ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Astrônomos testemunharam um raro renascimento estelar pela primeira vez

Ir em baixo

spica Astrônomos testemunharam um raro renascimento estelar pela primeira vez

Mensagem  Jonas J em Qui 15 Set 2016, 22:46

Para quem não viu a matéria.

"No coração da nebulosa Stingray, a 2.700 anos-luz da Terra, fica uma pequena e antiga estrela conhecida como SAO 244567. Os astrônomos têm observado ela por décadas, e agora eles podem confirmar que testemunharam um fato incrível: o renascimento de uma estrela, algo que nunca foi visto antes.

Astrônomos testemunharam um raro renascimento estelar pela primeira vez  BBwakYN

Entre 1971 e 2002, a temperatura da superfície da SAO 244566 aumentou muito: de 20.000°C para 60.000°C. Ao mesmo tempo, a estrela contraiu. Ela tinha quatro vezes o tamanho de nosso Sol e ficou com apenas um terço do diâmetro de nosso astro-rei. Agora, observações feitas no telescópio espacial Hubble revelaram que a estrela começou a esfriar e a expandir novamente — nos últimos anos, a sua superfície estava com uma temperatura de 50.000°C."


Mas o que está acontecendo, de fato? Nicole Reindl, um astrônomo da Universidade de Leicester que tem estudado a SAO 244567 por anos, acredita que nós vimos o antes e depois de um “helium flash”, um fenômeno astronômico que acredita-se que ocorre com gigantes vermelhas de pouca massa. Essencialmente, como o hidrogênio no núcleo das estrelas é esgotado, o hélio desperdiçado é deixado de lado, aumentando a temperatura e a densidade do núcleo até que ele se torne quente o suficiente para o hélio queimar.

Então, com tudo isso você terá o flash — um período intenso e curto de fusão de hélio que faz com que a estrela se expanda e brilhe consideravelmente. “A liberação da energia nuclear pela força do flash que já estava numa estrela compacta começa a expandir novamente em dimensões gigantes — é o cenário de renascimento”, explicou Reindl em um comunicado.

Esta não é a primeira vez que astrônomos estudaram estrelas deste tipo. No entanto, é a primeira oportunidade que nós testemunhamos as fases de aquecimento e refrigeração da transformação. O processo de evolução estelar tipicamente leva de milhões a bilhões de anos. Ver uma estrela se desenvolver em questão de décadas nos lembra do dinamismo de nossos vizinhos cósmicos — e o quão pouco entendemos as forças que os moldam."

Fonte:
http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/astr%c3%b4nomos-testemunharam-um-raro-renascimento-estelar-pela-primeira-vez/ar-BBwansW?li=AAggNbi
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum