ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

+2
Griszewski
Tellescópio
6 participantes

Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

Mensagem  Tellescópio Seg 05 maio 2014, 17:57

Acompanhe os principais eventos que ocorrerão neste mês, que está repleto fenômenos, no link a seguir:

http://tellescopio.com.br/boletim-astronomico/eventos-celestes-visiveis-maio-2014
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty Re: EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

Mensagem  Griszewski Ter 06 maio 2014, 12:01

putz!,ficou perfeito, parabéns pelo trabalho Tellescópio, ajudou-me muito a saber o que terá de melhor para o mês de maio, continue com essa ideia que ajudará muita gente a se posicionar no momento certo de cada observação.

Griszewski
Griszewski
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 29
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty Re: EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

Mensagem  orlando Ter 06 maio 2014, 23:15

Muito legal!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty Perfeito!!

Mensagem  Reinaldo Bis Qua 07 maio 2014, 08:43

Muito bom mesmo Tellescópio!

Parabéns e obrigado por compartilhar conosco, é muito bom estar por dentro dos acontecimentos astronômicos.

Valeu  cheers 
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 34
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty Re: EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

Mensagem  WSMOURA Qui 08 maio 2014, 19:41

Pegando carona no tópico do nosso amigo, algo que não estava programado pude acompanhar hoje junto com minha esposa. Observando a Lua a olho nu, por volta das 19:00, observei um ponto luminoso logo abaixo da Lua na constelação de Leão cortando o céu, tudo indica um meteoro, apesar do brilho da Lua, deu pra observar o  ponto brilhante e o seu rastro.

WSMOURA
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 29/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty Re: EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

Mensagem  Bruno Qua 14 maio 2014, 11:54

A lua vai estar muito próxima de Saturno (em conjunção) no final da próxima madrugada (15/05/2014), quando os astros estiverem se pondo a oeste, e a ocultação do planeta será visível apenas na Austrália e na Nova Zelândia.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty Re: EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

Mensagem  WSMOURA Seg 26 maio 2014, 19:36

Boa noite !

Hoje por volta das 19:00 horas pude observar a olho nu, 02 pontos brilhantes entre Marte e Spica. Ao consultar o Stellarium trata-se dos asteróides Ceres e Vesta.
Observei um outro ponto abaixo de Spica, o qual não consta no Stellarium.

WSMOURA
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 29/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty Re: EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

Mensagem  Bruno Seg 26 maio 2014, 19:56

WSMOURA escreveu:Observei um outro ponto abaixo de Spica, o qual não consta no Stellarium.
Como os asteroides estão em geral mais ou menos limitados à uma mesma região no espaço, fique de olho e vá acompanhando procurando ver se no espaço de alguns dias esse ponto luminoso se deslocou em relação a Spica. Caso afirmativo poderá ser um asteroide também.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty Re: EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

Mensagem  WSMOURA Seg 26 maio 2014, 22:05

Vou tentar acompanhar, se o tempo der uma colaborada como hoje, se bem que tenho alguma sorte em observar o céu a olho nu no "momento certo". No trabalho fica meio difícil, mas vamos tentar.

WSMOURA
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 29/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty Re: EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

Mensagem  Bruno Seg 26 maio 2014, 22:23

WSMOURA escreveu: tenho alguma sorte em observar o céu a olho nu no "momento certo".
Se você observou os pontos brilhantes a olho nu verifique novamente, porque sem instrumentos não é possível observar asteroides.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty Re: EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

Mensagem  WSMOURA Seg 26 maio 2014, 22:56

Bom como posso explicar, notei brilhar por uns 3 segundos e depois sumiu, por algum tempo fiquei observando e não notei de novo. Logo em seguida consultei o Stellarim e estavam lá. Não é muita coincidência eu não saber dos asteroides e ter visto o brilho na constelação onde iriam passar ?
Não questionando o seu conhecimento, você está no meio astronômico a muito mais tempo que eu, mas que é muita coincidência.

WSMOURA
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 29/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty Re: EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

Mensagem  Bruno Seg 26 maio 2014, 23:10

WSMOURA escreveu:Não questionando o seu conhecimento, você está no meio astronômico a muito mais tempo que eu, mas que é muita coincidência.
Acredito que aqui estamos todos aprendendo. Coincidências acontecem, e foram muitas as vezes por exemplo que um meteoro ou um satélite cruzaram o campo do meu telescópio. Não quero dizer que isso explique, mas depois dê uma pesquisada no tópico a seguir: https://astronomia.forumeiros.com/t389-observacao-de-satelites-artificiais?highlight=iridium+flare
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty Re: EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

Mensagem  WSMOURA Ter 27 maio 2014, 13:36

Sim é uma explicação plausível.
Se computei de maneira correta, os dados de altitude e azimute do Stellarium com as informações do site heavens, naquele momento estavam passando 2 satélites o SL-8 R/B e o NOOA 12. Foi o ponto de maior aproximação da Terra.

WSMOURA
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 29/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014 Empty Re: EVENTOS CELESTES VISÍVEIS EM MAIO 2014

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos