ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Página 13 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ir em baixo

spica Alcance do Vixen 70mm F/10.

Mensagem  Bruno Qua 19 Dez 2012, 20:29

Olá M.couto, nem eu acreditava no alcance desse refrator a ponto de poder registrar detalhes finos como a faixa equatorial EB. Mesmo no meu 100mm F/15 essa faixa se apresenta bastante fina, entretanto no Vixen 70mm F/10 ela ficou visível de um limbo ao outro com 87.5x de aumentos! E quando eu utilizei a "duvidosa" ocular Huygens STD H4mm padrão 0.965" da Silstar e proporcionando 175x, as nodosidades que eu observei na borda sul da NEB podiam serem desenhadas facilmente, pois demarcavam acentuadamente os limites dessa borda que invadia a extremidade interior norte da EZ. A sombra da lua Europa como uma bolinha negra deslizando ao sul da SEB foi também um espetáculo à parte. Mesmo observando a GMV por apenas duas ocasiões e mesmo assim muito próxima a um dos limbos, de fato a falha na SEB é perfeitamente visível e a área ocupada pela GMV embora difusa tem os seus limites destacados do cenário ao redor. E tudo isso graças a uma substituição da diagonal original por uma de melhor qualidade aliada é claro à excepcional ótica do setentinha. Curiosamente ao desmontar a diagonal da Vixen ví que o espelho nela vem espelhado dos dois lados! Um outro caminho sem substituir a diagonal por outra seria aproveitar o corpo da diagonal original e apenas trocar o espelho dela por um outro com as mesmas dimensões porém espelhado apenas numa face com nitrato de prata, mas não tentem fazer isso sozinhos pois o nitrato entra em combustão sob determinadas condições. Um vidraceiro pode derramar uma solução de nitrato de prata em uma das faces do pequeno vidro que virá a se tornar o espelho dentro da diagonal. Procure um pedaço de vidro com o máximo de espessura possível. Peça para derramarem a solução com nitrato de prata em uma das faces, e ao escorrer e secar utilizem a superfície recoberta pela solução como a superfície refletora. Reparem que um espelho comum de banheiro leva o nitrato de prata por trás enquanto no espelho para a diagonal ele será depositado em uma das faces externas do vidro. Esta é uma curiosa solução para quem quer entender o procedimento de fabricação de um espelho plano para fins astronômicos.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  M.couto Qua 19 Dez 2012, 22:49

Oi Bruno,
mais uma solução para quem não tem ou não pode comprar uma nova diagonal para o Vixen. Um vidraceiro pode recortar com facilidade um pequeno retangulo de vidro do tamanho do espelho da diagonal original, e espelhar ele em apenas uma das suas faces. Uma boa saída.
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Cuidados na troca do espelho da diagonal.

Mensagem  Bruno Qui 20 Dez 2012, 07:15

E não se esqueça de que enquanto não compra outra diagonal nova de uma marca melhor, ao desmontar a diagonal original da Vixen para trocar o espelho a tampa que o mantém prêso dentro do "corpo" da diagonal não volta a fixar mais sobre pressão, sendo necessário aplicar algumas gôtas de cola instantânea do tipo Super-Bonder (não use muita cola porque ficará impossível abrir de novo se for preciso).

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  M.couto Qui 20 Dez 2012, 10:48

Muito bom Bruno,
já providenciei um pedaço de vidro retangular exatamente com as mesmas dimensões do espelho original da minha diagonal, e agora vou procurar um vidraceiro para aplicar o nitrato de prata em uma das faces do vidro, e depois eu faço os testes, pois o meu prisma é sem marca e também apresenta o mesmo problema.
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Substituição do espelho da diagonal do Vixen

Mensagem  Freesailor Qui 20 Dez 2012, 11:21

Pessoal! Será que um espelho metálico, desses de retrovisor de carro, funciona melhor do que o espelho original?

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Espelho de retrovisor?

Mensagem  Bruno Qui 20 Dez 2012, 11:30

Olá Freesailor, realmente eu não tinha pensado nisso, se ele for espelhado na frente quem sabe? A espessura do espelho não pode ser muito fina, e se você fizer esse teste por favor nos mantenha informados, ok?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 Qui 20 Dez 2012, 14:41

Bruno, já tentasse usar a diagonal "boa" com o tele diafragmado?
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Diafragma com diagonal boa.

Mensagem  Bruno Qui 20 Dez 2012, 18:17

Não Lucas87, não havia me ocorrido isso. Hoje o tempo aqui está perfeito, e pretendo testar o setentinha com todas as oculares e filtros que eu tenho na observação de jupiter. Vou aproveitar e realizar o teste por você sugerido.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Troca do Espelho da Diagonal

Mensagem  Freesailor Qui 20 Dez 2012, 18:41

Olá, Bruno!
Eu consegui um espelho lateral esquerdo do Pálio, com superfície metalizada e um dos lados. Só que a espessura do mesmo é menor que o espelho da diagonal original, porém aparentemente o espelho metalizado tem a imagem mais "escura" em relação ao original, o que achei bom! Já cortei o espelho e o substitui, porém aqui em São Paulo tem chovido muito há cinco dias e à noite têm muitas nuvens. De modo que, não vou poder testar tão cedo. Inclusive tenho perdido as observações de Júpiter devido ao tempo.
Quanto à "colagem" da tampa da diagonal, não foi preciso. Pois abri a mesma com a ponta de um estilete e não houve nenhum dano. Coloquei um "calço" novo entre o espelho e a tampa.
Referente ao espelho original da diagonal Vixen, quero enfatizar que, ao contrário do que foi dito por um de nossos colegas, o vidro não é espelhado nas duas superfícies. Ou seja, o espelhamento é em apenas em um dos lados do vidro. Observem as bordas do vidro com cuidado, colocando o mesmo paralelo à linha dos olhos. Faça isto dos dois lados e notem que o espelhamento está apenas em uma superfície. Para recolocar-mos o espelho original deve-se atentar para este detalhe.
Obviamente, o processo acima é apenas um artifício "quebra-galho", até chegar as diagonais importadas pelo Tellescópio. Também não sei ainda se vai melhorar. Quando tiver resultados informarei.
Quem quiser fazer o teste (seria ótimo poder confrontarmos a experiência), segue um link de um site que vende as "lentes"
para retrovisores automotivos:
http://www.acessorioscar.com.br/index.php?cPath=271&page=1

Um abraço.

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Espelho mal espelhado.

Mensagem  Bruno Qui 20 Dez 2012, 19:48

Freesailor escreveu: o vidro não é espelhado nas duas superfícies. Ou seja, o espelhamento é em apenas em um dos lados do vidro. Observem as bordas do vidro com cuidado, colocando o mesmo paralelo à linha dos olhos. Faça isto dos dois lados e notem que o espelhamento está apenas em uma superfície. Para recolocar-mos o espelho original deve-se atentar para este detalhe.
Olá Freesailor, sem querer me eximir de algum erro, se vc notar bem, a camada de alumínio reflete nos dois lados da mesma face do vidro, a interna e a externa. Observe a parte de trás de um espelho comum. A parte posterior não reflete a sua imagem como a face anterior. A luz que reflete no espelho comum é refratada porque ela atravessa uma pequena parcela de vidro até atingir a solução de nitrato de prata ou alumínio depositada em uma das faces do vidro, a oposta à que utilizamos para ver a nossa imagem. No caso do espelho da diagonal do Vixen o espelho reflete a imagem para fora e para dentro do vidro na direção oposta. A camada de revestimento do espelho que me parece ser de alumínio é muito tênue, pegue o espelho da diagonal do Vixen e olhe contra uma lâmpada comum, você verá o filamento da lâmpada através do espelho! E essa luz que atravessa a camada refletora sofre nova reflexão interna por causa do revestimento com reflexão dupla na mesma face. Se a camada fosse suficientemente espessa a luz não atravessaria o espelho e não sofreria uma dupla reflexão. É isso o que acontece com o espelho da diagonal do Vixen, a camada refletora dele tem uma espessura insuficiente, permitindo que a luz atravesse o vidro sujeitando-o a reflexões duplas. Wink

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Freesailor Qui 20 Dez 2012, 20:37

Prezado Bruno, concordo inteiramente com você e repito: o espelhamento está apenas em um dos lados do vidro. A princípio eu entendi que alguém tinha dito que o espelhamento estava nos dois lados. De fato vc tem razão o espelhamento encontra-se em apenas uma das superfícies, pois devido à técnica utilizada no mesmo tem-se a impressão que temos as duas faces espelhadas. Acredito que se o fabricante tivesse utilizado um fundo antes de aplicar a metalização, não teríamos problemas com esta diagonal.
Aproveitando a sua idéia, vou fazer o "teste" da lâmpada no espelho metalizado que eu cortei.

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica O método de espelhamento foi incorreto.

Mensagem  Bruno Qui 20 Dez 2012, 21:42

Isso mesmo Freesailor, foi no processo de metalização que ocorreu o problema. A falta desse fundo acabou proporcionando uma segunda superfície refletora, daí os problemas. Mas estamos indo bem, você já apresentou uma solução paliativa com a lente do retrovisor, e aos poucos vamos encontrando a melhor maneira de pelo menos "salvar" essa diagonal do Vixen.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 Sex 21 Dez 2012, 02:15

Acordei agora pra tentar observar o eclipse de Europa + trânsito da GMV. Não vi nenhum dos dois. O curioso, é que é normal que eu não veja a sombra de Europa, que é a menor das luas galileanas, mas a GMV eu achei estranho. Segundo o WinJupos, que nunca falhou comigo, a GMV deveria estar no centro. Só que a SEB ta bem negra e sem falhas. Quando acordei ela ainda não estaria no centro, mas já tinha estranhado. Agora ficou mais estranho ainda. Seria bom se alguém estivesse observando também (e se confirmasse um transito pra mais ou menos agora).
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Freesailor Sex 21 Dez 2012, 12:28

Pessoal! Última forma!
Referente à troca do espelho da diagonal do Vixen por espelho metálico automotivo, infelizmente informo que tive acesso a três espelhos e, testando os mesmos empiricamente, constatei que os espelhos refratam a luz. Portanto, a troca do espelho original por espelho automotivo NÃO FUNCIONA.
Pelo que nos resta de alternativa sai mais em "conta" a troca da diagonal, do que mandar fazer um espelho metalizado de qualidade. Um espelho mais "grosso" não vai caber dentro da caixa diagonal.

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Tentativa de salvar a diagonal do Vixen.

Mensagem  Bruno Sab 22 Dez 2012, 22:18

Ok Freesailor, foi avisado a tempo, mas valeu a sua tentativa para ao menos "salvar" a diagonal do Vixen, mas parece não ter jeito mesmo, só uma diagonal nova. Observar com o setentinha utilizando uma boa diagonal são os detalhes finos que começam a serem visualizados com mais frequência nas faixas de jupiter, aliás a diferença que se percebe é imediata. E só lembrando, até o dia 15 de janeiro está chegando na Tellescópio a diagonal Série 500. Conheço bem essa marca e eu recomendo.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Observação visual de jupiter/Refrator 100mm F/15.

Mensagem  Bruno Seg 24 Dez 2012, 17:16

Observação:
Data: 21/12-22/12 2012
hora: 20:20 UT22:20 - 02:30 UT04:30
Condições Atm: 27ºC/direção do vento E-NE/cúmulos de bom tempo/vento 13km/h/UR 48%
Seeing estimado entre 8 e 9 (Pickering)
Alvo observado: Planeta jupiter
Instrumento: Refrator acromático 100mm F/15 EQ
Oculares: WA Expanse 6mm (260x), Vixen NPL 8mm (200x), Huygens 8mm (200x), Planetária Omegon 9mm (175x), Zeiss 9mm (175x), Vixen 10mm (150x), Vixen 15mm (105x) + barlow GSO 2x rosqueada no barril da Vixen 15mm (150x)
Filtros: 80A-azul, 82A-azul, 82B-light Blue, polarizador GSO

Iniciei a sessão de observação de jupiter com ele a cerca de 35º sobre o horizonte NNE. Com uma ocular de 15mm e 105x de aumentos ele revelou-se ainda trêmulo nas bordas e com a imagem dando pequenos saltos intermitentes embora fosse possível ver as suas faixas mais evidentes. Decidi esperar que ele alcançasse uns 45º sobre o horizonte e foi aí que toda a majestade desse gigante gasoso começou a se revelar no campo do F/15. De imediato eu visualizei a NPZ, a NTB, a NEB, a EQ, a SEB, um leve esboço da rara SSTB na extremidade norte da região polar sul e a SPZ. Com a estabilidade atmosférica favorável elevei o F/15 para 150x e a nitidez das faixas me surpreenderam pois a SEB e a NEB apresentavam várias irregularidades nas suas duas bordas, e embora curiosamente eu não tenha registrado nenhuma oval escura dessa vez foi com surprêsa que visualizei uma rara oval branca "encravada" na borda sul da NEB, perfeitamente circular e com uma coloração branco-marfim. A oeste e um pouco ao sul dela ví um enorme "penacho" equatorial desprender-se como uma nuvem cirro na borda sul da NEB e descendo em direção ao sul e ao centro da EZ, chegando mesmo a ultrapassar um pouco a faixa EB que dividia a EZ ao meio. Forcei o F/15 subindo para 200x e as imagens ficaram esplêndidas com as faixas equatoriais apresentando espessuras diferentes pois elas estavam mais grossas quando próximas do MC e se estreitavam ao aproximarem de ambos os limbos do planeta, e elas apresentavam inclusive diferenças de tonalidades nos seus interiores, revelando um cinza grafite entremeado de pequeninas "estrias" ou "flóculos" esbranquiçados, distribuídos aleatóriamente dentro dessas duas faixas equatoriais. Foi também interessante notar como a NTB estreitou a sua largura desde quando começou a ser observada a alguns meses atrás, pois ela estava tão próxima da NEB que vários observadores sugeriram no início que essa faixa havia engrossado, no entanto foi a NTB quem alargou e se aproximou da NEB. Hoje, a zona temperada que separa essas duas faixas está bem mais larga. Não resistí e forcei ainda mais o F/15 subindo para 260x e jupiter então se transformou em um globo de gás imenso dentro do campo do 100mm, riscado por várias faixas com ovais brancas e rodeado de pequeninas esferas (as suas 4 principais luas) que se apresentavam diferentes na coloração (algo entre o âmbar e o azul-esverdeado) além de variações entre os seus diâmetros. Mais uma vez eu constatei o "amassamento" no limbo de jupiter quando uma de suas luas está prestes a realizar um trânsito e portanto muito próxima do planeta. Quando a lua está quase tocando o limbo de jupiter ele parece ficar "amassado" perdendo um pouco da curvatura quando a lua está muito próxima do limbo em que se dará o trânsito.
Espetacular também foi a entrada de Io diante do disco de jupiter tendo a borda sul da SEB como "pano de fundo", se posicionando logo atrás da GMV que por sua vez demarcava fortemente a SEB provocando nela uma enorme baía tendo a zona tropical sul se "espremido" e estreitada entre a borda norte da GMV e a borda sul da SEB. Logo após a GMV e a leste eu pude divisar em sequência a mancha oval BA , a lua Io lado a lado na SEB com ela e uma fenda esbranquiçada que se fez visível na extremidade interior norte dessa faixa, como se fosse um turbilhão ocasionado pela passagem da GMV. E para minha surprêsa uma outra mancha oval branca se fez visível dessa vez na SEB e a oeste da GMV atingindo o meridiano central de jupiter à 01:36 UT03:36. Foram as grandes surprêsas da noite essas duas ovais brancas observadas em locais onde geralmente são observadas as ovais escuras, e deixo registrado que notei nítidamente o formato ovalado e meio esférico dessas manchas ovais brancas, enquanto que as ovais escuras são basicamente elipsóides e vem "envolvidas" por "nododosidades" escuras nas bordas das faixas equatoriais sul e norte. Nesse momento formou-se um quadro incrível pois uma mancha oval branca avançava na borda sul da NEB rumo ao limbo oeste, uma outra oval branca na borda sul da SEB estava em cima do MC, a GMV demarcava fortemente o seu contorno na zona equatorial sul, a lua Io "seguindo" a GMV, outra lua emergindo de uma ocultação em sentido contrário enquanto a sombra de Io entrava no disco de jupiter após a entrada dessa lua, exatamente na sequência em que foi descrita e indicando assim a posição do sol a noroeste do planeta jupiter. As suas faixas apresentaram-se com uma coloração cinza-grafite-castanho, as zonas polares com uma coloração cinza claro, a GMV como um bege "desbotado", e as zonas entre as faixas com uma cor marfim, além de um belo sombreado na borda interior do contorno do disco.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Experiências na obsv. de jupiter com o Vixen 70mm F/10 + filtro densidade neutra 25%.

Mensagem  Bruno Sex 28 Dez 2012, 08:16

Na observação de ontem utilizando o refrator Vixen eu tentei diminuir ainda mais o brilho excessivo nas imagens que mesmo com uma diagonal boa se faz presente, de modo a tentar minimizar ou eliminar algum excesso de violeta nas bordas do planeta, e obtive um ótimo resultado observando com um filtro da Série 500 de densidade neutra 25% rosqueado na ocular. Sei que esse filtro é mais indicado para aberturas maiores do que 70mm pois a função dele é cortar parte da transmissão de luz através da objetiva, entretanto por causa do F mediano do Vixen resolví arriscar. Constatei que houve uma perda de luminosidade bastante equilibrada e a coloração violeta foi suprimida. Quanto ao disco do planeta, com 87.5x e 105x de aumentos de imediato eu visualizai sem dificuldades as duas zonas polares, a faixa temperada sul, a faixa equatorial sul com a GMV bem próxima do limbo oeste, a faixa equatorial norte com uma proeminente mancha oval escura na borda sul dessa faixa e um pouco antes do meridiano central do planeta, e a faixa temperada norte. O contorno do planeta próximo das bordas internas apresentava um leve escurecimento difuso, o que aumentou ainda mais o contraste entre as zonas esbranquiçadas e as faixas no disco do planeta. Eu recomendo esse filtro na observação de jupiter pois a melhora no contraste dos detalhes jovianos foram imediatos, já que ao escurecer um pouco as zonas claras as faixas mais escuras ficaram em evidência.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  M.couto Sex 28 Dez 2012, 09:02

Oi Bruno,
foi muito interessante essa sua experiência,
pois além de diminuir o excesso de brilho nas imagens por causa do F 10 que ainda deixa o telescopio muito luminoso,
esse filtro Densidade Neutra 25 % aumenta o contraste e controla a aberração cromática.
Eu ví esse filtro no site tellescópio e estava na dúvida sobre onde específicamente ele seria útil na observação planetária.
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Sex 28 Dez 2012, 09:21

Ok M.couto, você disse tudo. Esse filtro tornou-se indispensável nas minhas observações de jupiter com o setentinha.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica no Revelion

Mensagem  ajc Seg 31 Dez 2012, 22:12

Nessa passagem de ano, de 31/12 a 1 de janeiro de 2013, a NTB está mais tênue e menor e a SEB, logo após a GMV, está com uma fenda , alargando-a.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Mensagem  Bruno Seg 31 Dez 2012, 22:15

Ok ajc, vou dar uma conferida, valeu! Wink

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Fenda enorme na GMV!

Mensagem  Bruno Seg 31 Dez 2012, 22:36

ajc escreveu:
1-NTB está mais tênue e menor
2-e a SEB, logo após a GMV, está com uma fenda , alargando-a.
1-Sem dúvida ajc, inclusive já venho notando isso há algumas semanas.
2-Realmente ajc, estou aqui observando uma fenda enorme igual eu nunca ví e que está dividindo a SEB desde a GMV que nesse momento está bem próxima do limbo oeste, até bem depois do meridiano central de jupiter. Incrível essa falha, já notei muitas vezes essa fenda depois da GMV mas nunca com essa extensão. Merece ser estudado com muita atenção esse fenômeno inusitado. Vou continuar aqui de olho. Shocked

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Mais fenômenos.

Mensagem  Bruno Seg 31 Dez 2012, 22:47

(31/12/2012) São 23:50 UT01:50 e aproveitando a observação anterior, mais detalhes podem ser observados, ou seja, a faixa temperada sul STB apresenta uma descontinuidade na sua porção próxima ao limbo leste, e na faixa equatorial norte NEB e um pouco antes do meridiano central, o que eu pensava ser uma mancha oval escura DOS na borda sul dessa faixa na verdade é um "penacho equatorial", e que parece descer da borda dessa faixa adentrando na zona equatorial que inclusive mostra a faixa equatorial EB com boa nitidez. Outro fenômeno interessante é que além das 4 maiores luas de jupiter posso ver claramente mais duas estrelas de fundo da constelação de Touro, uma próxima e outra bem ao norte de jupiter. Vejo isso tudo claramente tanto com o refrator de 100mm F/15 (150x-200x) quanto com o Vixen 70mm F/10 (87.5x-105x).

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica SEB alargada.

Mensagem  Bruno Seg 31 Dez 2012, 23:01

São 23:58 UT01:58 e a extremidade da fenda na SEB agora está sobre o meridiano central de jupiter, e posso ver claramente como o colega ajc alertou que essa faixa equatorial está mais larga à partir de onde começa a "falha" ou "fenda" que a está dividindo exatamente ao meio. A SEB depois do meridiano central "engrossou" até tocar a GMV que nesse momento está desaparecendo pelo limbo oeste.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Mais fenômenos.

Mensagem  Bruno Seg 31 Dez 2012, 23:10

São 00:08 UT02:08 e além dos fenômenos registrados anteriormente, a lua Europa inicia uma imersão atrás do limbo oeste de jupiter.
Esse ano de 2013 começou bem. Feliz observações a todos! Very Happy

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 13 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Permissão deste fórum: