ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Página 12 de 16 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ir em baixo

spica O problema que necessita do uso do diafragma no setentinha aparentemente resolvido!

Mensagem  Bruno Dom 09 Dez 2012, 08:18

Olá Durva e colegas, eu fui relapso em um detalhe e pode estar aí a solução. Antes de iniciar a sessão de observação de ontem eu troquei a diagonal que veio com o Vixen pela que eu sempre uso no meu 100mm F/15, ou seja, uma da Tasco que possui um espelho com o dobro de espessura da outra. Só o espelho dessa diagonal pesa mais do que a diagonal completa do Vixen! Entretanto eu sempre tive problemas com o 100mm F/15 ao observar jupiter tendo alguma névoa presente na atmosfera. Acho que as imagens ficavam ruins porque qualquer alteração para menos na luminosidade do meu F/15 pode deteriorar as imagens. A diagonal com um espelho de espessura superior pode ter ajudado na qualidade das imagens pois eu havia percebido que, ao observar com o Vixen as quatro estrelas do Trapézio em M42 com a diagonal que veio com ele, eu sempre via as estrelas não como pontinhos arredondados com um a dois anéis de difração como eu vejo no 100mm, mas elas lançavam pequeninos riscos luminosos em várias direções, e já ví isso acontecer em espelhos de diagonais que possuíam uma espessura inferior ao que é recomendado. Se hoje eu conseguir mais um céu favorável irei observar alternadamente com três diagonais, ou seja, a Vixen e a Tasco utilizando o mesmo aumento (105x) com mais uma outra que tenho da Meade, e que também é de espessura inferior à diagonal da Tasco, entretanto as suas imagens são ótimas. Irei também observar utilizando o aumento máximo teórico (175x) com uma ocular Huygens de 4mm, e tudo isso sem usar o diafragma na objetiva é claro. Poderá ser a prova definitiva de que se for trocada a diagonal que vem com o Vixen por uma outra que possua um espelho mais espesso, poderemos proporcionar um "upgrade" sem precedentes na história da observação com esse instrumento. Os detalhes da superfície de jupiter nas imagens registradas no meu último relatório estavam com uma nitidez impecável. Eu ter conseguido observar a faixa equatorial EB, ver a sombra da lua Europa deslizando um pouco abaixo da borda sul da NEB e as ovais escuras foram ontem para mim a prova definitiva do alcance surpreendente desse refrator. Serão necessárias apenas algumas substituições e uns ajustes. A ótica desse refrator Vixen está aprovadíssima, a objetiva e as oculares dele certamente estão quase acima da média, entretanto o espelho da diagonal que vem junto com ele pode não ter a mesma qualidade fazendo-se por isso necessário o uso do diafragma.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Lucas87 Dom 09 Dez 2012, 11:46

Testasse sem diagonal? Com a ocular direto no focalizador?
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Dom 09 Dez 2012, 12:35

Olá Lucas87, eu já estava esperando alguém me perguntar isso mas eu até que tentei entretanto o tubo do focalizador é muito curto, este é um dos problemas que detectei no focalizador do Vixen, e consequentemente não conseguí o foco. Tentei improvisar algum extensor mas infelizmente não achei nenhum, mas desconfio de que se alguém tiver como aumentar o comprimento desse tubo terá surprêsas com a imagem em relação a se tivesse usando a diagonal original. Se o problema for mesmo a diagonal e eu creio que seja, para quem não tiver outra até providenciar uma essa será a saída para se efetuarem observações de imagens com qualidade.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Criando um extensor para o tubo do focalizador.

Mensagem  Bruno Dom 09 Dez 2012, 12:53

Tive uma idéia aqui que não me ocorreu ontem e é a seguinte: se alguém possuir uma barlow 2x da GSO pode aproveitar que a lente dela é rosqueada numa das extremidades, e ao tirá-la pode-se aproveitar o corpo dessa barlow para usar como um extensor colocando ele o mínimo para dentro do focalizador, apenas o suficiente para segurá-lo com o parafuso lateral de segurança.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva Dom 09 Dez 2012, 13:00

Nunca tentei observar sem a diagonal. Mas essa ideia de utilizar o corpo da barlow pode funcionar.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Dom 09 Dez 2012, 13:06

Hoje o clima "virou" aqui Durva, e se por aí estiver bom para observações se possível faça esse teste e nos diga como ficaram as imagens com e sem a diagonal, ok?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 Dom 09 Dez 2012, 13:32

O meu focalizador e bem grande, então consigo colocar a ocular direto nele. Vou tentar essa noite.

Ahh, o filtro amarelo chegou, vou testar ele com Júpiter, Saturno e a Lua se o tempo colaborar.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Testes.

Mensagem  Bruno Dom 09 Dez 2012, 14:28

Ok Lucas87, faça os testes com e sem a diagonal e compare as imagens. Se possível utilize aumentos da ordem de 70x, 100x e 175x. Embora eu acredite que a sua diagonal (Celestron) seja superior à do Vixen é bastante provável que dê alguma diferença, pois com a diagonal nós temos uma imagem refletida e direto temos uma imagem refratada.
A necessidade quanto ao uso do diafragma no refrator Vixen 70mm F/10 só pode ser por causa do espelho da diagonal original que não tem a espessura mínima adequada pois não tem outra explicação, todas as noites anteriores que tinham essa névoa as imagens de jupiter no F/15 ficavam péssimas. O que aconteceu de diferente foi que numa noite com o seeing entre 8 e 9 eu tive de utilizar o diafragma pois sem ele estava impossível ver detalhes em jupiter, e no outro dia depois de eu ter trocado a diagonal e observado sem o diafragma as imagens ficaram perfeitas no campo do setentinha.
Nesse dia o Vixen 70mm F/10 me mostrou jupiter como uma belíssima miniatura com praticamente todos os detalhes que eu vejo no 100mm F/15.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Edinaldo Dom 09 Dez 2012, 22:21

09/12/2012
Observação de jupiter
Hora: 19:06/UT 22:06
Instrumento: Luneta homade D:80mm Df=900 mm
Oculares utilizadas: 25 mm(36x), 9 mm(100x) e 6 mm (150x)
Condições atmosféricas: Boa, com poucas nuvens e ventos moderados
Vejo com a ocular de 25 mm o disco do planeta, imagem boa, e as 4 luas, sendo que 2 delas, mais próxima do planeta, 1 numa distância intermediária e a outra bem afastada do mesmo. Observei no disco do planeta as 2 faixas equatoriais, não estavam bem nítidas, mas dava para ver tranquilamente . Uma curiosidade, assim que localizei júpiter e comecei a observar, de repente observei um objeto mais ou menos do tamanho das luas de júpiter, se deslocando rapidamente, consegui acompanhar por um bom tempo, acho que não era a estação internacional, pois já a vi outras vezes, e posso afirmar que este objeto estava bem mais distante, pois só dava para ver com a ajuda do telescópio e com uma ocular de 25 mm que eu utilizava no momento. As 20:23/UT 23:23, estou preste a observar, a ocultação da lua mais próxima do disco do planeta com uma ocular de 9 mm(100x), troquei pela ocular de 6 mm (150x), imagem boa, dando para ver as 2 faixas equatoriais e neste momento a ocultação da lua mais próxima do planeta. As 23:39 UT, não vejo mais a 4ª lua que acabou de se ocultar. Foi a primeira vez que observei este fenômeno de ocultação de uma lua de júpiter, extraordinário!
Observação: Não estamos utilizando o horário de verão aqui na nossa região.

Um abraço a todos!

Edinaldo

Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Edinaldo Dom 09 Dez 2012, 22:26

Complementando o relato, esqueci de citar, que as 4 luas estavam todas de um lado do planeta.

Abraço

Edinaldo
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Dom 09 Dez 2012, 22:52

Edinaldo escreveu:
-Uma curiosidade, assim que localizei júpiter e comecei a observar, de repente observei um objeto mais ou menos do tamanho das luas de júpiter, se deslocando rapidamente, consegui acompanhar por um bom tempo, acho que não era a estação internacional, pois já a vi outras vezes, e posso afirmar que este objeto estava bem mais distante, pois só dava para ver com a ajuda do telescópio e com uma ocular de 25 mm que eu utilizava no momento.
-As 20:23/UT 23:23, estou prestes a observar, a ocultação da lua mais próxima do disco do planeta
-Foi a primeira vez que observei este fenômeno de ocultação de uma lua de júpiter, extraordinário!
Olá Edinaldo, a julgar pelo seu relato completo eu fico feliz que tenha voltado e em grande estilo. O que você deve ter visto no campo do seu refrator muito provávelmente foi um satélite devido ao horário em que você realizava a observação (logo após começar a escurecer o céu), e nesse horário é intensa a observação da passagem de inúmeros artefatos dessa natureza.
Tanto a ocultação quanto um trânsito das luas jovianas são fenômenos espetaculares.
Gostaria muito de saber como andam as imagens do seu 80mm F/11. E apareça mais por aqui.
Um grande abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Tellescópio Seg 10 Dez 2012, 08:32

Bruno, em relação à dica do extensor que forneceu é muito interessante, por isso seria uma injustiça dizer que apenas a GSO possui este tipo de barlow, pois a Barlow 2X da Series 500 também possui esse mesmo mecanismo e desrosquear a lente, permitindo que tubo seja um extensor, acrescente a isso que a barlow da Series 500 tem maior extensão, permitindo então buscar o foco que está aquém do focalizador.
Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 12 Barlow-2X
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://www.tellescopio.com.br

spica Uso do corpo da barlow série 500 como extensor do tubo focalizador do Vixen 70mm F/10.

Mensagem  Bruno Seg 10 Dez 2012, 10:35

Mandou bem parceiro, e me parece que essa barlow série 500 é ainda um pouco maior do que a barlow da GSO, e isso será ótimo pois o tubo do focalizador do Vixen é realmente muito curto, ele é menos da metade do que ele deveria ser. Gosto muito dos acessórios da série 500 na observação de jupiter. As minhas Plossl série 500 de 10mm e 15mm oferecem vistas fantásticas de jupiter, inclusive a de 6.5mm fornecendo 242x apresenta imagens com o contraste perfeito entre as faixas e zonas. O sistema de tratamento (coating) nas partes óticas dessa marca são muito bons, me parece que são feitos revestimentos em várias camadas de um filme (Blue Film) para melhorarem o contraste nas imagens. Eu recomendo essa aí também .

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva Seg 10 Dez 2012, 22:34

É Bruno, parece que você é que mandou bem, descobriu o problema da falta de contraste nas observações visuais de Júpiter com o Vixen 70mm. Hoje tive a oportunidade de observa-lo sem o uso da diagonal, com uma ocular de 10mm acoplada no corpo da barlow GSO e pude ver uma bela miniatura com Io saindo pelo limbo oeste e no momento Júpiter tinha o característico formato amassado pela saída da lua. Com a diagonal era possível observar os mesmos detalhes, mas com um brilho execivo e muito menos contraste.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Problema nas imagens do Vixen 70mm F/10 resolvidos!

Mensagem  Bruno Seg 10 Dez 2012, 23:02

Conseguimos, vocês não imaginam a sensação de dever cumprido em ver constatada a suspeita de que a salvação para as imagens do Vixen 70mm F/10 está apenas em trocar a diagonal que vem com ele, por outra de melhor qualidade como uma da Meade ou da série 500 por exemplo, ou ainda para quem tem uma grana extra substituir por uma diagonal dielétrica que elevaria o patamar das imagens no seu grau máximo. Ou então arranjar um extensor para aumentar o tubo do focalizador e observar direto. Feito isso podemos dispensar o uso do diafragma na observação lunar e planetária.
Isso mudou os rumos das imagens sem definição que eram registradas por todos os compradores desse refrator quando observavam jupiter visualmente com qualquer combinação de oculares ou barlow. Aproveitem a ótica impecável da objetiva e das oculares que vem com esse refrator, e apenas troquem de diagonal. Na observação do planeta jupiter as imagens se apresentarão mais cristalinas se forem obtidas com 105x de aumentos (a Plossl de 10mm+barlow rosqueada na ocular). Isso não quer dizer que não devamos tentar o coeficiente téorico máximo de 2.5x, muito pelo contrário, quando eu troquei a diagonal do Vixen eu utilizei nele uma ocular Huygens de 4mm e obtive ótimas imagens com 175x de aumentos, embora devo salientar que as condições atmosféricas devem estarem favoráveis para ir a esse limite, e aconselho no caso de jupiter a ficarem mesmo nas 105x de aumentos.
Foi muito importante essa descoberta, e espero que outras pessoas que tenham adquirido o Vixen 70mm F/10 possam ler isso e assim poderem efetuar essa valiosa substituição para tirar o máximo do seu setentinha, e ele tem muito a mostrar, estamos apenas começando uma nova era de observações com ele. Após substituir a diagonal do setentinha da Vixen por outra de melhor qualidade, esse refrator mostrará jupiter como uma bela miniatura, uma pequena jóia de verdade!

Bruno
Moderador

Última edição por Bruno em Ter 11 Dez 2012, 20:13, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Trânsito da GMV.

Mensagem  Bruno Ter 11 Dez 2012, 18:05

Teremos um trânsito da GMV pelo meridiano central nessa próxima madrugada às 02:00hs UT04:00, juntamente com uma ocultação da lua Europa um pouco depois. A quem o céu for propício boas observações.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Observação de jupiter/refrator Vixen 70mm F/10.

Mensagem  Bruno Dom 16 Dez 2012, 10:10

Data: 15/12/2012
Hora: 01:35
Alvo: planeta jupiter
Cond. atmosf: cúmulos e névoa seca, vento NO-E, vel: 12km/h, temp: 22ºC
Seeing estimado em 7 (Pickering)
Instrumento: refrator Vixen 70mm F/10 AZ
Oculares: Vixen NPL8mm (87.5x-131x), Plossl 10mm (70x-105x) + barlow GSO rosqueada no barril (1.5x)
Diagonal original substituída por uma da Tasco série Gallaxsee de 1.25" e outra da Meade 1.25"

Aproveitei várias brechas entre os cúmulos na atmosfera para observar jupiter através de uma tênue névoa, entretanto as imagens foram satisfatórias. Com 87.5x de aumentos o disco de jupiter apareceu riscado pela faixa temperada norte NTB, a faixa equatorial norte NEB, a faixa equatorial EB, a faixa equatorial sul SEB sem alterações e as zonas polares SPZ e NPZ. Não foi visualizada a faixa temperada sul STB. As faixas apresentavam uma coloração cinza-castanho e as zonas polares pareciam cinza-claro. As zonas mostravam-se levemente escurecidas por causa da névoa na atmosfera daqui. A NEB apresentava nítidamente duas ovais escuras (DOS-Barcaça), e uma se encontrava antes do meridiano central MC ou a leste, e a outra estava depois ou a oeste. Além das duas ovais escuras na borda sul da NEB pude constatar mais irregularidades pois ela não estava totalmente uniforme nessa borda de um limbo ao outro. As ovais escuras estavam como que dentro de duas nodosidades dado às irregularidades formadas onde se encontravam. A faixa temperada norte não apresentava muita definição na sua extremidade oeste e mais próxima do limbo oeste de jupiter. Não foi um problema de resolução pois eu creio que foi mais devido à névoa. As luas apresentavam-se perfeitamente redondinhas e em vários momentos percebí um pequenino anel de difração ao redor delas e todas apresentavam a mesma coloração âmbar.
Elevando o setentinha para 105x as imagens perderam um pouco o brilho e a faixa equatorial EB ficou um pouco mais difícil de ser visualizada, e com 131x de aumentos a perda de luminosidade foi ainda mais acentuada, e sendo então eu voltei para 87.5x e as imagens ficaram muito boas até jupiter começar a declinar a oeste quando encerrei a sessão de observação.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 Dom 16 Dez 2012, 10:47

Mais um ótimo relato! Por aqui faz um bom tempo que o tempo não abre...
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Dom 16 Dez 2012, 11:46

Lucas87 escreveu:Por aqui faz um bom tempo que o tempo não abre...
Olha Lucas87, ontem eu conseguí observar porque as nuvens proporcionaram brechas, mas no geral a média são para cada 10 a 15 dias ruins para uns 3 a 4 bons no máximo, pelo menos agora nessa chegada do verão.
Mas é só ficar de olho pois nessa madrugada até 01:00h o tempo estava totalmente encoberto até as nuvens se dissiparem um pouco por causa de um vento NO.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 Dom 16 Dez 2012, 13:05

Aqui em SC, pelo menos no litoral, o verão é a pior época para observar. Até que é comum terem dias com Sol, mas as noites nubladas são muitas. No inverno e bem melhor, tirando o frio.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Troca da Diagonal do Vixen 70

Mensagem  Freesailor Ter 18 Dez 2012, 12:28

Bruno escreveu:
Conseguimos, vocês não imaginam a sensação de dever cumprido em ver constatada a suspeita de que a salvação para as imagens do Vixen 70mm F/10 está apenas em trocar a diagonal que vem com ele, por outra de melhor qualidade como uma da Meade ou da série 500 por exemplo, ou ainda para quem tem uma grana extra substituir por uma diagonal dielétrica que elevaria o patamar das imagens no seu grau máximo. Ou então arranjar um extensor para aumentar o tubo do focalizador e observar direto. Feito isso podemos dispensar o uso do diafragma na observação lunar e planetária.
Isso mudou os rumos das imagens sem definição que eram registradas por todos os compradores desse refrator quando observavam jupiter visualmente com qualquer combinação de oculares ou barlow. Aproveitem a ótica impecável da objetiva e das oculares que vem com esse refrator, e apenas troquem de diagonal. Na observação do planeta jupiter as imagens se apresentarão mais cristalinas se forem obtidas com 105x de aumentos (a Plossl de 10mm+barlow rosqueada na ocular). Isso não quer dizer que não devamos tentar o coeficiente téorico máximo de 2.5x, muito pelo contrário, quando eu troquei a diagonal do Vixen eu utilizei nele uma ocular Huygens de 4mm e obtive ótimas imagens com 175x de aumentos, embora devo salientar que as condições atmosféricas devem estarem favoráveis para ir a esse limite, e aconselho no caso de jupiter a ficarem mesmo nas 105x de aumentos.
Foi muito importante essa descoberta, e espero que outras pessoas que tenham adquirido o Vixen 70mm F/10 possam ler isso e assim poderem efetuar essa valiosa substituição para tirar o máximo do seu setentinha, e ele tem muito a mostrar, estamos apenas começando uma nova era de observações com ele. Após substituir a diagonal do setentinha da Vixen por outra de melhor qualidade, esse refrator mostrará jupiter como uma bela miniatura, uma pequena jóia de verdade!
Bruno
Moderador

Olá, prezado Bruno!
Muito bom o seu trabalho. Eu já estava acompanhando este assunto publicado por vc e decidi trocar a diagonal de meu Vixen. O problema agora é encontrar uma diagonal prismática de qualidade. Infelizmente não consigo encontrar a mesma nas lojas especializadas do Brasil. É lamentável que sites como Armazém do telescópio, Astroshop, AstroBrasil, Casa do Astrônomo, o "Rei do Telescópio" e outros não disponibilizam acessórios como diagonais, lentes e oculares. As lentes e diagonais do AstroBrasil são da Toya e de péssima qualidade.
Gostaria que o amigo desse uma "força" junto ao Tellescópio para que o mesmo disponibilize diagonal de qualidade ou diagonal dielétrica para os membros do AF.

Um abraço.

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Diagonal

Mensagem  Tellescópio Ter 18 Dez 2012, 12:35

Olá Freesailor,
à partir do dia 15/01/2013 o Site Tellescópio voltará a comercializar as diagonais Série 500 e com condições especiais para os usuários do AF. Podem aguardar.
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://www.tellescopio.com.br

spica Observação de jupiter/Vixen 70mm F/10.

Mensagem  Bruno Ter 18 Dez 2012, 14:59

Data: 16/12/2012
Hora: 20:35 UT22:35
Cond. atmosf: estrato-cúmulos no horizonte E-NE-N e névoa seca, vento NE, vel: 14km/h, temp: 24ºC
Seeing estimado entre 6 e 7 (Pickering)
Instrumento: telescópio refrator Vixen 70mm F/10 AZ
Oculares: Vixen NPL8mm (87.5x-131x), Vixen Plossl 10mm (70x-105x) + barlow GSO 2x rosqueada no barril (1.5x)
Diagonal Tasco série Gallaxsee de 1.25"

Apesar das condições atmosféricas quase adversas eu conseguí imagens satisfatórias de jupiter. Ao observar com o setentinha utilizando a ocular de 8mm (87.5x) o planeta se fez uma miniatura notável no campo do telescópio. O que mais me chamou a atenção foi uma enorme mancha oval escura (DOS/Barcaça) na borda sul da faixa equatorial norte NEB, um pouco depois do meridiano central MC, ou seja, mais a oeste no disco de jupiter. Outro fato observado foi um estreitamento na faixa temperada norte NTB, que com certeza já foi vista um pouco mais larga a ponto de sugerir que a NEB estaria dividida ao meio. Dessa vez apenas conseguí entrever a faixa equatorial EB, mas com certeza ela estava lá. De novo as três luas visíveis apresentavam uma forma que embora minúscula eram esféricas e com um pequeno anel de difração azulado ao redor de cada uma.
Elevei o setentinha a 105x e as imagens continuaram boas e fiquei intrigado com o enorme tamanho da mancha oval escura DOS na borda sul da NEB, pois ela parecia estar envolvida numa enorme nodosidade.
A faixa temperada sul STB e a GMV não foram observadas por estarem ocultas na outra face de jupiter. De novo o setentinha me surpreendeu "furando" a névoa e atravessando firmemente uma atmosfera instável.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Observação de jupiter/Refrator Vixen 70mm F/10.

Mensagem  Bruno Qua 19 Dez 2012, 06:56

Data: 18/12/2012
Hora: 21:35 UT21:35
Cond. atmosf: estrato-cúmulos no horizonte E-NE-N-NO e névoa seca, vento NE, vel: 10km/h, temp: 24ºC
Seeing estimado em 7 (Pickering)
Instrumento: telescópio refrator Vixen 70mm F/10 AZ
Oculares: Vixen NPL8mm (87.5x), Vixen Plossl 10mm (105x) + barlow GSO 2x rosqueada no barril (1.5x) e Huygens 4mm 0.965" (175x).
Diagonal Tasco série Gallaxsee de 1.25"

De novo apesar das condições instáveis na atmosfera o Vixen 70mm F/10 proporcionou boas imagens de jupiter. Inicialmente com 87.5x de aumentos pude de imediato observar a zona polar sul SPZ, uma parte da faixa temperada sul STB, a faixa equatorial sul SEB, a faixa equatorial EB, a faixa equatorial norte NEB, a faixa temperada norte NTB e a zona polar norte NPZ. O destaque ficou por conta de duas manchas ovais escuras (DOS/Barcaça) na borda sul da NEB, estando uma a leste do meridiano central MC e outra a oeste no disco de jupiter. Com grande frequência tenho observado não só o aparecimento dessas manchas ovais escuras, mas também um aumento no tamanho aparente delas. Por vezes se apresentam como pontos escuros dentro de nodosidades que partem da borda sul da NEB em direção à extremidade interior norte da EZ.
Elevei o setentinha para 105x e as imagens continuaram muito boas, praticamente as mesmas em termos de contraste. A minha surprêsa foi maior quando ao elevar mais ainda o setentinha para o seu alcance máximo, ou seja, 175x de aumentos, continuava a ver os mesmos detalhes anteriores e as ovais escuras se fizeram bastante nítidas, dando inclusive para preceber mais irregularidades nas duas bordas da NEB. Com excessão da diagonal original a ótica desse refrator Vixen 70mm F/10 é impecável, e nos momentos de maior estabilidade atmosférica ele fácilmente alcança o coeficiente máximo de aumentos.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  M.couto Qua 19 Dez 2012, 16:19

Oi Bruno,
se não fosse você eu não acreditaria no alcance de um setentinha. Incrível poder registrar detalhes nas faixas equatoriais como as manchas ovais escuras. Bastou apenas trocar a diagonal e utilizar os aumentos ideais ou seja, em conformidade com o coeficiente teórico máximo de aumentos para um refrator de 70mm, sem esquecer de utilizar esses aumentos em conformidade com os momentos de maior estabilidade atmosférica.
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 12 de 16 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Permissão deste fórum: