ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dando os primeiros passos na observação do céu.

Página 7 de 23 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 15 ... 23  Seguinte

Ir em baixo

spica Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Dom 23 Set 2012, 17:08

Durva escreveu:Com 35 de aumento já foi possível identificar a formação responsável pela ilusão de óptica observada ontem. O que parecia ser uma cratera, nada mais é do que a encosta nordeste dos montes Caucasos que possui um formato de ferradura.
Segue no link uma astrofoto dessa região lunar obtida por um colega do Observatório Vaz Tolentino: http://www.vaztolentino.com.br/imagens/423-Linne-Montes-Caucasus
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva Dom 23 Set 2012, 17:48

Alexander é o nome desse acidente. É um tipo de cratera então?

Que foto bacana hein?!
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Dom 23 Set 2012, 17:54

Alexander é uma planície murada (circo) situada a 40º N e 13º E, com pouco mais de 80 km de diâmetro tendo a sua topografia bastante erodida.
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 Seg 24 Set 2012, 18:14

Durva escreveu:
Data: 22/09/12

Hora(UT): 23:40 – 20:40(LT)

Localização: São José dos Pinhais – (S 25ᵒ 34’12” / W 49ᵒ 10’48”) – 916m

Instrumento: Vista desarmada - Refrator Vixen 70 mm F/10 + Ocular Plossl Série 500 4mm, 10mm e 20mm - Binóculo Nikula 20X50

Cond. Meteorológica: 53%UR – Sem nuvens e pouco vento.

Lunação de sete dias a Lua entra na sua fase quarto crescente, encontra-se a aproximadamente 56ᵒ ocaso e hoje apresenta 50% de sua face iluminada, está a uma distância de 366.970 km. Com 35 de aumento já foi possível identificar a formação responsável pela ilusão de óptica observada ontem. O que parecia ser uma cratera, nada mais é do que a encosta nordeste dos montes Caucasos que possui um formato de ferradura. Mais ao sul e com 70 de aumento observei acima da cratera Blanchinus uma formação iluminada no formato da letra “X”, parece ser formada pelo encontro das bordas de três crateras. Com 140 de aumento pude observar uma bela paisagem entre os Montes Caucasos totalmente iluminados e os Montes Hadley, já dentro do Mare Imbrium, duas crateras com suas bordas leste iluminadas, são elas: Aristillus, com pico central de 900 metros de altura e Autolycus com 41 km de diâmetro.

Fiz observações neste dia e pude fazer alguns registros com a ocular de 4mm já que o céu estava sem turbulência... Detalhes incríveis na Lua!! Mesmo 175x.

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 7 Scaled.php?server=545&filename=poloslunar
Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 7 Scaled.php?server=17&filename=polonortelunarDando os primeiros passos na observação do céu. - Página 7 Scaled.php?server=211&filename=semttuloqzx

ocular de 20mm:
Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 7 Luacrescente24do9
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva Seg 24 Set 2012, 21:05

Muito legal poder rever tudo que observei nesse dia Lucas. Suas astrofotos estão cada dia melhores, belo trabalho.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  orlando Seg 24 Set 2012, 22:16

ta muito bom mesmo lucas!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Seg 24 Set 2012, 22:25

Lucas87 escreveu:

Fiz observações neste dia e pude fazer alguns registros com a ocular de 4mm já que o céu estava sem turbulência... Detalhes incríveis na Lua!! Mesmo 175x.

http://desmond.imageshack.us/Himg17/scaled.php?server=17&filename=polonortelunar.png&res=landing
Sinceramente estou cada vez mais convencido da capacidade de um refrator de 70mm F/10 que mesmo operando no limite consegue realizar trabalhos de muito valor. Eu sempre acreditei que um "setentinha" em boas mãos (e olhos) podem realizar observações e registros com sucesso. Eu escolhí essa segunda foto pois me chamou muito a atenção as sombras projetadas pelos Alpes lunares como os Montes Cáucasos situados na borda nordeste do Mare Serenitatis e terminando na borda noroeste do Mare
Imbrium. Estas altíssimas montanhas foram rasgadas por um impacto meteórico em rota oblíqua cortando perpendicularmente a cadeia montanhosa, provocando uma fenda de 135 km de comprimento com uma altura interior entre 5 a 10 km formando assim o famoso Vale Alpino. Por sua vez inúmeros fragmentos atravessaram a cadeia alpina e produziram destruição nas crateras próximas quando o corpo celeste gigantesco que formou o Mare Imbrium colidiu com a Lua .
Parabéns pelo seu trabalho Lucas87 e do seu 70mm F/10, vocês formam uma ótima dupla.
O Astro Fórum mais uma vez agradece.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva Ter 25 Set 2012, 00:13

Data: 25/09/12
Hora (UT): 02:10
Instrumento: Vista desarmada - Refrator Vixen 70 mm F/10 + Oculares Plossl 4mm, 10mm e 20mm + Barlow GSO 2x - Binóculo Nikula 20X50

Cond. Meteorológica: 43%UR – Sem nuvens, pouco vento e temp. aprox. 18ᵒC

Lua Crescente com lunação de 9 dias, encontra-se com 74% de sua face iluminada, sua magnitude aparente é de -11.7 e está localizada a aproximadamente uns 40ᵒ no ocaso. Comecei observando com o 20x50, muitas crateras podem ser vistas no sul, as mais evidentes são Blancanus, Logomontanus e Klaproth, que tem sua borda oeste iluminada avançando pela face noturna. Ao norte Montes Alpes e Montes Caucasos são visíveis com menos destaque hoje do que ontem. Plato também é visível. Com o setentinha e 70 de aumentos, as montanhas do norte já se mostram mais interessantes, sendo possível observar sua encosta oeste sombreada. Com 140 de aumento, dei atenção a cratera Copérnico, com uma sombra cônica e irregular em sua borda oeste. Em seu interior metade está iluminada e nesta área pude observar o que julgo ser uma montanha. Interessante também observar as montanhas que dividem o Mare Frigoris do Mare Imbrium. 03:00(UT) - Muitas nuvens encerraram a observação.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  M.couto Ter 25 Set 2012, 09:21

Oi Durva, parabéns, os seus relatos são uma verdadeira aula sobre as formações lunares.
Assim com também as fotos do Lucas87 eu realmente estou impressionado com o que se pode fazer com esses telescopios refratores de 70mm f 10, tanto o da marca Vixen quanto o Powerseeker 70mm f 10 também.
Muitos utilizam refletores com espelhos cada vez maiores (o que não é mau) porém com a razão focal cada vez menor (f 4 a f 5 ou até menos) tornando assim esses instrumentos imprestáveis para a observação dos planetas do nosso sistema solar, servindo apenas para a observação de deep sky. Os telescópios refratores e refletores com a abertura e a razão focal mediana (70mm a 90mm para refratores e 114mm para refletores) e até mesmo os de pequena abertura tais como telescopios refratores de 60mm e refletores de 76mm podem sempre contribuir com alguma informação valiosa quando utilizados dentro dos limites impostos por suas características.
Em breve espero começar a postar os meus relatórios também assim que eu comprar um setentinha.
Continuem assim, esses relatos são uma fonte de inspiração muito importante para os iniciantes terem uma "visão" antecipada do que os aguarda.
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva Ter 25 Set 2012, 10:49

Obrigado M.couto. Quando começei a postar os meus relatos aqui, não pensei nisso, mas hoje creio que os iniciantes como eu, tem mesmo um incentivo, pois as primeiras perguntas que fazemos são: O que posso ver com um binóculo tal, dá pra ver os planetas com um telescópio assim? E lendo os relatos dá pra ter uma noção do alcance desses equipamentos básicos. Quem sabe até sentir vontade de ter um.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Lucas87 Ter 25 Set 2012, 16:38

Obrigado pelo incentivo pessoal!

Durva escreveu:Data: 25/09/12
Hora (UT): 02:10
Instrumento: Vista desarmada - Refrator Vixen 70 mm F/10 + Oculares Plossl 4mm, 10mm e 20mm + Barlow GSO 2x - Binóculo Nikula 20X50

Cond. Meteorológica: 43%UR – Sem nuvens, pouco vento e temp. aprox. 18ᵒC

Lua Crescente com lunação de 9 dias, encontra-se com 74% de sua face iluminada, sua magnitude aparente é de -11.7 e está localizada a aproximadamente uns 40ᵒ no ocaso. Comecei observando com o 20x50, muitas crateras podem ser vistas no sul, as mais evidentes são Blancanus, Logomontanus e Klaproth, que tem sua borda oeste iluminada avançando pela face noturna. Ao norte Montes Alpes e Montes Caucasos são visíveis com menos destaque hoje do que ontem. Plato também é visível. Com o setentinha e 70 de aumentos, as montanhas do norte já se mostram mais interessantes, sendo possível observar sua encosta oeste sombreada. Com 140 de aumento, dei atenção a cratera Copérnico, com uma sombra cônica e irregular em sua borda oeste. Em seu interior metade está iluminada e nesta área pude observar o que julgo ser uma montanha. Interessante também observar as montanhas que dividem o Mare Frigoris do Mare Imbrium. 03:00(UT) - Muitas nuvens encerraram a observação.

Durva, não tem nem o que falar, mais um relato ótimo!! E eu aqui estou para ilustrá-lo de novo kk.
Dessa vez com a ocular de 6mm que chegou ontem!
Foto de Copernico:
Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 7 Scaled.php?server=689&filename=testeocular6mm

E sobre a ocular de 6mm: Sinceramente, mesmo sendo quase 60x a menos de ampliação que a ocular de 4mm, ela tem um contraste muito maior! Muitos detalhes se perdem em comparação entre a de 6mm e a de 4mm. To louco para testar em Júpiter!

Abraços.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva Ter 25 Set 2012, 17:32

Mais uma ótima ilustração para o tópico Lucas. Esses 116x de aumento fazem um bom trabalho. Também estou na expectativa de melhores condições para observação de Júpiter.
Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Lucas87 Qui 27 Set 2012, 09:51

Estou há um ano animado com 175x do tele, acho que as imagens são boas até que.. A ocular de 4mm é de 6mm! Ontem fui ver a Lua. Fui comparar a diferênça de ampliação entre a da vixen e a da celestron, além do contraste. Foi quando percebi que elas ampliam EXATAMENTE a mesma coisa! A diferênça é que uma tem o contraste e o campo maiores, o resto é igual. Presumo que é muito mais fácil a de 6mm da vixen ser a verdadeira 6mm do que ser de 4mm. Pois é, enganado pela celestron :mad:
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Qui 27 Set 2012, 10:22

Olá Lucas87, essa diferença eu tenho notado ao longo do tempo não só com as oculares modelo Plossl da Celestron, mas também de outras marcas e modelos tais como as Huygens da Silstar e a Kellner grande angular da Skywatcher também. Eu fiz algumas comparações entre uma Huygens de 8mm e uma Vixen NPL de 8mm e realmente o tamanho aparente da imagem na Vixen é um pouco maior, ou seja, ou a Vixen tem menos de 8mm de dist. focal (talvez 7.5mm) e a Huygens tem mais de 8mm (talvez 9mm) ou realmente a Vixen tem 8mm (o que eu acredito) e a Huygens tem um pouco mais de 8mm por ser uma ocular de constituiçao mais simples. Não é raro ocorrerem essas discrepâncias talvez devido aos processos de fabricação, mas não é bom que isso aconteça pois esperamos que o produto tenha a dist. focal compatível com o que é anunciado pelo fabricante.
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 Qui 27 Set 2012, 10:49

Bruno escreveu:
Olá Lucas87, essa diferença eu tenho notado ao longo do tempo não só com as oculares modelo Plossl da Celestron, mas também de outras marcas e modelos tais como as Huygens da Silstar e a Kellner grande angular da Skywatcher também. Eu fiz algumas comparações entre uma Huygens de 8mm e uma Vixen NPL de 8mm e realmente o tamanho aparente da imagem na Vixen é um pouco maior, ou seja, ou a Vixen tem menos de 8mm de dist. focal (talvez 7.5mm) e a Huygens tem mais de 8mm (talvez 9mm) ou realmente a Vixen tem 8mm (o que eu acredito) e a Huygens tem um pouco mais de 8mm por ser uma ocular de constituiçao mais simples. Não é raro ocorrerem essas discrepâncias talvez devido aos processos de fabricação, mas não é bom que isso aconteça pois esperamos que o produto tenha a dist. focal compatível com o que é anunciado pelo fabricante.

Pois é. Por um lado até que fiquei feliz, já que estava vendo bastante coisa interessante sem usar a ampliação que achava que estava usando e agora já sei como verei as coisas, só que com uma qualidade e um campo maior. Por outro decepcionado, pois eu jurava que aquilo era 175x, mas fazer o que. Evil or Very Mad

Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Lucas87 Qui 27 Set 2012, 10:53

Até porque isso significa que eu poderia ter economizado pra comprar uma orto no armazém em vez de me contentar com minha falsa 4mm -.- :mad: :mad: :mad:
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva Qui 27 Set 2012, 11:26

A minha Plossl Série 500 4mm (175x) amplia mais que a Plossl 10mm + barlow 2x (140x). Acho que a minha tá certa. Mas tenho preferido observar a Lua com 140x, pois além do campo maior, a qualidade também é outra.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Qui 27 Set 2012, 11:58

Sim Durva, já notei que apesar de algumas críticas que ja lí em alguns comentários sobre as oculares série 500, desde a de 4mm até a de 40mm elas mostraram imagens compatíveis com a distância focal anunciada. Possuo as série 500 de 4mm, 6.3mm, 10mm, 15mm e 40mm e todas são ótimas. E é claro que como salientou o Lucas87 se eu pudesse teria um jogo completo das ortoscópicas kokusai que com certeza possuem uma distância focal "honesta", porém o jeito é irmos usando o que estiver ao nosso alcance buscando o máximo de qualidade possível.
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva Qui 27 Set 2012, 12:12

Um jogo completo de Kokusai seria ótimo, mas com os preços que elas custam, só quando eu ganhar na Mega-Sena!
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Qui 27 Set 2012, 13:28

Então vai apostando aí pois se você ganhar eu quero um jogo de kk de presente! Very Happy
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva Qui 27 Set 2012, 14:46

Se eu ganhar na Mega, vai um kit de kk e um setentinha de brinde! rs...
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Qui 27 Set 2012, 17:08

Fechou o pacote!! Very Happy
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno Sex 28 Set 2012, 09:53

Já que o "assunto da vez" são os refratores de 70mm F/10, transcrevo abaixo um trecho de uma troca de opiniões através de mensagens minhas aqui no AF (se alguém tiver algo a acrescentar serão bem vindas outras opiniões mesmo que divergentes):

Na minha opinião para que um "setentinha" (refrator de 70mm F/10) funcione bem e possa realizar observações com sucesso, seja ele da Vixen, o Powerseeker da Celestron ou de outra marca ele precisa de :
1)opção nº1 (a ideal): uma ocular kokusai de 4mm (175x), uma kk de 5mm (140x), uma kk de 6mm (116x) e uma kk de 25mm (28x) para céu profundo
2)"plano B": uma Plossl de 4mm (175x) ou Plossl Vixen 8mm+barlow GSO 2x=175x, uma Plossl Vixen de 10mm+barlow 2x GSO=140x, uma Plossl Vixen de 6mm (116x) e uma ocular Plossl Vixen de 20mm (35x) ou de 30mm (23x) para céu profundo.
*além das oculares indicadas nos itens 1 e 2, para céu profundo uma outra excelente opção seria uma ocular WA (Wideangle ou grande angular) de 20mm da Skywatcher (essa WA+filtro UHC fica excepcional para nebulosas)
3)filtro UHC ou um Nebula Filter da GSO para nebulosas
4)filtro solar (filtro/folha recortado e colocado na abertura do instrumento)
5)filtro #82A-azul para jupiter, #11-amarelo-verde para saturno e #21-laranja ou o #12-amarelo para marte.
6)um filtro reforçador de contraste de preferência o Baader
7)um filtro polarizador GSO ou um polarizador variável
Coolum filtro de densidade neutra para vênus e mercúrio
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 Sex 28 Set 2012, 10:39

Bruno escreveu:Já que o "assunto da vez" são os refratores de 70mm F/10, transcrevo abaixo um trecho de uma troca de opiniões através de mensagens minhas aqui no AF (se alguém tiver algo a acrescentar serão bem vindas outras opiniões mesmo que divergentes):

Na minha opinião para que um "setentinha" (refrator de 70mm F/10) funcione bem e possa realizar observações com sucesso, seja ele da Vixen, o Powerseeker da Celestron ou de outra marca ele precisa de :
1)opção nº1 (a ideal): uma ocular kokusai de 4mm (175x), uma kk de 5mm (140x), uma kk de 6mm (116x) e uma kk de 25mm (28x) para céu profundo
2)"plano B": uma Plossl de 4mm (175x) ou Plossl Vixen 8mm+barlow GSO 2x=175x, uma Plossl Vixen de 10mm+barlow 2x GSO=140x, uma Plossl Vixen de 6mm (116x) e uma ocular Plossl Vixen de 20mm (35x) ou de 30mm (23x) para céu profundo.
*além das oculares indicadas nos itens 1 e 2, para céu profundo uma outra excelente opção seria uma ocular WA (Wideangle ou grande angular) de 20mm da Skywatcher (essa WA+filtro UHC fica excepcional para nebulosas)
3)filtro UHC ou um Nebula Filter da GSO para nebulosas
4)filtro solar (filtro/folha recortado e colocado na abertura do instrumento)
5)filtro #82A-azul para jupiter, #11-amarelo-verde para saturno e #21-laranja ou o #12-amarelo para marte.
6)um filtro reforçador de contraste de preferência o Baader
7)um filtro polarizador GSO ou um polarizador variável
Coolum filtro de densidade neutra para vênus e mercúrio

Falando nisso, o que eu queria mesmo são os filtros coloridos. O problema é achá-los no brasil! Só achei no astroshop e ainda por cima ta sempre em falta! (quando digo sempre, é sempre mesmo!)

Quanto a ocular, como o tele tem um ano de garantia por defeitos de fabricação, vou tentar convencer a astroshop a fazer alguma coisa. O difícil vai ser provar que a ocular de 4mm é de 6mm. Tava pensando em um vídeo, vou tentar. Alguma dica?
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva Sex 28 Set 2012, 11:11

Olá Lucas, estou aguardando um e-mail de um fornecedor que pode ter os filtros coloridos, assim que ele der um retorno te aviso.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 7 de 23 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 15 ... 23  Seguinte

Permissão deste fórum: