ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Objetos visíveis ao Sul

4 participantes

Ir para baixo

Objetos visíveis ao Sul Empty Objetos visíveis ao Sul

Mensagem  Chrisdesigner Qua 29 Jul 2015, 13:18

Olá pessoal!

Já faz algum tempo que iniciei minhas observações (inclusive aqui por este fórum!), mas alguns conceitos, talvez até simples, ainda não ficaram claros para mim.

Uma de minhas dúvidas é em relação ao posicionamento de grandes objetos, como os planetas e a lua.

Recentemente me mudei para um apartamento, e da minha varanda tenho a vista SUL.

Particularmente eu gostei muito pois fui favorecido por objetos de céu profundo que não tinha tanto acesso em minha antiga residência, por outro lado eu nunca mais consegui observar nenhum planeta ou até mesmo, a lua.

Queria saber se existe alguma época do ano onde será possível visualizar os planetas e a lua na posição SUL, ou se por algum motivo isso nunca acontecerá.

Obrigado!
Chrisdesigner
Chrisdesigner
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/03/2014
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos visíveis ao Sul Empty Re: Objetos visíveis ao Sul

Mensagem  deco27x Qua 29 Jul 2015, 13:54

Realmente a região sul do céu é muito rica em DSOs. Sobre ver planetas e a Lua na direção sul, vai depender do tamanho dessa sua"janela" de observação. Partindo do polo sul celeste, até quantos graus a oeste o céu é visível? Quantos graus a leste? Até quantos graus acima do horizonte o céu é visível?

Eu tenho uma janela virada para o sul também e observo muito através dela com meu dobsiniano de 200mm. Durante o final do outono e agora no inverno os planetas tem estado visíveis dela, mas minha janela é relativamente larga e não está centrada no sul e sim um pouco deslocada para o leste.

Se tiver o stellarium no seu computador, poderá descobrir qual porção do céu é visível da sua janela, e daí talvez possamos ajudar.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos visíveis ao Sul Empty Re: Objetos visíveis ao Sul

Mensagem  Bruno Qua 29 Jul 2015, 14:08

Chrisdesigner escreveu:
Recentemente me mudei para um apartamento, e da minha varanda tenho a vista SUL.

Particularmente eu gostei muito pois fui favorecido por objetos de céu profundo que não tinha tanto acesso em minha antiga residência, por outro lado eu nunca mais consegui observar nenhum planeta ou até mesmo, a lua.

Queria saber se existe alguma época do ano onde será possível visualizar os planetas e a lua na posição SUL, ou se por algum motivo isso nunca acontecerá.
Olá Chrisdesigner, obrigado por retornar ao fórum.
Tanto a lua quanto os planetas nascem um pouco a sudeste, leste ou nordeste sobre o horizonte leste. Quando por exemplo a lua nasce mais a sudeste, ela vai se por a noroeste. Daquele ponto onde ela nasce a trajetória dela na abóbada celeste é feita em linha reta, cruzando o meridiano celeste ou em algum ponto da linha imaginária que cruza no céu ligando o polo norte ao sul. Como a sua varanda está voltada para o sul, só conseguirá ver a lua quando ela nascer mais a sudeste. Ao subir no céu em direção ao meridiano, a uma determinada hora após nascer ela ficará oculta atrás do seu apartamento, portanto no seu caso impossível de ser observada. Os planetas nascem mais ou menos como a lua variando sobre o horizonte leste ou seja, ora nascem a nordeste, ora a leste e noutras vezes um pouco a sudeste. Somente nestas ocasiões (infelizmente para você mais raras) é que eles poderão ser observados. No momento o único planeta que mais está proximo do sul é saturno, porém ele está cruzando o meridiano ainda antes do zênite, posição impossível para você na varanda voltada para o sul. No máximo você verá eles nascerem mais a sudeste, ou se porem a oeste assim mesmo se tiver uma janela voltada para esse lado do horizonte. Por acaso no seu prédio tem um terraço, ou algum acesso a alguma parte descoberta da lage?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos visíveis ao Sul Empty Re: Objetos visíveis ao Sul

Mensagem  allanspindola Qua 29 Jul 2015, 14:25

Pessoal aproveitando o tópico... essa faixa do céu por onde passa, o sol, os planetas e todas as constelações zodiacais tem nome, ouvi isso em uma palesta só que não consigo lembrar, alguém pode me ajudar a lembrar?

Grato.
allanspindola
allanspindola
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/03/2015
Idade : 45
Localização : Araçatuba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos visíveis ao Sul Empty Re: Objetos visíveis ao Sul

Mensagem  Bruno Qua 29 Jul 2015, 15:44

O plano da eclíptica é aquele que contém a órbita da terra e por onde o sol faz o seu movimento aparente durante o ano, e a órbita dos outros planetas estão inclinados em relação a esse plano. Quando a lua cruza esse plano ocorrem os eclipses. A eclíptica é o mesmo que a órbita de um planeta em sua jornada em torno do sol.
Já a posição das estrelas pode ser definida em relação à qualquer plano da elíptica, ou em relação ao plano do equador da terra.

Objetos visíveis ao Sul Images?q=tbn:ANd9GcT-adePNm_gmeST4HVuWTApCLJ0gcK4Hr4j3auxDdSxoAWM6xNV

Objetos visíveis ao Sul Lat_long

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos visíveis ao Sul Empty Re: Objetos visíveis ao Sul

Mensagem  allanspindola Qua 29 Jul 2015, 16:33

O Bruno valeu é isso mesmo, a palestra foi ontem eu não anotei esqueci o nome mesmo, e o plano da eclíptica é um círculo imaginário se eu entendi bem no qual o sol se move, mas na verdade é movimento da terra que faz parecer com que sol se mova, e o por nosso sistema solar ser relativamente chato, as órbitas dos planetas são também próximas ao plano, as constelações do zodíaco seguem ao longo do plano da eclíptica também.
E plano da eclíptica nunca pode ser visto ao sul então por isso nosso amigo Chrisdesigner não consegue ver nenhum planeta, vai ter que subir no telhado do prédio!

Abraços.
allanspindola
allanspindola
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/03/2015
Idade : 45
Localização : Araçatuba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos visíveis ao Sul Empty Re: Objetos visíveis ao Sul

Mensagem  Chrisdesigner Ter 04 Ago 2015, 11:10

Olá pessoal!

Muito obrigado pelas respostas, enriqueceram demais minha ideia sobre a movimentação dos astros no céu.

Minha varanda é bem centrada ao Sul, felizmente é um horizonte bem privilegiado, sem outros prédios em excesso a frente e com razoável visão para as laterais, porém limitada a uns 160º na direção leste/oeste. A poluição luminosa é relativamente alta, talvez pela iluminação pública neste bairro ser bem antiga.

Eu tenho sim a possibilidade de descer até a área de lazer do condomínio e observar as demais direções, mas nada como estar no conforto do lar hehe
Chrisdesigner
Chrisdesigner
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/03/2014
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos visíveis ao Sul Empty Re: Objetos visíveis ao Sul

Mensagem  deco27x Ter 04 Ago 2015, 13:30

Na verdade a iluminação pública atual é pior que a antiga para nós, pois a antiga emitia menos na faixa do azul, que sofre maior dispersão na atmosfera e contribuindo para o skyglow
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos visíveis ao Sul Empty Re: Objetos visíveis ao Sul

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos