ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo de visão

2 participantes

Ir para baixo

Campo de visão Empty Campo de visão

Mensagem  Augusto_ Sex 23 Set 2016, 10:28

Olá pessoal, não sei se aqui é o lugar exato para esta dúvida, caso não for peço desculpas. Bem a minha dúvida é o seguinte: Por exemplo, eu moro numa cidade A e tem um avião sobrevoando a cidade B que fica a 50 km de distância de mim, a altitude que o avião está voando é de 12 km, a minha pergunta é: esse avião estaria no meu campo de visão? ou ele já estaria abaixo da linha do horizonte? o que teria que ser levado em consideração para saber se ele estaria no meu campo de visão? como é feito esse calculo? se alguém puder me ajudar, abs.

Augusto_
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/08/2015
Localização : Foz do Iguaçu, Paraná.

Ir para o topo Ir para baixo

Campo de visão Empty Re: Campo de visão

Mensagem  Bruno Sex 23 Set 2016, 17:49

Augusto_ escreveu:dúvida
eu moro numa cidade A e tem um avião sobrevoando a cidade B que fica a 50 km de distância de mim, a altitude que o avião está voando é de 12 km, a minha pergunta é: esse avião estaria no meu campo de visão? ou ele já estaria abaixo da linha do horizonte? o que teria que ser levado em consideração para saber se ele estaria no meu campo de visão?  como é feito esse calculo?
O ponto de maior distância que os nossos olhos podem ver antes da curvatura da terra se perder de vista, vai depender da altura em que eles estiverem. Se por exemplo você tem 1,80m de altura e está no nível do mar, o horizonte estará visível para você mar adentro a até um pouco mais do que 5 km de distância, então pela lógica considerando um céu limpo com horizonte livre e desimpedido, um avião observado a 50km de distância ou 10 vezes mais longe e a uma altitude de 12km, não seria ele visto como se estivesse voando 10 vezes mais baixo ou a 12km/10 = 1,2km de altura?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos