ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia

4 participantes

Ir para baixo

Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia Empty Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia

Mensagem  jmpmarques Seg 03 Ago 2015, 17:59

Amigos, boa tarde.

Aos que não sabem, sou novo no fórum e espero poder aprender muito com os mais experientes e posteriormente ajudar aos também novatos.

Tenho tido muito trabalho com a astrofotografia pois minha montagem não é motorizada, ou seja, fotos tremidas e/ou embaçadas.

Considerando tal fato, decidi fazer uma pequena tabela com alguns valores referentes à tempos de exposição de acordo com o objeto que está sendo fotografado, todos em relação à rotação da terra + translação do corpo.

Vai dar um certo trabalho, mas acho que conseguirei alguns valores aproximados que poderão ser usados pela galera que ainda não têm uma montagem motorizada (como eu).

Retornarei em breve com novidades.

Grande abraço e bons céus!
jmpmarques
jmpmarques
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 50
Data de inscrição : 01/07/2015
Idade : 37
Localização : RJ / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia Empty Re: Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia

Mensagem  AGM Seg 03 Ago 2015, 23:49

Tenho tido muito trabalho com a astrofotografia pois minha montagem não é motorizada, ou seja, fotos tremidas e/ou embaçadas. escreveu:

Sua montagem é azimutal, porém, não impede de fazer belos registros da Lua com velocidade alta e ajustando um ISO adequado. Com certeza lhe renderá belíssimas imagens da Lua e da superfície. Tente fotografá-la também logo ao surgir no horizonte.

Nos relate sobre esse telescópio, gostaria de saber também, sobra a luneta de mira dele (buscadora), se ela tem qualidade ou gera algum leve desfoque ou acromatismo. Está na hora de testarmos outros instrumentos de outras marcas como o seu para a astronomia observacional, e um refletor de F/7.8 é um excelente aliado para um estudo aprofundado de vários objetos celestes.

Tais informações de algumas lojas, que cometem a inocência equivocada em anunciar cifras de aumentos exorbitantes, acabam por causar desmerecimento desses instrumentos, sendo que tal informação é dada por uma pessoa e não pelo telescópio, que não tem culpa e foi construído para melhor nos servir na astronomia.

- Alguém aí usa Iphone? Eu conheço muitos que tem, é um belo telefone, mas não vamos esquecer que o melhor telefone assim como o melhor telescópio hoje em dia, são fabricados lá!!! Oh!! - Onde?!? Na CHINA !!!

Quando eu era criança via em meus carrinhos de ferro; Made in Taiwan | Fabricado na Zona Franca de Manaus | EUA. Porém hoje, a China domina o mercado das produções, coisas muito boas e muito ruins são fabricadas lá, assim como coisas muito boas e muito ruins também são fabricadas nos EUA ou em até mesmo em países europeus.


Divirta-se com seu telescópio jmpmarques, e nos conte aqui seus momentos com ele.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia Empty Re: Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia

Mensagem  jmpmarques Ter 04 Ago 2015, 00:15

AGM, boa noite.

Meu "sofrimento" mesmo é ao tentar fotografar DSOs, por isso disse que tentarei calcular algum padrão em relação ao deslocamento do objeto que estou observando à terra, para no final tentar chegar a um valor máximo de exposição que proporcione uma foto não tão tremida e/ou borrada.

Não sei nem se é possível algo desse tipo, mas vou juntar minha curiosidade com meu carinho eterno pela física. Eu conseguindo um resultado real, passo para vocês. cheers

Consegui com uma webcam adaptada fazer filmagens legais da lua e saturno, mas meu interesse real são os DSOs (ainda não consegui visualizar nenhum).

Antes que eu esqueça, obrigado pelo feedback!

Grande abraço e bons céus!
jmpmarques
jmpmarques
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 50
Data de inscrição : 01/07/2015
Idade : 37
Localização : RJ / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia Empty Re: Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia

Mensagem  jmpmarques Ter 04 Ago 2015, 00:21

AGM escreveu:
...gostaria de saber também, sobra a luneta de mira dele (buscadora)...

AGM,

A buscadora que veio com ele era trevas total. Não tinha como focar e demorei muito até conseguir me acostumar com ela, por isso optei por uma "canetinha" (tá mais pra um "trambolhinho") laser, com o raio na cor verde.

Me sinto até um observatório profissional ambulante quando aperto a caneta para apontar para o céu. O raio é bem vivo e simplificou totalmente minhas buscas.

Grande abraço!

jmpmarques
jmpmarques
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 50
Data de inscrição : 01/07/2015
Idade : 37
Localização : RJ / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia Empty Re: Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia

Mensagem  André Pira Ter 04 Ago 2015, 00:37

Com a utilização de um telescópio confesso que nunca vi nenhuma maneira (cálculo) de se chegar a um tempo de exposição aproximado para os objetos. Mas tem essa regra, conhecida como "regra dos 500" para se fazer fotos com lentes originais das câmeras DSLRs sem deixar rastro nas estrelas:
http://fotodicasbrasil.com.br/como-fotografar-estrelas-usando-a-lente-do-kit/
Abraços!
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia Empty Re: Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia

Mensagem  Dry Ter 04 Ago 2015, 09:28

jmpmarques escreveu:
A buscadora que veio com ele era trevas total. Não tinha como focar e demorei muito até conseguir me acostumar com ela, por isso optei por uma "canetinha" (tá mais pra um "trambolhinho") laser, com o raio na cor verde.

Me sinto até um observatório profissional ambulante quando aperto a caneta para apontar para o céu. O raio é bem vivo e simplificou totalmente minhas buscas.

Grande abraço!

O problema do laser é de se achar um DSO tênue que vc não consegue ver a olho nu pois vc só consegue apontar o laser para o que vc vê. Neste caso, uma boa buscadora irá facilitar sua vida.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia Empty Re: Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia

Mensagem  Dry Ter 04 Ago 2015, 09:31

André Pira escreveu:Com a utilização de um telescópio confesso que nunca vi nenhuma maneira (cálculo) de se chegar a um tempo de exposição aproximado para os objetos. Mas tem essa regra, conhecida como "regra dos 500" para se fazer fotos com lentes originais das câmeras DSLRs sem deixar rastro nas estrelas:
http://fotodicasbrasil.com.br/como-fotografar-estrelas-usando-a-lente-do-kit/
Abraços!
Muito interessante este cálculo André, mas como vc disse ele só serve para fotos com com lente e tripé fixo. Para uso em telescópio sem acompanhamento só mesmo para planetas e lua.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia Empty Re: Tempo de exposição "padrão" para astrofotografia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos