ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

+2
PauloM
kauels
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  kauels Seg 09 Fev 2015, 12:04

Olá pessoal, acabei de receber este telescopio que comprei, as informações dele são:

refrator Skywatcher 70mm EQ1
Distancia focal: 900mm (f/12.Cool
Um barlow 2x
uma 25mm wide
e uma 10 mm

Infelizmente (ou felizmente) nesses ultimos dias só tem chovido aqui e o tempo esta sempre fechado onde moro, então nao pude aproveitar muito o telescopio, sou iniciante ainda e to aprendendo a mexer tambem com a montagem equatorial.

Minha duvida é o que posso observar com esse telescopio, andei pesquisando o catalogo de messier e gostaria de saber o que vou conseguir observar daquele catalogo.

Se puderem ainda me dar umas dicas de uso das lentes fico agradecido.

OBS: EU disse felizmente de estar chovendo, porque moro em bragança paulista e é aqui que fica a parte maior e mais seca da represa do cantareira, entao chuva esta sendo muito bem vida ! Very Happy )
kauels
kauels
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/01/2015
Idade : 34
Localização : Bragança Paulista SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  PauloM Seg 09 Fev 2015, 12:25

Olá amigo! Very Happy

Eu estava vendo um link agora há pouco sobre isso.

Olha aí Wink http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/artigos/21-conteudo-astronomia-iniciantes/125-o-que-se-pode-ver-com-um-telescopio

Tipo de Telescópio
Sistema Solar
Estrelas
Objetos de Céu Profundo
Refrator 70mm, com ampliação de 25x a 125x(Objetos do sistema solar geralmente requerem 60x ou mais)
Manchas solares, com filtro solar apropriado; As fases de Vênus; Crateras lunares  pequenas de 6km a 15km em diâmetro; Várias faixas de Júpiter além de suas luas galileanas; Os anéis de saturno, e ocasionalmente a divisão de Cassini, com boa visão; Urano e Netuno são visíveis como pequenos pontos esverdeados;
Estrelas duplas separadas por 2 arcossegundos com boas condições de visibilidade; Estrelas fracas com magnitude de 11.5;
Grandes aglomerados estelares , algumas das mais brilhantes nebulosas, virtualmente todos os objetos do catálogo Messier observando em um céu bem escuro (Embora em muitos deles com poucos detalhes revelados)
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  kauels Seg 09 Fev 2015, 12:38

Fala PauloM , como vai amigo? COmprei o tele como vc viu hehehehe Very Happy

Então eu vi esse artigo lá no armazem, fiquei ansioso pela galaxia de andromeda, mas parece q soh verei uma mancha =/

Enquanto fico de "molho" por causa do tempo (e tambem da faculdade) estou estudando mais a montagem equatorial, to torcendo pra nesse feriado de carnaval eu consiga ir pra fazenda de um amigo e fazer uma obervação de virar a noite lá... por isso ja to pesquisando sobre isso e o que posso encontrar com meu telescopio.

Ontem nas poucas vezes q as nuvens abriam eu observei jupiter e 4 de suas luas, achei demais, é de encher os olhos.

Eu abri esse topico pra saber qual a real efetividade do telescopio.
kauels
kauels
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/01/2015
Idade : 34
Localização : Bragança Paulista SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  PauloM Seg 09 Fev 2015, 12:46

Fala meu amigo  cheers

Então, até no telescópio de 150mm, por vários relatos que eu já li, só se vê a galáxia de Andrômeda. E provavelmente será algo não  muito diferente de uma manchinha.

Para ver galáxias com alguma estrutura, por exemplo braços, é coisa de 250mm pra cima.

Eu tento sempre manter minha expectativas bem baixas em relação ao que observar, sendo assim a gente evita frustração.

Eu creio que as informações acerca do que se pode observar estão corretas, o problema é baseado nisso o que a gente espera ver em nível de detalhes. Ontem eu vi pela primeira vez a Nebulosa de Órion e ela se mostrou como uma mancha, aos poucos fui tentando observar detalhes.

Por exemplo, ver calotas polares de marte pode significar ver um borrãozinho mais cinza claro beeeeeeeeeem tênue.

Vamos esperar mais relatos rs Smile

Também já li um outro site falando sobre o que se pode ver com determinado telescópio, segue link e trecho.:

Abraço!

"Telescópio Refrator de 75 milímetros Um interessante instrumento de baixo custo, mas bem superior aos modelos de 50 e 60 milímetros. Com ele ja dá para ver estrelas de 11 magnitudes e separar objetos distanciados por até 2 segundos de arco. 
Em Marte as calotas polares já são distinguidas como um pequeno ponto branco sobre a borda avermelhada do planeta e já é possível reconhecer a região de Syrtis Magna. Em um telescópio de 75 milímetros Marte ainda se parece com uma pequena bolinha avermelhada. 

Júpiter começa a revelar alguns detalhes impossíveis de serem visto com telescópios menores e o ligeiro aumento na objetiva ja permite que o observador perceba as faixas equatoriais do gigante gasoso.
 
Em Saturno os detalhes também começam a despontar e a divisão de Cassini em seus anéis também começa a ser vista, se bem que de forma bem tênue. Os quatro satélites, Titã, Rhéa, Japeto e Thetis finalmente podem ser observados com facilidade e são vistos como pequenos pontos luminosos."

http://www.apolo11.com/o_que_ver_com_um_telescopio.php
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  kauels Seg 09 Fev 2015, 12:57

Valeu amigo, vou manter as expectativas baixas e curtir mais o tele mesmo, estou ansioso pra um ceu limpo , este fds vai ser massa, logo compartilho as observações, mesmo sendo bem tenue eh algo que fascina!

Um abraço PauloM!
kauels
kauels
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/01/2015
Idade : 34
Localização : Bragança Paulista SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  carlos-sora Qui 19 Fev 2015, 15:59

Olá kauels.

Cara.... da p ver sim mta coisa com o seu refrator. Mas uma coisa coloque em mente, se quiser ver mais detalhes: Um tele maior ou Astrofotografia.

Mesmo com um telescópio de abertura de 250 mm, vc não vai ver detalhes, agora se vc tiver uma boa camera, a coisa muda de figura.

Veja o blog do Rodrigo. Gente finíssima ele. Manja muito e o blog dele tem muitas explicações interessantes.

Fora q ele é um astrofotografo de primeira. Ele capta umas imagens simplesmente de arrepiar, lógico q ele tem um setup bem bacana, aliada ao conhecimento q ele adquiriu.... consegue imagens de babar!

http://andolfato.blogspot.com.br/

Infelizmente nossos olhos não percebe mtas coisas q uma camera boa capta.... então lembre-se, observação é uma coisa, astrofotografia é outra. Estude bastante para que um dia vc faça boas astrofotografias.

Agora para vc ver um exemplo do q pode se fotografar com seu 70 tinha, veja o MILAGRE q esse cara faz:

Nebulosa de Orion:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=320516481474428&set=a.251558785036865.1073741829.100005482364952&type=1&theater

Omega Centauri:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=281405518718858&set=a.251558785036865.1073741829.100005482364952&type=1&theater

Isso são resultados maravilhosos pelo q ele tem em mão. Cara, como já ouvi relatos: "Saber usar bem o equipamento, vc arranca até leite dele".

Te garanto q se vc usar bem seu setentinha, vai ter mais proveito q um de 300 mm (pesadão, grandão e nada portátil, na maioria das vezes, fica encostado sem usar).

E é como falam, não ache q vc vai ver o q o Hubble capta.... mta gente infelizmente acaba perdendo o gosto por astronomia achando q vai ver maravilhas.


Mas te garanto q, usando bem o seu equipamento, depois ir atualizando seu setup, com certeza vc vai chegar em resultados bem satisfatórios, vai adquirir bom conhecimento e cultura.

Ah, tenha paciencia para focar com o telescópio, sempre use ocular de grande distancia focal para achar objetos, se quiser detalhes, vai trocando as oculares pelas distancias mais curtas....

Procurar no telescópio não é tarefa facil, alinhe a busca com um binóculos (se tiver) ou um programa de celular como o Sky Map e o Stellarium.

Paciencia, mta paciencia, mas vc sabendo ler o céu e ir identificando, te garanto q sua paixão pela astronomia só vai crescer.

Abraço

carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  Dry Qui 19 Fev 2015, 16:29

Oi Kauels.
Os colegas já deram várias dicas, mas gostaria de acrescentar que as condições do céu e a poluição luminosa irão influenciar, e muito, suas observações. Seu tele é mais indicado para os planetas Júpiter e Saturno e a Lua, devido a abertura e a grande distância focal. Não espere ver detalhes em objetos difusos que exigem uma maior captação de luz, apesar de ser possível ver vários como a Nebulosa de Órion e os aglomerados Ômega Centauri e Tucanae. No mais, escolha um local que não tenha incidência de luz direta ou poluição luminosa intensa.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  Dry Qui 19 Fev 2015, 16:39

carlos-sora escreveu:Olá kauels.

Cara.... da p ver sim mta coisa com o seu refrator. Mas uma coisa coloque em mente, se quiser ver mais detalhes: Um tele maior ou Astrofotografia.

Mesmo com um telescópio de abertura de 250 mm, vc não vai ver detalhes, agora se vc tiver uma boa camera, a coisa muda de figura.

Carlos, com um tele de 254mm é possível ver ótimos detalhes de objetos difusos. Em um local com pouca PL consegue-se ver várias galáxias e nebulosas além de poder resolver os aglomerados e as estrelas duplas. Mas em se tratando de astrofotografia, não tem comparação mesmo ! No entanto não acho uma boa ideia ir direto para ela pois as dificuldades e o investimentos são bem grandes e nem sempre se consegue um bom resultado.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  PauloM Qui 19 Fev 2015, 16:59


Carlos, os links do facebook que você passou estão indisponíveis!
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  carlos-sora Qui 19 Fev 2015, 17:48

Dry. Sim. Com certeza da pra ver muita coisa, minha colocação foi um pouco superficial, desculpe. Mas as vezes as pessoas mesmo assim saem desapontadas. Por isso que falei que astrofotografia é bem melhor.

Paulo. Então cara.... Faz o seguinte, quem quiser ver as fotos, entre no meu Facebook: Carlos Fernandes Sora e procure entre meus amigos o João Paulo Lima.
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  Dry Qui 19 Fev 2015, 20:34

Entendi Carlos. Vc tem razão quando fala que muitas pessoas saem desapontadas, e acho que a principal causa é a falta de informação. Muitos olham aquelas fotos fantásticas e acham que verão daquele jeito pelo telescópio. Já ouvi várias pessoas dizendo que são fascinadas por astronomia, mas nem ao menos conhecem alguma constelação ou nunca olharam por uma ocular.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  carlos-sora Qui 19 Fev 2015, 21:47

É verdade. Por isso é importante ler muito conteúdo antes mesmo de adquirir um binóculos e mais ainda qdo vai comprar hn telescópio. Eu to a três meses apenas na astronomia. Eu nem sabia o q era 3 Marias kkkk.... Já aprendo um bocado e cada dia fico ainda mais fascinado.
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  PauloM Qui 19 Fev 2015, 22:54


Valeu Carlos, vou dar uma olhadinha sim, já tenho você no face Very Happy

--

Sobre a decepção, eu mesmo era um candidato a isso. Ainda bem que assim que iniciei minha pesquisa sobre o tema já fiquei ciente do primeiro mito, nada de cores.

Talvez por esperar tão pouco eu fiquei apaixonado por júpiter. Consegui ficar 3 horas vendo júpiter, mesmo ainda sem conseguir "entender" detalhes do que estava vendo.

Fiquei perplexo com a nebulosa de órion, mesmo ainda sem consegui estabelecer uma ligação entre o formato das fotos e o da ocular, mas consegui ver as estrelas que formam o trapézio, é muito fascinante.

Mal posso esperar para ver saturno, que nem sei em que mês estará visível rs.
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  Bruno Sex 20 Fev 2015, 07:08

PauloM escreveu:Mal posso esperar para ver saturno, que nem sei em que mês estará visível rs.
Atualmente saturno já está visível sobre o horizonte leste por volta da meia noite, a noroeste da estrela antares na constelação de escorpião.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  carlos-sora Sex 20 Fev 2015, 09:54

Paulão.

Saturno tá nascendo à leste à 1 da manhã.

Use o Sky Map p celular ou o Stellarium (celular é pago) para PC.

Simples e fácil de achar. E vc vai ter uma observação maravilhosa.

Baixe o Stellarium para PC q dá para vc simular mta coisa. É um programa sensacional.
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  PauloM Sex 20 Fev 2015, 11:14


Opa, valeu Carlos.

Eu já uso o stellarium mobile.

Engraçado que quando eu estava consultando ele estava aparecendo de dia, junto com o sol. Por algum motivo julguei que ele não estaria visível a noite.

Infelizmente meu telescópio foi enviado para assistência técnica (na verdade a montagem). Crying or Very sad
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Como melhorar a qualidade das minhas imagens?

Mensagem  Diego Queiroz Dom 22 Fev 2015, 14:48

Boa tarde, amigos. Estou usando o meu refrator Skywacther Eq1 de 70 mm há dois meses e tenho aprendido cada vez mais. Sei que não é o recomendado adquirir um telescópio logo no início, mas o fiz. Comprei e este e não voltarei atrás. Adquiri também uma bússola e estou a cada dia aprendendo a usá-la de modo mais efetivo, e tem me ajudado muito a observar os astros. Todos os dias, quando começa a escurecer onde moro, observo Vênus e Marte a Oeste. Às 03:00 da Madrugada Júpiter aparece de frente para a minha varanda que é o meu ponto de observação (observar suas quatro luas foi fantástico). Mas tenho uma dúvida: eu observo Júpiter somente como uma esfera brilhante acompanhada das quatro luas, mesmo usando a barlow com a ocular de 25mm e de 10mm. Não consigo ver os cinturões, por exemplo. Por quê isso? O meu telescópio não pode me dar imagens mais detalhadas?

Diego Queiroz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  Dry Dom 22 Fev 2015, 16:15

Oi Diego. Não tem problema começar com telescópio, eu também comecei assim. Em relação a Júpiter, ele já é visível a partir das 20:00hs e as 03:00hs ele já está praticamente desaparecendo no horizonte. Pode ser que vc esteja vendo Saturno, que começa a nascer por volta de 01:00hs. Esses horários variam um pouco dependendo de sua localização, mas a diferença é pouca. Uma boa visualização não depende apenas do telescópio, sendo que a qualidade do seu céu vai influenciar bastante. Onde vc mora tem muita poluição luminosa (PL) ?
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  Diego Queiroz Dom 22 Fev 2015, 16:30

Tem sim, estou na Cidade. Eu ainda não consegui levá-lo para o Sítio no fim de semana, lá sim é escuro e com um céu bem estrelado. E trata-se de Júpiter sim, eu confirmei com o Stellarium e também por causa das luas galileanas que percebi logo que se tratavam das mesmas. Eu estou no Rio de Janeiro, no Município de Nova Iguaçu. Aqui eu só consigo usar o meu telescópio para observar o Oeste mesmo, uma limitação da minha residência.

Diego Queiroz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  Dry Dom 22 Fev 2015, 16:50

Legal Diego, também sou do Rio, mas moro em Piraí. Aqui a PL ainda não está alta mas já atrapalha um pouco, imagina a sua aí em Nova Iguaçu ! O melhor horário para observar Júpiter é por volta das 23:00hs quando ele está mais alto no horizonte. Por volta das 03:00hs ele já está bem baixo, em um local em que a poluição atmosférica e a luminosa impedem uma boa visualização.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  Diego Queiroz Dom 22 Fev 2015, 17:44

Que legal, o sítio da minha família fica em Japeri, próximo ao centro de Engenheiro Pedreira. Farei o seguinte então, assim que eu fizer observações de Júpiter em Japeri eu reporto os resultados. Lá talvez eu consiga observá-lo com mais detalhes.

Diego Queiroz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  Dry Dom 22 Fev 2015, 21:18

Beleza Diego. Com certeza vc terá bons resultados em um local sem PL.
Algumas dicas:
Observe, de preferência, os objetos quando eles estiverem próximo ao zênite.
Aguarde ficar bem escuro, nada de observar assim que escurece pois este não é o momento ideal. Por fim, faça a adaptação visual, ficando em um local escuro para que suas pupilas se dilatem ao máximo e assim poder captar a maior quantidade de luz possível.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  Bruno Dom 22 Fev 2015, 22:16

Diego Queiroz escreveu:Mas tenho uma dúvida: eu observo Júpiter somente como uma esfera brilhante acompanhada das quatro luas, mesmo usando a barlow com a ocular de 25mm e de 10mm. Não consigo ver os cinturões, por exemplo. Por quê isso? O meu telescópio não pode me dar imagens mais detalhadas?
Olá Diego, um outro ponto é que você pode estar utilizando uma ampliação muito elevada para o seu refrator ao usar a barlow + ocular de 10mm. A ampliação máxima teórica para uma abertura de 70mm é de 175x, e a barlow + ocular de 10mm vão proporcionar 180x. O aumento excessivo pode ter prejudicado o contraste nas imagens, e por jupiter já possuir  naturalmente um diâmetro aparente grande, não são necessárias ampliações muito elevadas para observá-lo. Utilize a ocular de 10mm (90x), e essa mesma ocular com a barlow 2x só que rosqueada no corpo dela (passando a funcionar com 1.5x), e que vai proporcionar assim uma ampliação de 135x com essa ocular, perfeitamente dentro da capacidade do seu telescópio. Não será difícil constatar que as imagens de jupiter mais nítidas e contrastadas, vão aparecer no seu refrator quando você utilizar nele  aumentos entre 90x e 135x.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  Diego Queiroz Seg 23 Fev 2015, 13:33

Obrigado Bruno, entendi. Outra coisa que eu queria entender, é o número (F-900) que aparece no tubo do meu refrator, se não me engano diz repeito à distância focal. Certo? E como funcionária essa distância focal? Como eu a utilizo conscientemente?

Diego Queiroz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  Bruno Seg 23 Fev 2015, 21:01

Diego Queiroz escreveu:1- o número (F-900) que aparece no tubo do meu refrator, se não me engano diz respeito à distância focal. Certo?
2- E como funcionária essa distância focal? Como eu a utilizo conscientemente?
1- Olá Diego, está certo ou seja, esse F-900 indica qual a distância focal do seu telescópio, e o 900 significa esse distância em milímetros ou 900mm de comprimento.
2- Não tem mistério. Para saber a ampliação máxima que o seu telescópio suporta sem perder a nitidez nas imagens, basta multiplicar o tamanho da abertura dele em milímetros pelo coeficiente 2.5 ou D x 2.5, e para o seu será 70mm x 2.5 = 175x. Isso significa que a ampliação máxima para ele será de 175x, acima disso as imagens perderão a nitidez. Mesmo assim não é aconselhável forçar o aparelho, porque serão poucas as noites sem turbulências na atmosfera. Uma ampliação máxima mais segura seria algo em torno de D x 2 ou 70mm x 2 = 140x. Uma boa ocular de 6mm será muito útil para o seu refrator, já que ela vai proporcionar 150x (90mm / 6mm = 150x).
Um telescópio também possui uma ampliação mínima, e que pode ser encontrada através da fórmula D / 7 ou 70mm / 7 = 10x. Abaixo de 10x haverá um escurecimento no centro do campo. Se você utilizar no seu refrator uma ocular de 30mm terá 900mm / 30 = 30x ou seja, uma ampliação mínima segura porque está acima de 10x. Se utilizar uma de 40mm também estará seguro porque 900mm / 40mm = 22x.
Apesar do aumento máximo teórico do seu telescópio ser de 175x, basta você não forçar o seu refrator de 70mm além de no máximo 140x a 150x e nem abaixo de 10x, que certamente você só não terá imagens boas se as condições atmosféricas não permitirem.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1 Empty Re: O que posso observar com meu telescopio refrator Skywatcher 70mm EQ1

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos