Observações de dois planetas
3 participantes
Página 1 de 1
Observações de dois planetas
Oi pessoal, eu tenho uma dúvida muito simples... eu acho, hehehe.
Eu venho observando dois planetas durante essa semana começando as 18:00. Um é Júpiter, na qual eu consigo ver muito bem, incluindo 3 de suas luas, a luminosidade dele quando eu observo sem o telescópio é fraca em comparação ao outro na qual eu tenho dúvidas se é Vênus, ele aparece ao lado oeste, quando o sol já se pôs e brilha muito forte, porém, quando eu tento observar pelo telescópio mesmo com a lente mais próxima eu apenas vejo luz, então, minha dúvida é a seguinte, o fato de ele ser muito iluminado não facilitaria a observação comparado a Júpiter, na qual possui uma intensidade de luz muito mais fraca? Se for Vênus, os tamanhos tanto de Júpiter como de Vênus fariam tanta diferença assim? Valeu pessoal!!
Eu venho observando dois planetas durante essa semana começando as 18:00. Um é Júpiter, na qual eu consigo ver muito bem, incluindo 3 de suas luas, a luminosidade dele quando eu observo sem o telescópio é fraca em comparação ao outro na qual eu tenho dúvidas se é Vênus, ele aparece ao lado oeste, quando o sol já se pôs e brilha muito forte, porém, quando eu tento observar pelo telescópio mesmo com a lente mais próxima eu apenas vejo luz, então, minha dúvida é a seguinte, o fato de ele ser muito iluminado não facilitaria a observação comparado a Júpiter, na qual possui uma intensidade de luz muito mais fraca? Se for Vênus, os tamanhos tanto de Júpiter como de Vênus fariam tanta diferença assim? Valeu pessoal!!
Pedro Victor- Curioso
Re: Observações de dois planetas
Sim, esse segundo planeta é Vênus. O problema para visualizá-lo e mesmo fotografar é que Vênus tem uma densa camada em sua superfície que reflete a luz solar, e simplesmente não é possível ver nenhum detalhe, ao contrário de Júpiter que é bem menos refletivo. O legal de Vênus é poder acompanhar suas fases , sendo que a melhor delas para fotografar é quando ele está com sua face menos iluminada.
Essa foto eu fiz em 07/2015.
Essa foto eu fiz em 07/2015.
Re: Observações de dois planetas
Aaaah! Entendi, obrigado pela explicação!!
Pedro Victor- Curioso
Vênus mais brilhante que Júpiter!
sim, é o Planeta Vênus , Vênus é o único Planeta que quando visto a olho nu ,brilha mais que Júpiter,e é da mesma cor, Branco ,só que um pouquinho azulado e as vezes pisca e é bem mais brilhante que Júpiter!
HERODES- Curioso