Marte e calotas gelo polares no Mak 90?
2 participantes
Página 1 de 1
Marte e calotas gelo polares no Mak 90?
Bem meus amigos. Faz um bom tempo que não apareço aqui. Correria do trabalho...
Bem. Vi Marte ano passado. Como o planeta estava distante, não consegui ver praticamente nada à não ser um ponto vermelho.
Hoje estou em Londrina/PR. Sou de São Paulo.
Trouxe meu Mak e vi Júpiter, a lua cheia belíssima, Saturno com suas imponentes argolas e a separação de Cassini, além de suas luas. Espetáculo!
Agora o que me intrigou: Marte!
Coloquei a 10 mm e vi o plenta vermelho com a sua pontinha esbranquiçada. Fiquei super feliz.
Mas quando coloquei a minha 6 mm TMB Planetary...
Esfreguei meus olhos e me perguntei várias vezes se eu estava louco!
As calotas polares sim, estavam lá, bem mais nítidas e contratadas que a de 10 mm.
Lógico que existe a limitação do Skywatcher Maksutov 90 mm. Mas sim, eu vi até mesmo o detalhe de separação da cor avermelhada do planeta e a parte branca do gelo.
Lógico que os resultados astrofotagrafados geram detalhes riquíssimos com uma aparelhagem bem mais competente.
Mas eu fiquei estupefato! O planeta está mais próximo mas não alinhado e no momento mais propício de visualização.
Mas eu fiquei extremamente impactado com o detalhe captado.
Queria saber se o Bruno pode me dizer se estou louco já que minha empolgação foi tamanha ao ponto de perder minha lucidez. Kkk
Este é meu relato.
Um abraço à todos.
Bem. Vi Marte ano passado. Como o planeta estava distante, não consegui ver praticamente nada à não ser um ponto vermelho.
Hoje estou em Londrina/PR. Sou de São Paulo.
Trouxe meu Mak e vi Júpiter, a lua cheia belíssima, Saturno com suas imponentes argolas e a separação de Cassini, além de suas luas. Espetáculo!
Agora o que me intrigou: Marte!
Coloquei a 10 mm e vi o plenta vermelho com a sua pontinha esbranquiçada. Fiquei super feliz.
Mas quando coloquei a minha 6 mm TMB Planetary...
Esfreguei meus olhos e me perguntei várias vezes se eu estava louco!
As calotas polares sim, estavam lá, bem mais nítidas e contratadas que a de 10 mm.
Lógico que existe a limitação do Skywatcher Maksutov 90 mm. Mas sim, eu vi até mesmo o detalhe de separação da cor avermelhada do planeta e a parte branca do gelo.
Lógico que os resultados astrofotagrafados geram detalhes riquíssimos com uma aparelhagem bem mais competente.
Mas eu fiquei estupefato! O planeta está mais próximo mas não alinhado e no momento mais propício de visualização.
Mas eu fiquei extremamente impactado com o detalhe captado.
Queria saber se o Bruno pode me dizer se estou louco já que minha empolgação foi tamanha ao ponto de perder minha lucidez. Kkk
Este é meu relato.
Um abraço à todos.
carlos-sora- Astronomo Amador
Re: Marte e calotas gelo polares no Mak 90?
1- Obrigado por retornar ao AF carlos-sora.carlos-sora escreveu:1- Faz um bom tempo que não apareço aqui. Vi Marte ano passado. Como o planeta estava distante, não consegui ver praticamente nada à não ser um ponto vermelho.
2- Trouxe meu Mak e vi Júpiter, a lua cheia belíssima, Saturno com suas imponentes argolas e a separação de Cassini, além de suas luas. Espetáculo!
3- Agora o que me intrigou: Marte!
4- eu vi até mesmo o detalhe de separação da cor avermelhada do planeta e a parte branca do gelo.
5- Lógico que os resultados astrofotografados geram detalhes riquíssimos com uma aparelhagem bem mais competente.
6- O planeta está mais próximo mas não alinhado e no momento mais propício de visualização.
7- Queria saber se o Bruno pode me dizer se estou louco já que minha empolgação foi tamanha ao ponto de perder minha lucidez.
2- De fato o Mak90 é um aparelho muito bom para a observação lunar e planetária, permitindo ampliações mais elevadas com bom contraste devido ao F mais longo.
3- O que você viu na verdade foi apenas a diminuta calota polar norte, aquela área mais brilhante no extremo sul do hemisfério sul é a planície de Hellas (na verdade uma gigantesca bacia de impacto), cujo brilho forte que a faz parecer uma calota polar se deve ao afloramento de rochas com grande poder refletivo naquelas latitudes:
Marte está rumando para uma oposição periélica que ocorre a cada 15 ou 17 anos, e que se dará em 2018 quando a calota polar sul ficará visível. Nessa oposição a calota polar sul ainda está oculta atrás do disco do planeta. Foi isso então, no polo norte você visualizou a calota polar norte, e no polo sul quem brilhou intensamente tal qual uma calota polar foi na verdade a planície de Hellas.
Na ilustração abaixo podemos visualizar na parte superior da foto a planície Hellas:
Abaixo no mapa ela aparece bem destacada:
Nessa outra ilustração que segue, vemos a posição dessa brilhante bacia em relação à calota polar sul:
4- Com certeza, os desertos marcianos de coloração alaranjada se contrastam com as áreas mais claras, como as calotas polares e a planície Hellas.
5- De fato, mas pode acontecer também de os olhos captarem algum detalhe que poderá não aparecer na astrofotografia, e vice versa.
6- Ele ainda vai se aproximar mais e o ponto mais próximo se dará no dia 22 de maio de 2016 a cerca 76 milhões de km da terra, com o seu disco chegando a 18,4 segundos de arco.
7- Fica descansado por que sob uma atmosfera estável esse Maksutov 90mm revela muitos dos detalhes de marte, e de fato as configurações escuras e os desertos se contrastam fortemente com as áreas claras, como por exemplo as calotas polares, a bacia brilhante Hellas, as nuvens marcianas, o vulcão Elysium e o Monte Olimpo.
Com esse Mak90 e uma boa ocular de 6mm (208x), será possível visualizar todas as configurações mais evidentes na superfície marciana.
Contamos com mais relatos seus.
Forte abraço.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador