ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filtros Planetários Coloridos

3 participantes

Ir para baixo

Filtros Planetários Coloridos Empty Filtros Planetários Coloridos

Mensagem  Fernando123 Sáb 27 Dez 2014, 00:49

Galera, é o seguinte...
To realmente com um dinheiro para investir no meu Refrator Skywatcher 90mm AZ3 porém já tenho os acessórios recomendados por vocês aqui (Filtro lunar, Ocular 6mm e Barlow 2x)... Tava pensando em adquirir uns Filtros Coloridos para observação planetária que são estes: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/filtros/kit-de-quatro-filtros-coloridos-expanse-1-25-detail#!kmt-start=30

OBS: Ainda estou esperando o Tele chegar, ou seja, sou TOTALMENTE iniciante no quesito astronomia amadora. Então queria saber, também, se esses filtros vão me AUXILIAR ou DIFICULTAR...

Mas gostaria mesmo de saber também... É uma compra que vale a pena? Ou devo não gastar meu dinheiro?
Vai ter uma NOTÁVEL diferença em minhas observações planetárias?
Podem me mandar uma foto de uma observação com e uma sem um Filtro Colorido?

AJUDEM-ME Crying or Very sad (Mais uma vez)

OBS: Ainda estou esperando o Tele chegar, ou seja, sou TOTALMENTE iniciante no quesito

Fernando123
Curioso
Curioso

Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros Planetários Coloridos Empty Re: Filtros Planetários Coloridos

Mensagem  Bruno Sáb 27 Dez 2014, 14:56

Fernando123 escreveu:
Ainda estou esperando o Tele chegar, ou seja, sou TOTALMENTE iniciante no quesito astronomia amadora. Então queria saber, também, se esses filtros vão me AUXILIAR ou DIFICULTAR...
Mas gostaria mesmo de saber também...  É uma compra que vale a pena? Ou devo não gastar meu dinheiro?
Vai ter uma NOTÁVEL diferença em minhas observações planetárias?
Podem me mandar uma foto de uma observação com e uma sem um Filtro Colorido?
Olá Fernando, os filtros poderão te auxiliar bastante mas não agora, primeiro você precisa extrair o máximo do seu futuro telescópio com o mínimo necessário, de outra forma não desenvolverá a sua acuidade visual. Por ora a Barlow 2x, a ocular de 6mm e o filtro lunar são mais do que o suficiente. Depois de aprender a observar e reconhecer os aspectos mais evidentes nos objetos celestes, você saberá o que precisa ser acentuado ou atenuado numa imagem telescópica. Existe uma variedade enorme desses filtros que te ajudarão, e esses que te interessaram poderão ser muito úteis, mas generalizar o uso deles pode induzir a gastos desnecessários porque a sensibilidade e a acuidade visual de cada observador é única. Um mesmo filtro azul pode não ter a mesma transmissão de luz no nervo ótico de um olho humano para outro. Se de fato já quer comprar filtros para incrementarem a observação planetária, antes dos filtros visuais coloridos comece com um que atenue o brilho ainda acentuado de um refrator com as características do SW 90mm AZ3 (abertura moderada com uma razão focal mediana). Um filtro que minimiza de forma eficiente a dispersão das cores tanto na observação lunar quanto planetária é o Lunar Crystal View Moon: https://tellescopio.com.br/filtros/filtro-crystal-view-moon-1-25pol
Atualmente marte e saturno não estão favoráveis à observação, então esse filtro vai servir para proporcionar excelentes contrastes na observação lunar, e será muito útil para observar alguns detalhes nas faixas de jupiter como a Grande Mancha Vermelha (ainda que um pouco difusa), uma ou outra faixa temperada, as zonas polares e as sombras das suas 4 maiores luas sendo projetadas no disco quando realizarem um trânsito na frente dele.
Qualquer dúvida é só ir retornando.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros Planetários Coloridos Empty Re: Filtros Planetários Coloridos

Mensagem  phmf Dom 28 Dez 2014, 13:20

Esse filtro cristal view moon tem o mesmo efeito do polarizador variavel? Possuo um desses e gostei bastante da possibilidade de ajuste, mas parece que a imagem fica mais cinzenta. Aproveitando a oportunidade, pergunto se há algum bom filtro para correção de aberração cromatica

phmf
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 20/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros Planetários Coloridos Empty Re: Filtros Planetários Coloridos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos