ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Avistamento de satélite ou supernova?

Ir em baixo

spica Avistamento de satélite ou supernova?

Mensagem  joaotomasdias em Seg 14 Ago 2017, 08:18

Exmos  

No passado domingo, 13 de Agosto, logo por volta da meia-noite (passariam uns cinco minutos da meia-noite, se tanto), estava a observar casualmente o céu, quando olhando na direcção da ursa maior, uns 20 a 30 graus  por cima da zona de balde da ursa, vi o que me pareceu ser Jupiter em todo o seu esplendor. Brilhava de forma mais intensa que alguma vez me lembrava de ter visto, e achei estranho por nao ter visto jupiter nos últimos tempos no céu. Parecia qeu a intensidade aumentava e depois começou a desvanecer-se... mas sempre no mesmo sítio (o que me levou a excluir a hipótese de ser um satélite, e além disso parecia mais brilhante e maior do que todos os satélites que já avistara alguma dia). Ainda fiquei a pensar se teria sido a formação de uma estrela??? Pois no fim parecia que só um pontinho trémulo se avistava no sítio do aparecimento inicial. O que poderia ter sido isto? Por favor ajudem-me! É que aquilo não se mexeu... as condições estavam limpas e não era satélite de certeza, pois como disse não se movia nada, apenas foi ficando menos intenso, menos intenso, até que já não se via...

Obrigado

joaotomasdias
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/08/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Avistamento de satélite ou supernova?

Mensagem  orlando em Ter 15 Ago 2017, 08:08

Olá!
Curioso hein,pelo horário não poderia ser um satélite,já que estaria na sombra da terra,impossibilitado de produzir flares.
Ontem teve um lançamento de um foguete rumo a ISS,será que poderia ser ele,visto que ele demora pra chegar a ISS e realiza várias manobras até chegar lá,quem sabe.
Eu realmente não faço ideia do que possa ser.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 35
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Satélites geoestacionários

Mensagem  JLB em Ter 10 Out 2017, 20:17

Boa noite,

Pelo menos por três vezes vi reflexos de geoestacionários (apareceram, aumentaram e desapareceram), em dois casos umas 2 ou 3  horas depois do anoitecer e noutro talvez perto da meia-noite.
O último deles, foi nos primeiros dias deste mês de Outubro, por volta das 20:00. Possivelmente por estar em rotação, vi o clarão intensificar-se, diminuir, aumentar de novo e isto repetiu-se algumas vezes e depois desapareceu gradualmente. Claro que se manteve no mesmo 'ponto' do céu.
Isto é comum, mas claro que depende da posição da Terra na sua órbita (e portanto também da posição relativa do seu eixo em relação ao Sol) e da localização do satélite. Como um geoestacionário está a uma distância de uns 36 000 km, é natural que continue a receber luz solar noite dentro, até porque alguns estão já desactivados e as suas órbitas podem estar um bocado fora da zona do equador celeste onde se situavam enquanto operacionais.
Ou seja, não é nada de estranho.

JLB
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/10/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Avistamento de satélite ou supernova?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum