ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

acessorios para se obter imagens nitidas e amplas.

3 participantes

Ir para baixo

acessorios para se obter imagens nitidas e amplas. Empty acessorios para se obter imagens nitidas e amplas.

Mensagem  Redbloodedboy Ter 21 Abr 2015, 11:22

Adquiri um tele, da CSR F900 114A, mas as oculares que vem com ele 20mm 12,5mm e 4mm não me dão um bom tamanho dos planetas e estrelas, pois não sei se é a qualidade das ocularesmas em fim, eu queria ver com mais qualidade e maior, e gostaria de uma recomendação para ele como quais oculares eu comprar ou barlow e etc.

Redbloodedboy
Curioso
Curioso

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

acessorios para se obter imagens nitidas e amplas. Empty Re: acessorios para se obter imagens nitidas e amplas.

Mensagem  AGM Ter 21 Abr 2015, 11:54

Por favor, poste descrições técnicas das oculares e do telescópio, se possível com uma foto contendo tudo, inclusive as marcas.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

acessorios para se obter imagens nitidas e amplas. Empty Re: acessorios para se obter imagens nitidas e amplas.

Mensagem  AGM Ter 21 Abr 2015, 12:07

Telescópio Astronômico Profissional F900 114A - CSR
Distância Focal: 900mm
D (abertura): 114mm
Razão Focal: 7.8

20mm ocular = 45x ampliação
12,5mm ocular = 72x ampliação
4mm ocular = 225x ampliação


Essas são as suas especificações.
Você já tem tudo que é necessário para observar objetos de céu profundo, planetas, Lua, estrelas duplas, aglomerados e nebulosas.
Não sei a marca das suas oculares, se puder especificar, pode ser que fará diferença adquirir de melhor qualidade.
Uma lente barlow de 2x poderá com cada ocular, lhe proporcionar mais dois aumentos diferentes.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

acessorios para se obter imagens nitidas e amplas. Empty Re: acessorios para se obter imagens nitidas e amplas.

Mensagem  AGM Ter 21 Abr 2015, 13:27

Caro Redbloodedboy, vou colocar aqui mais alguns complementos sobre o seu tópico.

É bem provável que as suas oculares possam ser de baixa qualidade - "não sei" - pois no site onde especifica o seu telescópio não aparece a marca das oculares e pelo que consta lá, também veio no seu conjunto uma lente barlow 2x.
Pode ser que tais acessórios sejam de lentes com menos de 4 elementos e na sua fabricação um tratamento de menor acuracidade.

Se o caso for investir em oculares e lente barlow de melhor qualidade, invista nas oculares Plossl, recomendo as que são vendidas no site:

www.tellescopio.com.br
Tais oculares servem para qualquer distância e razão focal, uma boa lente barlow também completa o conjunto para a observação Lunar principalmente e planetária.
Lhe recomendo as seguintes distâncias focais de oculares:
10mm = 90x (para observação planetária e da Lua)
30mm ou 32mm = 30x e ou 28x "respectivamente" (ideal para DSO - céu profundo)
Barlow 2x
A barlow 2x irá duplicar as ampliações:
10mm = 90x + barlow = 180x (para observação planetária e da Lua)
30mm ou 32mm + barlow = 60x e ou 64x "respectivamente" (para observação planetária e da Lua)
"A barlow 2x, se você desrosquear a lente do tubo extensor e rosqueá-la na ponta de qualquer ocular, irá obter 1.5x de ampliação e não 2x, isso gera mais possibilidades de ampliações, por exemplo:"
10mm = 90x + lente da barlow somente sem o tubo = 135x (ideal ampliação para Júpiter por exemplo)

Sendo assim, com esse investimento, seu arsenal para observações estará completo e com qualidade.

Quanto às suas dúvidas de AUMENTOS, lhe aconselho a estudar aqui no Astro Fórum sobre ampliações, o ideal para determinados astros, observar Júpiter com mais de 130x por exemplo não lhe dará um bom parâmetro, pois o planeta é gasoso e imenso. As melhores observações que tive de Júpiter foram com no máximo 125x, com a atmosfera menos turbulenta. Se as condições atmosféricas numa tal noite não estiverem favoráveis, reduza as ampliações, ampliar não é tudo!

Seu telescópio pode usar ampliações qualidade até 200x ou 225x em casos de a atmosfera estar favorável, para a Lua. Para planetas, Saturno será bem visto com até 180x, Júpiter com 130x e para os objetos de céu profundo, utilize as menores ampliações para ver com bom contraste, e amplie até 50x caso queira observar melhor alguns detalhes.

E não esqueça, nossos telescópios não são o Hubble! além de que precisamos atravessar uma atmosfera na maioria das vezes muito "turbulenta", com ventos que ultrapassam os 300km.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

acessorios para se obter imagens nitidas e amplas. Empty Obrigado!!!

Mensagem  Redbloodedboy Qua 22 Abr 2015, 08:49

AGM, voce tirou muitas duvidas que eu tinha, esse tele foi um amigo que me vendeu, ele so não tem mais a barlow X2 q acompanhou o kit, mas é como voce falou vou adquirir uma barlow de boa qualidade para não ter perda nas minhas observações, e ter mais ampliações e mais pra frente vou adquirir as oculares de 10mm e 30mm.

AGM agora ficou só uma duvida, como eu calculo quantas "X" eu vou obter com determinada ocular "mm"? Me refiro a formula.

Redbloodedboy
Curioso
Curioso

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

acessorios para se obter imagens nitidas e amplas. Empty Re: acessorios para se obter imagens nitidas e amplas.

Mensagem  Bruno Qua 22 Abr 2015, 09:52

Redbloodedboy escreveu: como eu calculo quantas "X" eu vou obter com determinada ocular "mm"? Me refiro a formula.
Basta dividir a distância focal do telescópio (no caso do seu é de 900mm) pela distância focal da ocular que você estiver utilizando. Por exemplo, como o seu telescópio (o espelho dele) possui uma distância focal de 900mm, ao utilizar com ele uma ocular de 10mm vai proporcionar 900 / 10 = 90x de aumentos. Com uma ocular de 6mm será 900 / 6 = 150x e assim por diante.
Como ele possui 114mm de abertura, para obter imagens com mais qualidade evite utilizar ampliações superiores a 228x (114mm x 2 = 228x).

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

acessorios para se obter imagens nitidas e amplas. Empty Beleza, show de bola.

Mensagem  Redbloodedboy Qua 22 Abr 2015, 10:53

Valeu mesmo Bruno, não imaginava que a formula era tão facil assim, vou arquirir uma barlow X2 de boa qualidade e mais pra frente oculares de melhor qualidade tb, afim de obter diversas configurações para determinadas ocasiões como o AGM falou antes, mas é claro respeitando o limite maximo do meu tele q é de 228X.

Redbloodedboy
Curioso
Curioso

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

acessorios para se obter imagens nitidas e amplas. Empty Re: acessorios para se obter imagens nitidas e amplas.

Mensagem  AGM Qua 22 Abr 2015, 11:08

Redbloodedboy escreveu:...mas é claro respeitando o limite maximo do meu tele q é de 228X.

Pelo menos para a Lua, em pouquíssimas das raras vezes durante um ano inteiro, poderá ultrapassar essa cifra de ampliação, mas reforço, isso é muito raro! Ampliações de 200x para a Lua, desde que a atmosfera esteja bem estável, é o suficiente para observá-la com mais detalhes, desde que também, seja numa base azimutal ou equatorial, você consiga acompanhar suavemente o nosso satélite, sem trepidações extremas, com ou sem motorização.
A "acuidade visual" vem com o tempo, observe pelo menos durante 5 minutos antes de trocar de ocular, para que os olhos acostumem com tal ampliação, hora os ventos desfocam um pouco a imagem, hora fica nítido, em noites com atmosfera favorável. Não observe luzes próximas e nem distantes após a pupila dilatar pelo menos 6mm, se por acaso utilizar uma lanterna, use com um filtro vermelho, que pode ser improvisado com celofane ou um adesivo translúcido.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

acessorios para se obter imagens nitidas e amplas. Empty Re: acessorios para se obter imagens nitidas e amplas.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos