video. Na descricao tem o codigo.




Sobre a guiagem, creio que voce deveria criar um controlador capaz de transformar as coordenadas do frame universal (coordenadas do ceu vindos do software) em angulos de rotacao no motor usando com base um ponto no ceu como referencia, por exemplo o polo ou alguma estrela bem brilhante. Essa parte daria um bom trabalho, pois a parte matematica eh um pouco complexa para fazer essa transformacao de matriz para angulos. Pode ser que esses calculos possam ser encontrados na internet, pois creio que outras pessoas ja devem ter feito esse projeto antes. Com os angulos em mao, seria facil usa-los como parametros no controlador para alinha-lo.
Tenho esse conhecimento pois fiz uma disciplina de robotica que precisei fazer um projeto parecido com essa parte da guiagem, mas no meu caso, era um robo industrial com 5 eixos rotacionais que eu precisava fazer com que a ponta do robo fosse para aonde eu quisesse. No qual as coordenadas universais eram do proprio ambiente (variaveis de entrada) e o controlador desenvolvido calcularia os angulos de rotacoes dos eixos (variaveis de saida). Tudo foi feito em ambiente de simulacao, eh claro.. afinal estamos no brasil e um robo desses deve custar o preco de um carro.

Enfim, dei uma viajada na segunda parte mas seria assim que esse projeto poderia ser feito, hahahaha.
Boa sorte no projeto!
avatar
gonca
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/02/2016
Idade : 23

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum