ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dando os primeiros passos na observação do céu.

Página 14 de 23 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 18 ... 23  Seguinte

Ir em baixo

spica Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Qui 10 Jan 2013, 13:25

Arrisquei a M42. Ev 2,0 e ISO 1600. Câmera na mão.

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 14 Nebulosaderion

ajc, acho que o Durva falou da nova diagonal, não do filtro UHC.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Diagonal original da Vixen atrapalha na observação de estrelas duplas e até quádruplas.

Mensagem  Bruno Qui 10 Jan 2013, 13:28

Lucas87 escreveu: "ajc, acho que o Durva falou da nova diagonal, não do filtro UHC.."

Correto Lucas87, deve ter havido um erro de expressão pois concordo com você, eu entendí e inclusive verifiquei no meu Vixen que a diagonal original não proporciona imagens pontuais, e as estrelas do trapézio me apareceram mais como risquinhos do que como pequeninos discos redondos. Acredito que essa diagonal original do Vixen realmente atrapalha na observação do trapézio em Orion, e inclusive na separação de duplas pois com ela torna-se impossível por exemplo observar anéis de difração devido à péssima qualidade do espelho. Agora sem dúvida que a resolução está diretamente relacionada com a abertura, entretanto o filtro UHC é um filtro de banda estreita para a observação visual e que também reduz a poluição luminosa, o que torna a observação das nebulosas planetárias e as de emissão bastante eficiente. Ele possui uma transmissão de 94% nas zonas do H-beta, OIII e H-alfa, e filtra parte restante do espectro, sendo um filtro bem mais amplo para a observação do céu profundo mesmo com PL moderada. Para efeito de comparação eu tenho um Oxigen III que se comparado com um UHC mostra-se inferior a este filtro de alto contraste.

Bruno
Moderador

Última edição por Bruno em Qui 10 Jan 2013, 13:48, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva Qui 10 Jan 2013, 13:35

Olá pessoal, desculpem se me expressei mal. A diagonal nova é que melhorou a qualidade das imagens proporcionando a visualização do trapézio em M42. Só me referí ao UHC, para tranquilizar nosso colega Simon31. Pois ele ficou um tanto quanto frustrado na observação da nebulosidade. Assim que chegar a nova diagonal ele verá o verdadeiro poder do setentinha!

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Poder de resolução e interferência do UHC.

Mensagem  Bruno Qui 10 Jan 2013, 13:39

No quesito resolução o colega ajc está correto, e o uso do filtro UHC tem um inconveniente pois será impossível discernir a coloração das estrelas pois ao deixar passar o oxigênio ionizado as estrelas inevitávelmente aparecerão carregadas de uma coloração verde, mas tudo bem, o intuito será o realce das nebulosas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Astrofoto "na mão".

Mensagem  Bruno Qui 10 Jan 2013, 13:44

Lucas87 escreveu:Arrisquei a M42. Ev 2,0 e ISO 1600. Câmera na mão.

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 14 Nebulosaderion
E no quesito astrofotos "feitas na mão" mais uma vez parabéns Lucas87. Tente depois com um adaptador para as imagens das estrelas aparecerem mais como pontos luminosos.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 Qui 10 Jan 2013, 13:50

Eu ia editar, mas não consegui, falando que tentaria outra vez com adaptador. Nessa foto Órion estava quase no zenit e não dava pra usar o adaptador.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Qui 10 Jan 2013, 13:56

Beleza, faça a tentativa aí e nos mostre depois o resultado.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica nuvem de gás ou o trapézio?

Mensagem  ajc Qui 10 Jan 2013, 17:39

Simon31 escreveu:Não senti muita melhora nas observações com o filtro UHC que comprei. Observei a Nebulosa de Orion com a ocular de 40mm, a de 20mm e depois com a barlow 1,5x e não consegui ver tão bem a nuvem de gás da Nebulosa. O seeing estava muito bom, céu limpo... não sei se é por causa da diagonal.

Olá Simon, se queres ver a NUVEM DE GAS, a nova diagonal não deve melhorar sua imagem. Apenas as 4 estrelas do Trapezio deverão ficar mais nítidas se a diagonal for realmente melhor.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Mensagem  Simon31 Qui 10 Jan 2013, 23:07

ajc escreveu:
Simon31 escreveu:Não senti muita melhora nas observações com o filtro UHC que comprei. Observei a Nebulosa de Orion com a ocular de 40mm, a de 20mm e depois com a barlow 1,5x e não consegui ver tão bem a nuvem de gás da Nebulosa. O seeing estava muito bom, céu limpo... não sei se é por causa da diagonal.

Olá Simon, se queres ver a NUVEM DE GAS, a nova diagonal não deve melhorar sua imagem. Apenas as 4 estrelas do Trapezio deverão ficar mais nítidas se a diagonal for realmente melhor.

Ok, ajc. Provavelmente eu não consiga ver tão bem devido a alta razão focal que o meu refrator possui (F/D 10). Acredito que em um telescópio com razões focais menores esse filtro UHC realmente faça a diferença. Acho que estou com acessórios de qualidade, mas para um refratorzinho com suas limitações. Devo estar tentando tirar leite de pedra! rsrs. Mas se tudo der certo, em julho eu resolvo esse problema com um GSO 10" ou 12".
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Nitidez tirando o máximo do que se tem.

Mensagem  Bruno Sex 11 Jan 2013, 06:18

Simon31 escreveu:
1-Provavelmente eu não consiga ver tão bem devido a alta razão focal que o meu refrator possui (F/D 10).
2-Acredito que em um telescópio com razões focais menores esse filtro UHC realmente faça a diferença.
3-Acho que estou com acessórios de qualidade
4- para um refratorzinho com suas limitações.
5--Devo estar tentando tirar leite de pedra! e em julho eu resolvo esse problema com um GSO 10" ou 12"
Olá Simon31, achei que seria interessante comentar alguns pontos sobre as suas afirmações:
1-Não seria um F/D 10 mediano? Afinal ele ainda favorece um pouco de aberração cromática no contorno dos objetos observados, o que já não acontece com um instrumento que possui um F longo F/D 15.
2-Isso mesmo, são instrumentos luminosos e ajudam na observação de objetos difusos.
3-Sem sombra de dúvida a julgar pelo seu "set".
4-O seu futuro GSO de 10" ou 12" não vai se sair bem na observação visual planetária e isso são limitações, mas por exemplo, com o Vixen 70mm F/10 eu observei em jupiter numa noite só as duas zonas polares, as faixas temperadas norte e sul, as faixas equatoriais, a faixa equatorial, duas manchas ovais escuras na faixa equatorial norte, uma pequenina e difusa porém perfeitamente visível GMV "encaixada" numa pequena falha na faixa equatorial sul, a passagem da sombra da lua Io passando sobre o planeta e as suas luas parecendo não estrelinhas mas iguais a pequeninas esferinhas. Entretanto nada disso seria possível se eu mantivesse a diagonal original que veio com ele.
4-Creio que um jeito de se "extrair leite de pedra" seria trabalhar com os dois tipos de instrumentos dentro das suas limitações, e nesse quesito eles atingirão o máximo. Aproveitando ao máximo o que se teria em mãos, seria muito útil utilizar dentre outras atividades o refletor GSO de 10" ou 12" polegadas para a astrofotografia planetária, e depois de se obter os registros fotográficos tentar identificar numa observação visual os detalhes mais evidentes das fotos na superfície do planeta com o Vixen já tendo a diagonal substituída. Surprêsa garantida quando você reconhecer um pontinho escuro sobre o disco de jupiter denunciando um trânsito de uma de suas luas, ou a pequenina e difusa GMV "encaixada" numa falha na faixa equatorial sul, ou ainda pequenas nodosidades escuras na borda norte da faixa equatorial norte, e em momentos de seeing favorável a difícil faixa equatorial como uma linha muito fina dividindo a zona equatorial.

Bruno
Moderador

Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Simon31 Sex 11 Jan 2013, 19:45

Eu trabalho numa Estação de Tratamento de Água aqui no agreste pernambucano. Trabalho em plantões de 24x72, às vezes de 48 horas e trago meu refrator com a maior felicidade do mundo! Céus limpos, sem nenhuma poluição luminosa. O local fica a 700m acima do nível do mar e com uma vista perfeita para o leste, o norte, o sul e um pouco do oeste, pois a construção aqui da ETA tampa um pouco a visão para este ponto. Tudo perfeito! Perfeito? Ah, tem uma coisa que acaba com tudo isso aqui. Ela se chama VENTO!

Ventos intermitentes, daqueles que assoviam! O tempo todo!! O OTA do setentinha treme que nem vara verde! Só em alguns raros momentos que o vento dá uma breve parada, mas logo depois volta a sopradeira. Tentei colocar pesos pendurados no porta-ocular, mas tudo em vão... Aqui só com um binóculo ou então um telescópio pesadão! :mad:
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica "Cabine" contra ventos para observação.

Mensagem  Bruno Sex 11 Jan 2013, 20:28

Olá Simon31, tive uma idéia aqui:
Sabe aquelas folhas de madeirite usadas para se fazerem tapumes em obras? Se você conseguir 3 pode montar com elas uma cabine como uma estrutura em forma de U, e você e o telescópio ficarão dentro dela. As folhas montadas ao seu redor vão impedir a ação dos ventos laterais diretamente sobre você e o instrumento, inclusive irão te proteger contra as luzes parasitas.
Utilize o lado aberto do "U" que não tem a folha de maderite para apontar o telescópio e observar.

Bruno
Moderador

Última edição por Bruno em Sex 11 Jan 2013, 20:52, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Simon31 Sex 11 Jan 2013, 20:45

Bruno escreveu:
Olá Simon31, tive uma idéia aqui:
Sabe aquelas folhas de madeirite usadas para se fazerem tapumes em obras? Se você conseguir 3 pode montar com elas uma cabine como uma estrutura em forma de U, e você e o telescópio ficarão dentro dela. As folhas montadas ao seu redor vão impedir a ação dos ventos laterais diretamente sobre você e o instrumento, inclusive irão te proteger contra as luzes parasitas.
Utilize o lado aberto do "U" que não tem a folha de maderite para apontar o telescópio e observar.

Bruno
Moderador

Boa ideia, Bruno. Inclusive comprei um guarda-roupa novo e estou esperando chegar pra jogar o velho que tenho fora. E justamente atrás dele são 3 madeirites. O problema vai ser transportar, pois elas só cabem no meu carro se forem enroladas... mas eu acho que dá sim.
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Cabine.

Mensagem  Bruno Sex 11 Jan 2013, 20:51

Ok, mãos à obra!

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva Sex 11 Jan 2013, 20:54

Olá pessoal, hoje aqui tá assim: Um céu limpo e negro, mas ventos de 15km/h fazem Júpiter pular pra todos os lados! Mas pelo menos to podendo usar o telescópio! rs...

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Simon31 Sex 11 Jan 2013, 20:58

Os ventos aqui devem chegar a uns 60 km/h ou mais...
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Rajadas de ar na troposfera.

Mensagem  Bruno Sex 11 Jan 2013, 21:21

Para você que está aí no sul Durva, hoje uma amplificação de uma área alongada de baixa pressão atmosférica (cavado) entre a troposfera média e alta, está provocando fortes rajadas de ar e muita instabilidade entre o leste de SC e do PR, o que pode gerar nebulosidades e precipitações.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Simon31 Sex 11 Jan 2013, 21:23

Mesmo com toda tremedeira do mundo, pela primeira vez consegui visualizar a Galáxia de Andrômeda, bem tênue com as oculares de 40mm e 20mm, mas devido ao sacode não deu pra definir muio bem. Observei também as plêiades com a ocular de 40mm, onde deu para ver todo o aglomerado por inteiro. Depois parti para M42 e foi que tive uma baita surpresa: vislumbrei sua nebulosidade como nunca tinha observado anteriormente, bem alongada e esbranquiçada, sem necessidade do filtro UHC. Foi nessa hora que o vento deu uma bela de uma parada e deu para contemplar com alguma perfeição. Depois meu foco foi Júpiter e suas luas. Com essa diagonal só diafragmando a objetiva para se ter um bom contraste e mesmo assim só deu para observar suas 2 faixas maiores.

Não aguentei o frio e entrei aqui para minha sala, mas logo mais pela madrugada vou tentar fazer a visualização de Saturno.
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Andrômeda.

Mensagem  Bruno Sex 11 Jan 2013, 21:28

Simon31 escreveu:pela primeira vez consegui visualizar a Galáxia de Andrômeda, bem tênue com as oculares de 40mm e 20mm.
É realmente emocionante e um desafio a observação da galáxia de Andrômeda. Por mais tênue ou difusa que ela nos apareça, só de ter a certeza de estar observando uma outra galáxia e semelhante à nossa é muito gratificante.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica para vento

Mensagem  ajc Sab 12 Jan 2013, 10:15

Simon31 escreveu:Os ventos aqui devem chegar a uns 60 km/h ou mais...

Um tele tipo dobsoniano não vai resistir ao vento mesmo sendo bem pesado porque o sistema gira sobre um sistema de rolamento que vai sentir o vento empurrando o tempo todo. Lembre-se que um tele de 10 ou 12 pol exigirá DUAS pessoas para carregá-lo. A minha sugestão que alia portabilidade e céu profundo é essa aqui:
https://astronomia.forumeiros.com/t583-meu-preferido-102mm-f-5-na-az3?highlight=tescopio+preferido
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  M.couto Sab 12 Jan 2013, 11:52

Oi Simom31, eu já fiz essa experiência citada pelo Bruno só que utilizando lona e deu certo mesmo.
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Simon31 Sab 12 Jan 2013, 13:17

ajc escreveu:

Um tele tipo dobsoniano não vai resistir ao vento mesmo sendo bem pesado porque o sistema gira sobre um sistema de rolamento que vai sentir o vento empurrando o tempo todo. Lembre-se que um tele de 10 ou 12 pol exigirá DUAS pessoas para carregá-lo. A minha sugestão que alia portabilidade e céu profundo é essa aqui:
https://astronomia.forumeiros.com/t583-meu-preferido-102mm-f-5-na-az3?highlight=tescopio+preferido

É um belo de um refrator. E ainda tem o de 120mm F/5 AZ3 com um preço bem acessível. Mas a sua luneta localizadora permite uma busca de objetos com magnitude alta, por exemplo de mag.10 ou 12? Na observação de céu profundo, eu vou ter uma imagem mais definida com esta abertura de 120mm ou a de 305mm do GSO 12"? Essas são minhas dúvidas.

Por praticidade, tamanho e peso, esse refrator sem dúvida ganha disparado. Mas em qualidade de observação de detalhes de objetos de céu profundo, qual o melhor dos dois?

Falei com o Leandro do Armazém e ele me confirmou que agora em março estarão chegando também os dob 12" com tubo recolhível. Com esse recolhível deve dar para eu me virar sozinho. Quero alinhar a praticidade de transporte com a qualidade máxima de observação de objetos deep sky. Qual dos dois se alinha melhor a essas características? Question
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  ajc Sab 12 Jan 2013, 15:38

Simon31 escreveu:

É um belo de um refrator. E ainda tem o de 120mm F/5 AZ3 com um preço bem acessível. Mas a sua luneta localizadora permite uma busca de objetos com magnitude alta, por exemplo de mag.10 ou 12? Na observação de céu profundo, eu vou ter uma imagem mais definida com esta abertura de 120mm ou a de 305mm do GSO 12"? Essas são minhas dúvidas.

Por praticidade, tamanho e peso, esse refrator sem dúvida ganha disparado. Mas em qualidade de observação de detalhes de objetos de céu profundo, qual o melhor dos dois?

Falei com o Leandro do Armazém e ele me confirmou que agora em março estarão chegando também os dob 12" com tubo recolhível. Com esse recolhível deve dar para eu me virar sozinho. Quero alinhar a praticidade de transporte com a qualidade máxima de observação de objetos deep sky. Qual dos dois se alinha melhor a essas características? Question

Para céu profundo, com céu bem escuro mesmo, quanto maior, melhor. Porém, mesmo um 12 flex, vai precisar de DUAS pessoas, são quase 50 Kg de peso!!
Quanto ao 120mm em AZ3, NÃO recomendo. O limite para uma AZ3 é 102mm refrator ou 114mm refletor. Mais do que isso a AZ3 não funciona bem e terá de partir para uma AZ4, mais cara e mais pesada.

Quanto à buscadora: buscadoras ópticas funcionam muitíssimo bem para objetos brilhantes - aglomerados abertos, globulares e planetas. Para objetos desafiadores, com magnitudes altas, vale tentar uma Red Dot.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Jhoy Dom 13 Jan 2013, 15:04

Bom pessoal, meu problema é o seginte:
Tenho um vixen 70mm, quero saber se comprando um filtro UHC eu melhoro a visualização das nebulosas e de Jupiter, pois nas nebulosas eu vejo os brilhos brancos (quando eu consigo) e Jupiter é uma bola branca.
E comprando uma barlow 2x ele vai melhorar a imagem da lua, como a lua é muito brilhosa ela doi um pouco quando demoro nas observações.
Jhoy
Jhoy
Aspirante
Aspirante

spica poluição luminosa

Mensagem  ajc Dom 13 Jan 2013, 15:40

Jhoy escreveu:Bom pessoal, meu problema é o seginte:
Tenho um vixen 70mm, quero saber se comprando um filtro UHC eu melhoro a visualização das nebulosas e de Jupiter, pois nas nebulosas eu vejo os brilhos brancos (quando eu consigo) e Jupiter é uma bola branca.
E comprando uma barlow 2x ele vai melhorar a imagem da lua, como a lua é muito brilhosa ela doi um pouco quando demoro nas observações.

A melhor maneira de ver melhor as nebulosas é sair de lugares muito poluidos. Se júpiter ainda é ma bola branca tente trocar a diagonal de 90 graus e use oculares de melhor qualidade e com foco mais curto para não precisar de barlow.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 14 de 23 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 18 ... 23  Seguinte

Permissão deste fórum: