ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quase uma M7

4 participantes

Ir para baixo

Quase uma M7 Empty Quase uma M7

Mensagem  JotaPed Sáb 09 Jul 2016, 23:32

Algumas semanas atrás, na primeira vez que consegui ver Saturno, havia conseguido achar talvez um aglomerado aberto, eu estava apontando meu telescópio para lugares aleatórios e encontrei o aglomerado, até hoje não tenho certeza se era mesmo, até por que nem sei para onde apontei, mas deixei de lado. Hoje estava observando no quintal daqui de casa, muita poluição luminosa, porém ainda consegui ver Saturno, e apontando meu telescópio para a região onde deveria estar M7 e M6, creio que consegui ver o M7, 75% de certeza, há um pequena probabilidade de ter sido o M6, mas quase certeza que não. Não consegui ver nada além de várias estrelas juntas, mas em um céu com tanta poluição fiquei até feliz. E isso só me deixou com mais vontade de observar em um lugar sem poluição luminosa, mas no momento, não vou conseguir isso, a não ser que falte energia na metade da cidade, coisa que venho torcendo para acontecer a muito tempo Very Happy
JotaPed
JotaPed
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/05/2016
Idade : 22
Localização : Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

Quase uma M7 Empty Re: Quase uma M7

Mensagem  giltonc Ter 12 Jul 2016, 08:43

Rapaz, passei pela mesma dúvida neste mesmo dia, como os planetas estão ficando bem altos, não conseguia observa-los da varanda do ap, bem observável estava apenas a constelação de escorpião, busquei pelo M7 e fui pesquisar fotos para ter certeza, busquei o M6 mas infelizmente não o encontrei, talvez seja pq meu tele é muito escuro e o céu de são paulo tem muita PL, mesmo o M7 não tinha tantas estrelas quanto nas imagens, ainda assim foi uma ótima experiência.

Foto para comparar:
Quase uma M7 DBMYAgz

No piaui tem muita PL? puts, minha esperança era observar o céu dai!
giltonc
giltonc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 21/03/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quase uma M7 Empty Re: Quase uma M7

Mensagem  JotaPed Ter 12 Jul 2016, 13:27

Bem, depende de que cidade você for observar, moro em uma cidade média (Picos), aproximadamente 70 mil habitantes, então ainda tem muita PL, creio que não ao ponto de SP, no Stellarium a PL que mais representaria Picos seria 4 ou 5. Mas aqui basta ir um pouquinho longe da cidade e a diferença já vai IMENSA. Na sua foto da pra ver melhor que minha observação, mas provavelmente por que seu telescópio deve ser bem melhor. Porém usando minha imaginação, creio que com a mesma ampliação da imagem, aqui ficaria 40% ou 50% melhor.
JotaPed
JotaPed
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/05/2016
Idade : 22
Localização : Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

Quase uma M7 Empty Re: Quase uma M7

Mensagem  giltonc Ter 12 Jul 2016, 13:29

Nãaaao, a foto eu peguei da internet, não cheguei a fotografar, postei mais para comparar com o que vimos mesmo, na verdade no meu tele aparece beem menos estrela que isso.
giltonc
giltonc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 21/03/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quase uma M7 Empty Re: Quase uma M7

Mensagem  JotaPed Ter 12 Jul 2016, 17:38

Bem então muda um pouco, supondo que a foto seja em um local com pouca PL, aqui deve ter ficado uns 35% com menos estrelas.
JotaPed
JotaPed
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/05/2016
Idade : 22
Localização : Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

Quase uma M7 Empty Re: Quase uma M7

Mensagem  Jonas J Ter 12 Jul 2016, 22:41

Comparar pela quantidade de estrelas em uma foto não acho que seja uma boa, pode confundir. Se tiver um binóculos acredito que fique mais fácil identificar M7, pela sua extensão.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Quase uma M7 Empty Re: Quase uma M7

Mensagem  Gustavo Andrade Ter 12 Jul 2016, 23:37

Estava observando esse aglomerado hoje mais cedo, se você pegar desse ponto da foto subir um pouco e virar para a esquerda encontra um mini aglomerado que tem a forma de uma borboleta, muito legal. O M6 também não consegui identificar apesar de aqui ter muito pouca PL. Mas fiquei um bom tempo apreciando esse aglomerado. Está fácil de achar.
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 21/04/2016
Idade : 28
Localização : Presidente Prudente

Ir para o topo Ir para baixo

Quase uma M7 Empty Re: Quase uma M7

Mensagem  JotaPed Qua 13 Jul 2016, 09:27

Também tentei achar o M6 já que estava na diagonal do M7, mas também não consegui.
JotaPed
JotaPed
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/05/2016
Idade : 22
Localização : Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

Quase uma M7 Empty Re: Quase uma M7

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos