ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Explosão da estrela Izar?

2 participantes

Ir para baixo

Explosão da estrela Izar? Empty Explosão da estrela Izar?

Mensagem  Alã Guitar Seg 29 Ago 2016, 19:25

Boa noite pessoal,

Me cadastrei hj no fórum especialmente para fazer essa pergunta. Hj no inicio da noite sai de casa e ao observar o céu, como costumo fazer, vi o q parecia ser uma estrela, mas estava com brilho muito intenso e foi reduzindo de forma gradual mas razoavelmente rápida. No primeiro momento achei q fosse um avião e esperei a luz piscar mais vezes, porém isso não aconteceu. Foi aí q achei estranho. Sempre costumo observar o céu, a olho nu mesmo, então peguei minha carta celeste e apontei para o local onde vi o evento é verifiquei que o local exato do acontecido se coincidia com a posição da estrela Izar na constelação de bootes, pois ficava ao lado da estrela arcturus, estrela muito brilhante. Nunca tinha ouvido falar de Izar, então pesquisei na internet e verifiquei que a mesma é a segunda estrela mais brilhante da constelação. Por morar na região metropolitana de Fortaleza, onde há muita poluição luminosa, e apesar disso consegui ver pelo menos mais três estrelas dessa constelação além de arcturus, a mais brilhante. Então estranhei o fato de poder ver quase todas as estrelas da constelação e não conseguir ver a segunda mais brilhante, daí me surgiu o questionamento: será que o que eu vi foi a morte de uma estrela???
Pessoal, alguém que tem mais experiência que eu em observações e sabe mais sobre essa constelação ou mesmo essa estrela, pode confirmar ou negar minha indagação.
Obrigado pela atenção!

Alã Guitar
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Explosão da estrela Izar? Empty Re: Explosão da estrela Izar?

Mensagem  Bruno Seg 29 Ago 2016, 20:06

Seja bem vindo Alã Guitar, exatamente nessa época do ano, mais precisamente à partir de setembro, a constelação de Bootes já terá desaparecido por detrás do horizonte noroeste.
Você disse que viu toda a constelação menos a estrela Izar, e que ela diminuiu gradualmente o seu brilho. Não quero afirmar que foi isso, mas não teria sido ela encoberta por alguma névoa ou mesmo partículas em suspensão (fumaça de queimadas muito comuns nessa época)?
Qual o horário em que a constelação foi observada (considere que pouco antes da meia noite ela desaparece no horizonte noroeste)?  

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Explosão da estrela Izar? Empty Re: Explosão da estrela Izar?

Mensagem  Alã Guitar Seg 29 Ago 2016, 20:16

Olá Bruno,
Obrigado pelas boas vindas!
Vi isso por volta das 18:00hs de hj(29/09) e a constelação ainda está visível aqui(20h14m).
O céu estava limpo sem nuvem alguma, ou qqr outra coisa q vc referiu. Como eu relatei, costumo observar o céu diariamente e posso confirmar q foi algo muito estranho. Por não conhecer muito sobre a constelação então preferi vir aqui no fórum pra ver se alguém viu o q eu vi e pudesse me esclarecer sobre isso.

Alã Guitar
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Explosão da estrela Izar? Empty Re: Explosão da estrela Izar?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos