ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fraunhofer.

Ir para baixo

Fraunhofer. Empty Fraunhofer.

Mensagem  Bruno Sáb 26 maio 2012, 00:06

Nascido em 6 de março de 1787, esse homem que nunca frequentou uma academia não apenas fundou a indústria ótica, mas produziu o primeiro vidro considerado perfeito além de resolver os difíceis problemas mecânicos na construção de refratores de grande porte. Apesar disso talvez o seu maior êxito tenha sido matemático, ao calcular lentes isentas de defeitos e é uma incógnita até hoje o fato de como ele teve a habilidade de preencher uma questão dificílima para a sua época, o cálculo da senóide de Abbe duas gerações antes dessa lei da ótica ser formulada. As suas oculares tinham o astigmatismo do feixe de raios oblíquos completamente eliminado. Como se não fosse o bastante, deu a conhecer ao mundo o cálculo da objetiva acromática. Nasciam aí os famosos e disputados dubletos acromáticos de Fraunhoufer, refratores de precisão que utilizando retículos no estudo de espectros levaram Fraunhofer a medir comprimentos de onda de raios luminosos em décimos de milionésimos de milímetro. O primeiro mapa da lua e de marte foram realizados graças a um refrator Fraunhofer de 95mm de abertura. A sua exigência de exatidão ultrapassava todo o limite.
Em sua oficina era enérgico a ponto de andar com uma pequena marreta e quebrava imediatamente qualquer lente que apresentasse a mínima imperfeição.
E ainda tiveram membros de uma academia em Munique, que objetaram em tê-lo à mesa numa sessão solene por acharem que por não ser um acadêmico era apenas um mero "polidor de vidros"!
Vejam esse raro exemplar de uma objetiva Fraunhofer com 150mm de diâmetro, F/20 e com tubo de latão, que foi arrematada por um sortudo na seção de classificados do Cloudy Nights:
http://www.cloudynights.com/classifieds/showproduct.php?product=58004&sort=&cat=9&page=4.




Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos