ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fotografando formações Lunares

+11
Bruno
Pires
alemão do espaço
starman
Tellescópio
Lucas87
M.couto
Durva
adrianourataki
orlando
Admin
15 participantes

Página 4 de 13 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Lucas87 Qui 24 Jan 2013, 14:42

Processamento de vídeo da Lua, destacando a cratera Aristarco.

Fotografando formações Lunares - Página 4 Planciearistarco
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Aristarchus.

Mensagem  Bruno Qui 24 Jan 2013, 16:02

Fotografando formações Lunares - Página 4 Planciearistarco
É isso aí Lucas87, ontem observei demoradamente essa área próxima à brilhante cratera Aristarchus, Herodotus e o Valle schröeter, além do sistema de raias brilhantes que compõem a capa de ejetos da cratera Kepler. Bom trabalho.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  M.couto Qui 24 Jan 2013, 16:07

Oi Bruno,
essa questão das raias brilhantes nessas crateras de impacto mais jovens implicam em um processo de formação de crateras diferenciado?
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Formação de crateras por impacto.

Mensagem  Bruno Qui 24 Jan 2013, 16:30

Olá M.couto, o processo de formação de crateras por impacto como Aristarchus e Kepler por exemplo, é explicado quando um objeto (um pequeno asteróide) mergulha em direção à superfície lunar, e ao tocar a crosta produz dois tipos de ondas de choques, sendo que a primeira envolve o pequeno asteróide vaporizando-o a ponto de fundir as rochas no local do impacto, onde irá ocorrer uma absorção de uma fração da energia liberada, porém uma maior quantidade dessa energia ainda irá produzir uma segunda onda de choque que se expandirá de forma radial do centro para fora, e é nesse momento que uma cratera de impacto será escavada, tendo como consequência a desintegração da sua orla que é lançada para fora dela e à sua volta. Então esse material escavado e lançado para fora da cratera para as áreas adjacentes é que vai compor uma capa de ejetos e as raias brilhantes.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Astroavani Sex 01 Fev 2013, 00:20

Estou começando a testar a SPC em fotografia lunares com maior resolução.
São filmes de 200 frames que eu seleciono apenas os 25% melhores no AS!2. Uso um Sharpened de 50% no AS!2 e depois apenas dou um leve retoque no Irfan sem usar o Registax. Para primeiros resultados até que fiquei agradavelmente surpreso.
GSO 12" + SPC 900 + filtro L Astronomik + Powermate 4X
Empilhamento de apenas 26 frames no AS!2 com processamento no Irfan

Fotografando formações Lunares - Página 4 2

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Bruno Sex 01 Fev 2013, 05:39


Shocked !!!

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Astroavani Sex 01 Fev 2013, 07:41

Olá Bruno!

Não entendi os !!!!
Tem algum erro?
Não gostou da foto?
Ficou surpreso?
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Bruno Sex 01 Fev 2013, 08:32

Astroavani escreveu:Olá Bruno
Não entendi os !!!!
Tem algum erro?
Não gostou da foto?
Olá Avani, fica difícil explicar, parece que estou a contemplar uma foto tirada por alguma sonda voando numa órbita mais baixa sobre essas crateras lunares.
Como está ainda em fases de testes iniciais, no panorama geral não estariam as estruturas ainda um pouco "lisas" nos contornos dos detalhes mais finos? Não sei se em astrofotografia esse seria um têrmo apropriado ou melhor do que resolução, entretanto devo frisar que é inegável como nessa astrofoto os interiores desse sistema duplo de crateras se apresentam com uma importante variedade de tipos de relêvos, sendo ora lisos como os basaltos de mar, ora com minúsculos poços crateriformes, montanhas, picos, derrames de lava com cristas de enrugamento, fendas, a projeção de sombras e etc... .


Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Astroavani Sáb 02 Fev 2013, 20:29

Tipo: Cratera
Período geológico: Eratosthenian (de -3,2 bilhões de anos a -1,1 bilhões)
Tamanho:
Dimensão: 90.0x90.0Km / 53.0x53.0Mi
Altura: 3700,0 '/ 11200,0 pé
Altura / relação Wide: 0,0425
Descrição:
Formação circular. Forma um casal com notável Eudoxo.
Encostas muito íngremes e atormentado apoio Mitchell Oriente.
Paredes muito altas em terraços.
Piso plano extensa. Duas pequenas montanhas fora do centro.
Colina rilles e craterlets.
observação:
Juros: formação Excepcional
Período de observação: 6 dias após a Lua Nova ou 5 dias depois da Lua Cheia
Instrumento mínima: 50 milímetros refrator

GSO 12" + SPC 900 + Powermate 4X
Empilhamento de 85 frames só no AS!2

Fotografando formações Lunares - Página 4 Add53c99-70e1-4616-8381-43eb13ca11aa

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Lucas87 Sáb 02 Fev 2013, 21:19

Tais conseguindo ótimas imagens com a SPC avani! Parabéns. Como o Bruno disse, parece a foto de uma sonda em órbita lunar...
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Sobrevôo lunar.

Mensagem  Bruno Seg 04 Fev 2013, 09:05

É isso mesmo Lucas87, parece um sobrevôo circunlunar a baixa altitude. Muito interessantes as paredes em forma de "platôs" que descem em direção ao piso interior dessa cratera, e a capa de ejetos sem brilho acentuado que confirmam a sua conformação oriunda de um impacto antigo. Continue firme Avani que a cada astrofoto sua o aprimoramento tem sido uma constante.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Astroavani Seg 04 Fev 2013, 12:39

Duas capturas feitas com software diferentes da cratera Moretus próxima ao Pólo Sul Lunar.
Importante destacar que estas fotos feitas próximas ao limbo são bastante chatas de controlar a luminosidade e exigem muito cuidado na hora da captura e processamento.
GSO 12" + SPC 900 + Powermate 4 X
Processamento: AS!2 + Photofiltre + Irfan

Fotografando formações Lunares - Página 4 Sem_t_tulo4

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  orlando Seg 04 Fev 2013, 15:04

essa astrofoto parece que foi tirada por uma sonda.muito bacana a imagem avani.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Tellescópio Ter 05 Fev 2013, 09:16

As duas imagens abaixo foram capturadas com a QHY5T + Refrator 150mm F/5 Sky-watcher + Barlow 3X.
O enfoque aqui é que cada uma teve o processamento e empilhamento em softwares diferentes, uma usando apenas o Registax5 e outra o AS!2. Confiram:

LUA em 187,5X - processamento no AS!2
Fotografando formações Lunares - Página 4 05022013095241

LUA em 187,5 - processamento no Registax5
Fotografando formações Lunares - Página 4 05022013095446
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Durva Ter 05 Fev 2013, 11:01

Muito boas as duas astrofotos Israel! Essa camera é mesmo show de bola. Na minha singela opinião, a segunda foto, processada somente pelo Registax5 evidencia mais os diferentes tons esverdeados dos mares e diminui o brilho da superfície do satelite, melhorando muito o contraste.

Belo trabalho, parabéns!

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  orlando Ter 05 Fev 2013, 11:09

muito bom telescopio.eu curti as duas imagens!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty RE: FOTOGRAFANDO FORMAÇÕES LUNARES

Mensagem  Tellescópio Ter 05 Fev 2013, 11:14

Obrigado Durva e Orlando! também notei que a segunda foto que foi processada somente no Registax5 ficaram com melhores contrastes. Isto salienta a fama que este software tem!
Estou esperando o céu nublado dar uma trégua aqui para poder registrar mais da Lua, com maiores ampliações.


Última edição por Tellescópio em Ter 05 Fev 2013, 11:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Escrevi nome de usuário errado)
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Astroavani Ter 05 Fev 2013, 11:31

Olá Israel!

Seria interessante se você passasse mais dados sobre a captura tais como:
* Software de captura
* Configurações da captura (se usou o Fire ele cria um bloco com todos os dados, FPS, nº de frames, gain, gama, brilho, etc.)
* Quantos frames foi usado para empilhar em cada uma se você souber

Achei as imagens com luminosidade muito diferente e só o fato de usar softs diferentes não justifica isto pois no processamento a gente busca parâmetros meio parecidos no resultado final já que da para abrir as duas juntos em um programa de pós-processamento tipo Photofiltre e ir equilibrando-as.
Sendo honesto para você o resultado ficou bem aquém do que eu esperava mas creio que isto se deva a sua falta de prática em astrofotografia, pois estas cameras tem potencial para apresentar um resultado muito melhor.
Outra coisa também é que a qualidade da barlow usada altera bastante a qualidade da foto obtida, eu tentei muito no começo com uma barlow da GSO, tanto a de 1,25" como a ED de 2" e não teve jeito de obter bons resultados.
Atualmente só uso uma Powermate ou a Orion Ultrascópic que é uma barlow longa cujo perfomance é muito bom em astrofotografia.
Vamos esperar a minha chegar para ver!
Espero que não interprete mal minhas considerações.
Um grande abraço!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty RE: FOTOGRAFANDO FORMAÇÕES LUNARES

Mensagem  Tellescópio Ter 05 Fev 2013, 12:05

Boa tarde Avani,

Agradeço pelas dicas, mas na verdade desta vez meu foco não era tanto, registrar com todo o potencial desta câmera e por isso não cheguei nem a anotar os dados de captura. Esta imagem foi capturada pelo software próprio da câmara há uma semana atrás. Como sabe um refrator 150 F/5 tem muita aberração cromática e mesmo para astrofotografia isso é péssimo. Então estou desenvolvendo através de experiências um mecanismo que dribla este efeito nos refratores com distância focal curta e para atestar a qualidade, tenho feito estas astrofotos com o intuito de analizar os contrastes, brilho, foco nas imagens e nas obervações.
Quanto a diferença nas fotos, realmente houve sem o uso de editores tais como Photoshop, Photofiltre, etc. por isso decidi postar as fotos aqui. Possivelmente ocorreu por algum ajuste do AS!2 ou no Registax. Mas o ponto nas fotos é que que teve processamento no AS!2 ficou com aspecto mais "wide".
Concordo plenamente contigo, no uso de Powermate ou outros acessórios similares.

Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Astroavani Ter 05 Fev 2013, 12:30

Compreendo perfeitamente suas colocações!

Porém como você não as tinha postado eu não tinha como saber qual foi o objetivo das duas fotos, por isto peço desculpas pelas críticas.
Realmente um refrator deste tipo não é o mais adequado ainda mais para fotos lunares!
Então você usou o EZ Planetary para fazer a captação e pelo visto ele não gera um bloco de notas.
Esta é uma desvantagem em relação ao FireCapture já que para nós astrofotógrafos os dados de captura as vezes são fundamentais.
Abraço!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty RE: FOTOGRAFANDO FORMAÇÕES LUNARES

Mensagem  Tellescópio Ter 05 Fev 2013, 12:45

Avani,

Toda crítica é muito bem vinda principalmente em astrofotografia, agente aprende é assim mesmo.
O software da QHY5T é o QGVideo5T. Ele tem a função de bloco, mas estava desativada. Agora o soft que você usará na sua é o EZplanetary mesmo.
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Astroavani Ter 05 Fev 2013, 14:46

Creio que ainda não tinha postado este interessante mosaico no AF!
Foi feito a partir de capturas obtidas no ano de 2012 e nem todos os objetos foram capturas de minha autoria, mas o processamento de todos foi feito por mim a partir de filmes enviados pelos amigos Darío Pires e Conrado Seródio.
Lua: captura e processamento Avani Soares
Júpiter: captura Darío Pires
Marte e Saturno: Captura Conrado Seródio
Para quem quiser ver esta foto e outras de minha autoria em resolução máxima segue o link do AstroBin:
http://www.astrobin.com/users/astroavani/

Fotografando formações Lunares - Página 4 Bf668fba-8b98-4e0a-9148-74f32df27320


Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Tellescópio Ter 05 Fev 2013, 19:44

Avani,

Olha a incrível qualidade da QHY5L-II que você encomendou. Este mosaico acabou de ser postado no fórum da QHY CCD. São 4 * 500 frames empilhados, usando a QHY5L-II.
Estou realmente ancioso para ver os resultados desta câmera em suas mãos. Ela possui sensibilidade até para astrofotos de deep sky, conforme mostrado no último link.
Fotografando formações Lunares - Página 4 05022013203727

Link para imagem no tamanho original: http://qhyccd.com/ccdbbs/index.php?action=dlattach;topic=3634.0;id=3656;image

Imagem Deep Sky: http://qhyccd.com/ccdbbs/index.php?topic=3647.0
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Astroavani Ter 05 Fev 2013, 22:12

Oi Israel!

Te agradeço muito os links enviados pois estou pesquisando tudo que encontro sobre esta camera, se quiser e puder continuar me enviando informações que descobrir sobre ela ficarei agradecido, pode ser para o meu i-mail que você já tem.
Gostei muito da foto do mosaico, não vi nela aquela linha chata e contínua na borda Lunar que geralmente aparece em fotos de grande plano, embora na minha opinião o autor poderia ter trabalhado melhor o processamento. Só ao aplicar um filtro Unsharp Mask já iria destacar muito os detalhes.
Mas processamento é uma forma de arte e cada artista tem o seu gosto e o seu estilo e isto não pode ser contestado.
Já a foto de DSO me surprendeu muito, abre imensas possibilidades para uma camera destas.
Dá para brincar perfeitamente com DSOs sem grande pretensões é claro!
Realmente estou cada vez mais convicto que fiz uma grande escolha e ainda hoje mesmo lá no CF eu falei desta camera como uma ótima opção custo X benefício para quem quiser se aprofundar.
http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewtopic.php?f=59&t=17767
É praticamente certo se eu me acertar com ela que para o próximo verão encararei uma Monocromática para dar o próximo passo.
Abração!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty RE: FOTOGRAFANDO FORMAÇÕES LUNARES

Mensagem  Tellescópio Ter 05 Fev 2013, 22:43

Avani, realmente esta questão do processamento é como uma impressão digital em astrofotografia. Cada um vai expressar ali uma impressão própria.
Agradeço muito a indicação que fez da QHY lá no Cosmoforum, isso foi de grande importência.

Abraço
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografando formações Lunares - Página 4 Empty Re: Fotografando formações Lunares

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 13 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos