ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Página 10 de 16 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 16  Seguinte

Ir para baixo

spica Céu de Brigadeiro.

Mensagem  Bruno Ter 04 Dez 2012, 19:12

Hoje o céu aqui mais ao norte de Minas está perfeito, creio ter sido a mais bela noite de 2012 até hoje por aqui. Temperatura agradável, sem ventos e sem quaisquer sinais de nuvens por mais que se procure olhando em direção ao horizonte distante. Uma verdadeira janela de 360º.
Quero aproveitar também e avisar aos colegas de que à partir das 00:00h UT/02:00 a GMV já começará a ser visível no limbo leste, tendo a lua Ganimedes do lado desse limbo. A GMV irá passar pelo meridiano central de jupiter por volta de 01:15h UT03:15. Também à partir da 00:00h poderemos observar a ocultação de Europa, que irá ultrapassar Io antes da ocultação. Diante de um céu aqui como esse repleto de fenômenos interessantes chego a ficar desconfiado e com a sensação de não ser digno de tanta sorte.
Desejo o mesmo a todos. Durante as observações estarei conectado pronto para observações conjuntas em tempo real. Avante conectados!

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Ir para o topo Ir para baixo

spica 4/12 e 05/12-Observação de jupiter em tempo real.

Mensagem  Bruno Ter 04 Dez 2012, 22:16

São 23:12hs UT01:12, e jupiter está majestoso no campo do refrator 100mm F/15 com a ocular planetária de 9mm (175x). Vejo as zonas polares, a NTB, a NEB com uma oval escura na borda sul logo depois do meridiano central, a faixa equatorial EB, a SEB e a STB começando a dar sinal de que vem pelo limbo leste. Ganimedes se encontra a leste, e Europa, Io e Callisto estão a oeste. Europa caminha rápidamente para uma ocultação.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Ter 04 Dez 2012, 22:32

São 23:28 UT01:28 e elevei os aumentos com uma ocular Vixen NPL de 8mm (196x) e o contraste está excelente. Começo a ver com um pouco mais de nitidez a STB aparecendo no limbo leste, sem dúvida o prenúncio da chegada da GMV em uns 10 a 20 minutos. Incrível também como a faixa EB está nítida dividindo a EZ ao meio. Vou aproveitar o seeing favorável e utilizar uma ocular WA de 6mm para elevar o F/15 para 262x.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno Ter 04 Dez 2012, 22:39

São 23:36 UT01:36 e eis que vejo a GMV entrando pelo limbo leste, provocando uma enorme baía na SEB e apresentando nítidamente um aspecto ciclônico, simplesmente incrívell o seeing, creio poder estimá-lo entre 8 e 9 na escala Pickering.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno Ter 04 Dez 2012, 23:03

23:59 UT01:59, último minuto antes da meia-noite. Jupiter no campo do 100mm F/15 parece um globo de marfim suspenso no espaço, riscado com faixas cinza-grafite e uma Grande Mancha com a cor de uma "ameixa desbotada", difícil mesmo de descrever.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno Ter 04 Dez 2012, 23:32

São 00:24 UT02:24 e o Jaegers 100mm F/15 (Jegão) está "rasgando" jupiter, hoje ele estraçalhou mesmo. Nunca havia visto jupiter tão imponente e tão nítido no campo do refrator, e o destaque ficou por conta da ocular Vixen NPL de 8mm que proporcionou a cifra de 196x de aumentos, ótima para um 100mm, e essa ocular acrescentou nas imagens do meu refrator um contraste excepcional, e com a adição de um filtro #82a-azul as imagens ficaram soberbas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica A vez dos "sessentinhas".

Mensagem  Bruno Ter 04 Dez 2012, 23:55

00:50 UT02:50 e faço observações conjuntas através do msn com o usuário ReinaldoBismak e ele constatou em jupiter através de um refrator de 60mm F/10 e 150x uma falha na SEB exatamente onde se encontra a GMV. Não tenho dúvidas de ser a atmosfera o maior inimigo ou a maior aliada das imagens telescópicas. Por aqui Sírius e Aldebaram cintilam como que pulsando bem devagar tamanha a calma na atmosfera local.

Bruno
Moderador

Última edição por Bruno em Qua 05 Dez 2012, 11:46, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Incrível coincidência.

Mensagem  Bruno Qua 05 Dez 2012, 00:26

01:14 UT03:14 Europa acaba de mergulhar atrás do limbo oeste de jupiter, exatamente na hora em que a GMV passou pelo meridiano central tal qual um olho ciclópico em um gigante, tendo ao sul como uma enorme ruga em apenas um lado da testa a faixa temperada sul STB faltando um grande pedaço, e ela parecia mesmo estar sendo "puxada" pela GMV, chegando inclusive a ter se inclinado até praticamente tocar essa grande mancha. A oval-BA seguia a GMV pelo lado leste e encravada perto da borda norte da SEB, e tendo entre ela e a GMV um turbilhão esbranquiçado dentro dessa faixa, e a oeste da GMV um pequeno apêndice partia da baía na SEB provocada pela presença da GMV como uma pequena fenda esbranquiçada também.
Encerro por aqui o relato para continuar as observações.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Tellescópio Qua 05 Dez 2012, 12:07

Uma singela contribuição de um refrator 60mm F/15 + câmera QHY5T. Mesmo com baixa abertura e por se tratar de um F/15 que em astrofotografia não é nada aconselhado, alguns detalhes ainda podem ser percebidos, como é o caso da GMV e também as luas IO e Europa, como pontinhos bem apagados no canto inferior esquerdo.

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 10 Fotori
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://www.tellescopio.com.br

Mensagem  Lucas87 Qua 05 Dez 2012, 12:32

Acho até que a imagem poderia ser melhor...

E na real é impossível que aqueles dois pontos sejam Io e Europa (ou outra Lua Galileana), já que estão longe demais de Júpiter e bem abaixo do equador do planeta.

Uma pergunta: o horário que você colocou é de verão?
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Lucas87 Qua 05 Dez 2012, 12:37

Ah e ótimo relato Bruno!
Essa madrugada Ganimedes vai fazer mais um eclipse em Júpiter, vou tentar acompanhar.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Qua 05 Dez 2012, 14:06

Pois é Lucas87, a estabilidade e a transparência atmosférica nessa última noite e madrugada se estenderam até aos primeiros raios de sol por aqui, e sem dúvida que nesse ano aqui foi a melhor noite. Mesmo jupiter estando a poucos graus do horizonte oeste antes do amanhecer a imagem continava ótima, entretanto devo salientar que as faixas e a GMV estavam um pouco esmaecidas durante toda a observação em relação à passada. O mesmo posso dizer das zonas polares, e não tenho dúvidas de que esse leve baixo contraste se deu mais na atmosfera de jupiter do que através da nossa. Devo salientar também o grande desempenho de um refrator "sessentinha" de 60mm F/10 utilizado pelo colega ReinaldoBismak que conseguiu observar uma falha na SEB, ou seja, a região onde se encontrava a GMV como um pontinho difuso. E parece que hoje vai se repetir de novo o bom tempo, e espero que os colegas também possam ter a mesma sorte.
Só para lembrar a GMV estará passando pelo meridiano central de jupiter por volta das 21:30 de hoje, e cerca de uma hora a uma hora e meia antes Callisto irá realizar uma ocultação.
Boas observações.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Observação de jupiter com um Vixen 70mm F/10.

Mensagem  Bruno Qua 05 Dez 2012, 20:48

São 21:41 UT23:41 e estou aqui tentando encontrar uma combinação ideal para obter uma boa imagem de jupiter com um setentinha. Experimentei a ocular de 10mm + barlow (140x) e uma WA de 6mm (116x) também. Com ambas as oculares ainda não conseguí uma definição total pois jupiter ainda se encontra a uns 30º, entretanto ao utilizar essas combinações e diafragmar a objetiva obtive resultados interessantes. Com e sem o diafragma observei as duas faixas equatoriais, a faixa temperada norte e as duas zonas polares. Com o diafragma as luas adquiriram um aspecto esférico, e Callisto está cada vez mais próximo. Ainda não percebí a GMV que deve estar entrando pelo limbo leste agora, mas não quero apresentar resultados conclusivos enquanto jupiter não estiver a pelo menos 45º de altura sobre o horizonte NNE. Vamos ver como o setentinha vai se sair hoje.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva Qua 05 Dez 2012, 20:53

Estou na espectativa de seus relatos Bruno, pois aqui uma condição atmosférica e meteorológica tem me prejudicado bastante e até o momento não obtive o resultado esperado em Júpiter para o setentinha usando essas mesmas configurações.

Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Lucas87 Qua 05 Dez 2012, 21:43

Também estou na expectativa.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Qua 05 Dez 2012, 21:46

Ok Durva, estou aqui testando muitas variantes e a melhor até agora no setentinha foi com uma ocular WA de 6mm (116x) e com a objetiva diafragmada. Com essa combinação visualizei a faixa temperada norte, a faixa equatorial norte um pouco irregular na borda sul, a faixa equatorial sul com uma pequena falha já próxima do limbo oeste (GMV) e a faixa temperada sul acima dessa falha e quase de um limbo ao outro. A GMV foi observada mas com reservas já que como constatei com o 100mm F/15 as faixas perderam um pouco de contraste de ontem para hoje, e por isso considero importante se saber de antemão quando se dará um trânsito dessa grande mancha para assim ficar mais fácil de encontrá-la com o 70mm F/10. Mais cedo pude perceber uma minúscula nodosidade na borda sul da NEB. Terei de realizar muitos testes ainda mas de uma coisa eu tenho certeza: a observação visual de jupiter com o setentinha foi salva pela objetiva diafragmada que me rendeu imagens interessantes mesmo. Pode-se constatar o "estrago" que uma razão focal curta pode fazer nas imagens planetárias se não diafragmar-mos a objetiva. Mas ainda há muito o que testar e eu vou tentar na próxima observação uma técnica diferente: vou diafragmar as oculares, talvez possam aumentar só mais um pouco a luminosidade nas imagens do que diafragmando a objetiva, e isso será ótimo. De qualquer forma, mesmo tendo que diafragmar a objetiva me dou por satifeito com a observação de jupiter hoje com o Vixen 70mm F/10. Vou continuar observando e depois faço mais considerações. Ele é muito confortável de se observar e o sistema de acompanhamento é excelente.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva Qua 05 Dez 2012, 22:08

Com sua acuidade visual pode identificar alguns detalhes que me escaparam, mas em suma é o que eu consegui observar com uma noite de seeing 6 ou 7 na escala Pickering. Com 105 de aumento e sempre com a objetiva diafragmada.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Qua 05 Dez 2012, 22:23

Ok Durva e Lucas87, diafragmar a objetiva será uma questão a ser sériamente considerada, e não se preocupem pois estou com jupiter aqui no campo do setentinha e as imagens melhoraram bastante agora que ele está a uns 50º sobre o horizonte N. Estou vendo sem dificuldades a SPZ (zona polar sul), a STB (faixa temperada sul), a SEB (faixa equatorial sul), a NEB (faixa equatorial norte), a NTB (faixa temperada norte)e a NPZ (zona polar norte). As luas após diafragmar a objetiva adquirem um aspecto esférico. Na verdade as imagens estão começando a ficar mais interessantes à medida em que jupiter ganha altura. Realmente está ficando divertido observar com o 70mm F/10, e não tenho dúvidas de que as imagens lunares e de céu profundo serão excelentes com esse refrator. Vamos ver se ele subindo mais as imagens melhoram mais um pouco mas estou começando a me dar por satisfeito na combinação com a ocular WA 6mm (116x). Será importante o teste depois com a ocular diafragmada, pode ser uma solução melhor do que diafragmar a objetiva.

Bruno
Moderador

Última edição por Bruno em Qui 06 Dez 2012, 07:22, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva Qua 05 Dez 2012, 22:33

Diafragmar a ocular pode ser bem interessante, li um material indicado pelo colega, mas não entendi completamente os detalhes. Quando fizer os testes por favor nos disponibilize essas informações.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Qua 05 Dez 2012, 22:33

Ah, e não me arrependi nem um pouco de ter adquirido um 70mm F/10 para observar jupiter, ele será um grande companheiro nas minhas andanças aqui pelo mato na zona rural onde eu moro, e com ele basta encontrar um canto escuro e pronto! Tenho certeza de que com o tempo encontrarei as combinações ideais para cada planeta.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno Qua 05 Dez 2012, 22:35

E sinceramente creio que diafragmar a ocular poderá ser a opção definitiva para se obter mais contraste sem perder muita luminosidade. Eu manterei vocês informados, podem deixar.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno Qua 05 Dez 2012, 22:56

Está sendo muito bacana acompanhar com o setentinha e 116x e a objetiva diafragmada as luas mais próximas de jupiter. Enquanto Callisto vindo do oeste passa ao longo e quase rasante sobre o pólo norte a lua Ganimedes inicia um trânsito vinda do leste.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Duas observações.

Mensagem  Bruno Qua 05 Dez 2012, 23:43

Tenho que destacar aqui duas observações dignas de nota:

1-Encontrei um jeito excelente para se observar jupiter com sucesso utilizando o refrator Vixen 70mm F/10, e o método consiste em utilizar o diafragma na abertura da objetiva e uma ocular Vixen NPL de 8mm (87,5x). O contraste ficou ótimo (observei as duas zonas polares e 4 faixas) e as luas apareceram como pequeninas esferas. Essa foi na minha opinião a melhor combinação para espreitar o gigante gasoso com o setentinha.

2-Ao observar o trânsito de Ganimedes, pude perceber claramente que a sua entrada que foi praticamente sem sombra tal era o ângulo de incidência da luz solar, se dava entre a extremidade norte da zona polar sul e a difícil faixa polar sul. Foi uma façanha observar essa faixa tão difícil e que poucas vezes conseguí na vida, mas o seeing aqui hoje está extraordinário e estou utilizando no refrator 100mm F/15 a cifra de 262x de aumentos com contraste total nas faixas e nas zonas do planeta jupiter. Observei a SPZ, a difícil SPB, a STB, a SEB, a EB, a NEB, a NTB e a NPZ. A NEB mostrou de novo e nítidamente o interior da faixa cheia de "estrias" ou "flóculos" da cor das zonas e que se agrupavam no centro dessa faixa, e acabaram por dividí-la exatamente ao meio.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Observação do trânsito de Ganimedes.

Mensagem  Bruno Qui 06 Dez 2012, 00:12

São 01:06 UT03:06 e fiz duas observações extremamente interessantes:

1-Com o refrator 100mm F/15 pude visualizar com nitidez a lua Ganimedes "deslizando" sobre a extremidade norte da zona polar sul um pouco adiante da sua sombra perfeitamente circular e negra como carvão. Por isso ao entrar na frente do disco de jupiter a lua não projetava a sua sombra pois ela estava atrás dela. Incrível!

2-Também observei perfeitamente a passagem da sombra de Ganimedes sobre a zona polar sul de jupiter com o refrator Vixen 70mm F/10 diafragmado e utilizando uma ocular Vixen NPL 8mm (87.5x). O desempenho do setentinha está aprovado com essa combinação, a imagem ficou excelente.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 Qui 06 Dez 2012, 09:05

Queria ter visto o eclipse de Ganimedes mas as nuvens não deixaram...
Belo relato Bruno!

Como funciona esse negocio de diafragmar a ocular??
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 10 de 16 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 16  Seguinte

Ir para o topo