ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas).

3 participantes

Ir para baixo

R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas).  Empty R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas).

Mensagem  Reinaldo Bis Sex 30 maio 2014, 11:37

Olá pessoal da AF;

Estava eu, após algumas observações que poucos de nós notamos em nossa volta, meditando sobre o passado e futuro, tive algumas ideias e gostaria de compartilhar com vocês. Como o tópico é de especulação... Então vamos especular.
A população mundial aumenta a cada dia e a cada ano. Apesar de alguns programas e leis impostas em alguns países para o controle ou aumento dessas estatísticas, ela continuará crescendo e consequentemente as cidades, os meios de produção industriais e de transporte, a poluição, o lixo e outros dejetos humanos.
As cidades crescem descontroladamente para cima, para os lados, daqui a pouco até para baixo. Grandes áreas são desmatadas e apropriadas para loteamentos e condomínios para acomodar essa multidão de gente. Em breve, as áreas chamadas “Rurais”, espremidas pelas cidades, deixarão os livros de geografia e passarão para os livros de História, pois áreas rurais serão passado, haverá apenas áreas Urbanas. A poluição luminosa e atmosférica cresce com o aumento das cidades e das frotas de veículos despejando toneladas de gases tóxicos na atmosfera.  A nossa Era terá seu fim como um espetáculo de teatro onde as cortinas são fechadas ao fim da peça. O teatro é o céu, os atores são os astros, estrelas, Planetas e seu espetáculo de luz, cores e movimentos; e a cortina são os gases fechando nossa atmosfera.
A prova de tal mudança e manipulação geográfica é que já existem áreas reservadas e protegidas por leis para que o bicho homem não acabe, são as Reservas Ambientais.
Para nós astrônomos iniciantes, amadores e profissionais. O que mais tem incomodado nesse “progresso” é a dificuldade de se ter uma observação de qualidade. Para uma melhor qualidade de vida á maioria de nós moramos nesses centros de cidades metropolitanas. E observar esta se tornando algo difícil e desanimador. Algumas estrelas que antes podíamos ver a olho nu, ja não podemos mais. Os astros balançam na lente do telescópio devido a poluição concentrada nesses centros urbanos. E agora? Quem poderá nos defender???
Tive agora uma visão futura, uma saída... A única saída.
A criação das R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas). Essas áreas localizadas a algumas centenas de quilômetros das capitais serão nosso refúgio. Lá pelo menos estaremos longe da poluição luminosa. Da atmosférica ainda não se sabe, mas já será um grande avanço. Encontros serão organizados e realizados para podermos observar, fotografar, dialogar e trocar conhecimento com astrônomos amadores de todos os cantos e recantos do país. Leis e regras serão estabelecidas para serem regidas e cumpridas nas A.R.R para a preservação dessas áreas. E assim os futuros astrônomos amadores poderão se dedicar ao seu hobby favorito.

Reinaldo Bismarck de Carvalho
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 34
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas).  Empty Re: R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas).

Mensagem  Bruno Sex 30 maio 2014, 12:05

Reinaldo Bis escreveu:Da atmosférica ainda não se sabe, mas já será um grande avanço.
Exato Reinaldo, os aerossóis estão se tornando os maiores vilões, uma real ameaça às observações astronômicas, e já nos dias atuais inúmeras são as noites perdidas em função da quase permanente névoa seca. Se continuar o espalhamento de aerossóis no ritmo em que está, provavelmente as observações visuais ficarão reduzidas a somente imagens através do infravermelho.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas).  Empty Re: R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas).

Mensagem  Reinaldo Bis Sex 30 maio 2014, 12:55

Pois é Bruno,

Esses gases jogados na atmosfera nas grandes cidades, se acumulam na camadas mais altas da atmosfera e são carregas pelos ventos para outros locais. (me corrijam se estiver errado)
Por isso citei o exemplo da cortina de gás que esta fechando o nosso céu acabando o nosso espetáculo.

Agora ligando isso ao caso das nuvens de condensação dos aviões e os rastros químicos... não seria esse rastro químico a condensação desses gases ja soltos no ar que se condensam e se formam? Ao invés do suposto e propositalmente lançamento de substancias químicas no ar?

Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 34
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas).  Empty Re: R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas).

Mensagem  Bruno Sex 30 maio 2014, 13:18

Reinaldo Bis escreveu:ao caso das nuvens de condensação dos aviões e os rastros químicos...
não seria esse rastro químico a condensação desses gases já soltos no ar que se condensam e se formam?
Ao invés do suposto e propositalmente lançamento de substancias químicas no ar?
Estou mesmo inclinado a acreditar nas duas hipóteses, e também não só gases mas partículas e agentes químicos. Quem duvidar disso basta lembrar por exemplo das toneladas de pesticidas lançados através de fumigações, realizadas com aviões nas áreas agrícolas.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas).  Empty Re: R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas).

Mensagem  Griszewski Sex 30 maio 2014, 21:29

Bom ver que você realmente está preocupado Reinaldo, gostei muito de ler seu texto e nunca havia parado para pensar de como será o "nosso" futuro na astronomia, eu, que tenho apenas 19 anos e tenho a vida inteira para apreciar o céu, como será daqui a 30 anos? será que terá uma grande diferença? Evidentemente , não podemos culpar ninguém pela expansão das cidades, famílias que não tem condições de morar na capital devido ao preço dos imóveis, geralmente procuram casas pelas regiões metropolitanas e assim só vejo o aumento desse processo.
Creio que com o aumento das cidades e populações, os telescópios não irão ficar para trás também, ou seja, confio que sempre irão fazer bons telescópios ( aumentos grandes e qualidade óptica excelente). Você perde em um lado, no entanto ganha de outro.
Realmente acho um incômodo ir para regiões mais afastadas para poder ter uma boa visão, eu nunca fiz isso, mas em breve eu espero fazer.
Na época de Galileu, obviamente, o céu era completamente escuro, o que é um desejo de todo astrônomo amador ou não. Mas o que adianta o céu escuro e um telescópio que amplia somente 30x? sempre iramos ganhar de um lado e perder do outro, entendo que é uma comparação que alguns aqui do fórum podem achar "patética", mas é o meu ponto de vista. Rolling Eyes 
Enfim, ótimo tópico.
Abraço
Griszewski
Griszewski
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 29
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas).  Empty Re: R.A.A (Reservas Ambientais e Astronômicas).

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos