CME em Vênus e Júpiter

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica CME em Vênus e Júpiter

Mensagem  domingos.cjm em Sab 24 Set 2016, 00:35

A imagem abaixo é s/ Vênus e Júpiter tendo suas próprias ejeções de massa coronal



P/ ver o vídeo completo dessa imagem clique nos links abaixo:
http://secchi.nrl.navy.mil/sccmovies/mpegs/2011/HI1/20111203_1216_hi1.mpg
http://secchi.nrl.navy.mil/sccmovies/mpegs/2011/HI1/20111218_1231_hi1.mpg

Página:
http://secchi.nrl.navy.mil/sccmovies/index.php?subdir=HI1&syear=2011

Sun Earth Connection Coronal and Heliospheric Investigation ( SECCHI ) é um instrumento com cinco câmeras da sonda STEREO: um gerador de imagens ultravioleta extremo ( EUVI ) e duas de luz branca coronagráficos ( COR1 e COR2 ). Estes três telescópios são conhecidos coletivamente como Sun Centered Instrument Package ou SCIP (Pacote de instrumentos centrados no Sol), eles filmam imagens do disco solar interior e da corona exterior. Dois telescópios adicionais, geradores de imagens heliosféricas (chamados de HI1 e HI2) fornecem imagem do espaço entre Sol e Terra. O objetivo do SECCHI é estudar a evolução 3-D de ejeções de massa coronal através da sua completa viagem da superfície do Sol através da corona e do meio interplanetário até o seu impacto na Terra.

STEREO ( Solar Terrestrial Relations Observatory ) é uma missão de observação solar. Duas sondas quase idênticas foram lançadas em 2006 em órbitas em torno do Sol, a ideia era conseguir imagens estereoscópicas do Sol e fenômenos solares, como ejeções de massa coronal, mas uma das sondas saiu de controle em 2014.


Se Vênus no presente, considerado planeta irmão da Terra, apresenta tamanho fenômeno de plasma o q não terá acontecido com nosso planeta no passado?
avatar
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 230
Data de inscrição : 13/06/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum