ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

refrator Vixen 70mm f10

5 participantes

Ir para baixo

refrator Vixen 70mm f10 Empty refrator Vixen 70mm f10

Mensagem  starman Seg 28 Abr 2014, 13:43

Boa tarde.
Vendo um refrator Vixen 70mm f10 (setentinha) seminovo.
Valor - 250,00 ou aceito avaliar alguma proposta de troca por algum equipamento ou acessório.
http://images1.opticsplanet.com/365-240-ffffff/opplanet-vixen-space-eye-70mm-telescope-32752.jpg
Tratar através de MP.

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

refrator Vixen 70mm f10 Empty Re: refrator Vixen 70mm f10

Mensagem  starman Ter 29 Abr 2014, 06:57

Bom dia.
O refrator já foi vendido.
Obrigado pelo espaço na seção de classificados (muito útil).

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

refrator Vixen 70mm f10 Empty Boa venda, boa compra.

Mensagem  Reinaldo Bis Ter 29 Abr 2014, 10:32

Olá Starman...

Já tive a oportunidade de observar junto com meu grande amigo Bruno, num telescópio Vixen de 70mm que ele adquiriu, e achei um ótimo instrumento para iniciantes, devido a sua qualidade óptica e fácil manuseio, além de ter um preço acessível. Garanto que quem o comprou fez uma boa compra.
Mas você tem outros telescópios Starman?
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 34
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

refrator Vixen 70mm f10 Empty Re: refrator Vixen 70mm f10

Mensagem  starman Ter 29 Abr 2014, 11:28

Reinaldo Bis escreveu:Olá Starman...

Já tive a oportunidade de observar junto com meu grande amigo Bruno, num telescópio Vixen de 70mm que ele adquiriu, e achei um ótimo instrumento para iniciantes, devido a sua qualidade óptica e fácil manuseio, além de ter um preço acessível. Garanto que quem o comprou fez uma boa compra.
Mas você tem outros telescópios Starman?

Bom dia Reinaldo.
O setentinha me deu muitas alegrias porque usado com aumentos medianos, ele proporciona imagens muito interessantes tanto do sistema solar como do céu profundo.
Eu tenho um dobsoniano de 200mm f/6, já pensei em vende-lo mas não posso ficar sem um bom instrumento para céu profundo (e ele é ótimo). Pretendo adquirir agora ou um refrator ou um Maksutov de f longo (14 ou 15), porque eu gosto muito de observar a Lua e os planetas, e para isso eu preciso de aumentos mais fortes sem perder a nitidez e aí entra o F longo. Já com o 200mm f/6 eu alcanço no máximo 200x sem perder a nitidez por causa do f mediano. Deixo ele para céu profundo com poucos aumentos (30x com ocular de 40mm), pois nisso ele é surpreendente.

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

refrator Vixen 70mm f10 Empty 200mm é ótimo.

Mensagem  Reinaldo Bis Ter 29 Abr 2014, 12:05

Bom de mais Starman... olha, a primeira vez que fiz uma observação astronômica foi quando tinha 14 anos, por tanto, a 11 anos atrás na Serra do Cipó também junto com o Bruno, e foi em um Refletor de 200mm F6. Após observar Saturno ele me mostrou um campo estelar e disse que se eu conseguisse contar quantas estrelas eu visse na ocular me daria aquele telescópio, mas era impossível de fazê-lo. Fiquei maravilhado. Alguns anos depois pude comprar meu primeiro Telescópio um Refrator Tasco de 90mm F10. Mais tarde tive que me desfazer dele, hj tenho um Celestron 80 F11 e realmente telescópio de F longo são perfeitos para planetas, quando maior melhor. Próximo ano pretendo pegar um Refletor de 20mm pois o céu profundo é incrivelmente lindo. A jogada é essa mesmo, ter um bom refrator de Foco longo para planetas e um refletor para céu profundo.
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 34
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

refrator Vixen 70mm f10 Empty Re: refrator Vixen 70mm f10

Mensagem  Bruno Ter 29 Abr 2014, 13:27

Reinaldo Bis escreveu:Próximo ano pretendo pegar um Refletor de 20mm.
Leia-se 200mm.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

refrator Vixen 70mm f10 Empty Re: refrator Vixen 70mm f10

Mensagem  Reinaldo Bis Ter 29 Abr 2014, 14:21

Vixe é mesmo Bruno... 200mm. Obrigado pela correção, não consegui editar.
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 34
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

refrator Vixen 70mm f10 Empty Re: refrator Vixen 70mm f10

Mensagem  Griszewski Ter 29 Abr 2014, 14:41

Olá, por curiosidade, vocês possuem mais de um telescópio? show de bola essa informação sobre o refrator servir para planetas e o refletor para céu profundo. Eu adquiri o sky 90mm az3, caso opte por um mais potente no futuro, vale a pena manter o refrator? Adoraria uma opinião sobre isso, estou aprendendo muito com o fórum.
Griszewski
Griszewski
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 29
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

refrator Vixen 70mm f10 Empty Céu adentro!

Mensagem  AGM Ter 29 Abr 2014, 15:30

Você terá ótimas observações de céu profundo no AZ3 90mm com a ocular de 25mm.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

refrator Vixen 70mm f10 Empty Re: refrator Vixen 70mm f10

Mensagem  Bruno Ter 29 Abr 2014, 15:37

Griszewski escreveu:show de bola essa informação sobre o refrator servir para planetas e o refletor para céu profundo.
Eu adquiri o sky 90mm az3, caso opte por um mais potente no futuro, vale a pena manter o refrator?
Olá Griszewski, tanto os refratores acromáticos quanto os refletores servem para observar os planetas, o que devemos prestar atenção é na razão focal F do instrumento. Para a observação visual de detalhes numa superfície planetária as ampliações elevadas são requeridas, e além da abertura do instrumento que deve ser a maior possível, para se obter sucesso sem perder a qualidade (contraste) nas imagens, uma distância focal de 10 a 15 vezes o diâmetro da objetiva em milímetros também é importante (F10 para refletores newtonianos e de 12 a 15 para refratores e catadióptricos). No caso de F moderado (6 a 8 para refletores e 10 a 11 para refratores acromáticos e catadióptricos) é só utilizar aumentos moderados da ordem de 1.5x a 2x a abertura em milímetros (no caso do refrator acromático de 90mm seria 135x a 180x no máximo). Se fosse um F5 seria de 90x a 135x. Entretanto existem refratores acromáticos cujas objetivas são feitas de vidro de baixa dispersão (vidro ED), e mesmo tendo a distância focal curta eles suportam aumentos mais elevados sem perder o contraste. E ainda tem os apocromáticos que possuem de 3 a 5 lentes compondo a objetiva, proporcionando imagens sem aberração cromática mesmo com distâncias focais curtas. A diversidade de tipos de telescópios pede também uma maneira diversa de se utilizar as ampliações. A vantagem das grandes aberturas é que mesmo com um F curto o aumento normal delas vai ser grande, por exemplo: o aumento normal de um espelho de 200mm é de 200x, um 300mm é de 300x e assim por diante. Agora se você gosta mais de observar a lua e os planetas, procure um instrumento que tenha a maior abertura e a maior distância focal possíveis.
E quanto ao 90mm AZ3 além de ser um instrumento muito útil, ele serve muito bem para céu profundo com uma ocular de 30mm ou 40mm (22x a 30x), e para as observações planetárias com uma ocular WA de 6mm (150x).
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

refrator Vixen 70mm f10 Empty Re: refrator Vixen 70mm f10

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos