ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Página 6 de 16 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 11 ... 16  Seguinte

Ir para baixo

spica recalculando

Mensagem  ajc Sab 03 Nov 2012, 19:47

Bruno escreveu:
Olá ajc, é o que eu mais desejo, entretanto segundo as coordenadas topocêntricas na calculadora do Calsky em 2014 jupiter estará a míseros 42º de altura sobre o horizonte NNW, ou seja, menos do que agora (cerca de 50º). Pode ser um cálculo estimado com erro de latitude, então seria possível vc nos mostrar como fez aquelas estimativas para as oposições de 2014 em diante? Estou te perguntando isso porque desejo sinceramente que eu esteja errado e vc certo, ok?

Bruno
Moderador

Olá Bruno e demais, para determinar o quanto alto no céu Júpiter, Marte ou Saturno vão estar prefiro usar as constelações. Enquanto o nosso alvo, Júpiter, estiver em Taurus (2012), Gemini (2014) e Cancer (2015), vai estar baixo no céu. Quando finalmente atingir Leo, em 2016, as coisas melhoram muito, confiram:
Oposição em 03 de dezembro de 2012 => 48 graus de altura (muito baixo);
oposição em 05 de janeiro de 2014 => 47 graus de altura (continua muito baixo);
oposição em 06 de fevereiro de 2015 => 53 graus de altura (já melhora);
oposição em março de 2016 => 64 graus de altura, em Leo (já melhora bastante!);
Valores calculados para latitude de BH.
Depois ele passa pra Virgo (2017), Libra (2018), Scorpius (2019), Sagitarius (2020) e Capricornius (2021), com a eclíptica sempre perto do zenite em todos esses anos.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

spica Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Lucas87 Sab 03 Nov 2012, 19:53

Bruno escreveu:
Lucas87 escreveu:Na real em 2013 não haverá oposição.
Jupiter está em oposição a cada 13 meses, sendo então a próxima será em janeiro de 2014, confere?

Bruno
Moderador

Desculpe, quis dizer 2013 :S
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Sab 03 Nov 2012, 20:07

Tranquilo Lucas87, já fiz a correção nas postagens anteriores.
Abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno Sab 03 Nov 2012, 23:08

ajc escreveu:
oposição em março de 2016 => 64 graus de altura, em Leo (já melhora bastante!);
Valores calculados para latitude de BH.
Correto ajc, valerá a pena esperar e sem querer ser "off topic" mas aproveitando o gancho, nessa época teremos também uma oposição de marte bastante favorável em 22 de maio de 2016 com ele apresentando um diâmetro aparente de 18,4" de arco (nessa última foram apenas 14" e na de 2018 serão 24,1"). Enquanto isso vamos nos virando como pudermos aproveitando as noites mais favoráveis para observar o gigante gasoso.
Abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Entendendo Jupiter

Mensagem  ajc Dom 11 Nov 2012, 20:33

Aproveito para postar um diagrama que facilita entender a turbulenta atmosfera de Júpiter, vejam:

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 6 Cinturoesemjupiter
FONTE: REA

Aí cada um pode fazer suas próprias anotações sobre o que está vendo em um certo tempo Universal (UT).
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Dom 11 Nov 2012, 21:46

Olá ajc, eu estou agora bem ao norte de B.Hte mas hoje (11/11/2012) aqui no céu jupiter está parecendo um farol a 20º de altura sobre o horizonte NE. Espero que aí para baixo em BH o céu também esteja propício, e caso afirmativo a GMV já está se aproximando nesse momento (22:42/UT01:42) do limbo oeste de jupiter. Boas observações.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 Seg 12 Nov 2012, 09:03

Falando em GMV, no feriado dia 15 vai ter um eclipse de Io bem sobre a GMV, segundo o WInJupos. Acho que vai ser uma bela visão com o tele!
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica so nuvens

Mensagem  ajc Seg 12 Nov 2012, 10:32

Olá pessoal, no momento em que o Bruno me enviou a mensagem, ontem de noite, o céu estava limpando e já mostrava muitas estrelas. Porém, devido a muitas obstruções, eu só consigo ver Jupiter depois das 23:30hs e aí as nuvens voltaram a cobrir todo o céu durante o resto da madrugada. Época de chuvas e de nuvens por aqui.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Seg 12 Nov 2012, 17:49

Olá ajc, determinação e paciência, vamos continuar "correndo atrás" das noites favoráveis, e obter assim o máximo de registros desse gigante gasoso que a cada dia se aproxima mais de nós.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno Seg 12 Nov 2012, 17:50

Lucas87 escreveu:Falando em GMV, no feriado dia 15 vai ter um eclipse de Io bem sobre a GMV
Excelente informação Lucas87, se a atmosfera permitir estaremos de olho. Valeu!

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica Trânsito da GMV hoje.

Mensagem  Bruno Seg 12 Nov 2012, 19:48

E aproveito para lembrar que quem quiser ou puder observar jupiter nessa nadrugada do dia 13/11/2012 por volta das 03:00hs UT06:00 poderá acompanhar a GMV passando pelo meridiano central do gigante gasoso.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno Qui 15 Nov 2012, 20:49

Nessa madrugada de sexta-feira 16/11/2012, às 00:30 hs/UT 03:30 a GMV estará passando pelo meridiano central de jupiter. A quem os céus favorecerem será uma bela oportunidade inclusive pelo horário mais acessível. Boa sorte a todos os que se dispuserem a observar o gigante gasoso, e caso afirmativo conto com mais relatórios e astrofotos aqui no AF.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica depois da chuva

Mensagem  ajc Sab 17 Nov 2012, 04:29

Pessoal, depois da forte chuva que caiu por volta das 23hs parecia que nada mais de astronomico iria acontecer mas as duas da manhã as nuvens se foram e o céu ficou um espetáculo, segue a observação:

Observação de Júpiter: Dados observacionais

Data: 17/11/2012; Local: Belo Horizonte / MG: Observador: João Marcos
Início: 05:10hs UT / Longitude CM2 = 70,8;
Término 06:05hs UT / Longitude CM2 = 104,0;
Telescópio: abertura = 102mm, F/D=7; Ampliação = 178x; montagem azimutal; sem filtros;

Satélites:
Identificada a coloração amarelada de Io;
Europa e Calisto com brilho bem inferior a Io e Ganimedes;
Nenhum trânsito ou eclipse (sombra sobre Júpiter) observados no período;

Estimativa de Albedo dos cinturões e zonas :
1,0 (para formações mais claras) a 0,0 (para formações mais escuras):
SPR = 0,7;
STZ = 0,8;
STB não identificado;
StropZ = 0,8;
SEB = 0,4;
EZ = 0,8;
NEB = 0,4;
NtropZ = 0,8;
NTB = 0,4;
NTZ = 0,8;
NPR = 0,6;
(1) Mancha escura na NEB = 2;
GRS (GMV) não identificada;

Obs.1: mancha escura na NEB que passou pelo meridiano local às 05:55hs UT / CM2 = 97,8 ;

Largura relativa dos cinturões e zonas (para EZ = 6);
SPR = 5;
StropZ + STZ= 5;
STB não identificado;
SEB = 3;
EZ = 6;
NEB = 2;
NtropZ = 1;
NTB = 1;
NTZ = 2;
NPR = 5;
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Sobre Jupiter.

Mensagem  Bruno Sab 17 Nov 2012, 11:55

Muito úteis essas cotas de intensidade ajc, estou me valendo delas para melhor estimar o albedo das faixas e zonas. E em relação à dificuldade de observar visualmente a GMV em jupiter com instrumentos de abertura moderada (refratores entre 70mm e 90mm e refletores entre 114mm e 150mm), uma coisa se faz importante, por exemplo: nem sempre com o meu refrator de 100mm F/15 eu vejo as manchas ovais brancas ou escuras, e nem a GMV e a oval-BA pois na maioria das ocasiões jupiter apenas mostra as suas faixas equatoriais e uma ou duas temperadas, além dos escurecimentos nas zonas polares. É muito importante vocês saberem dos horários em que a GMV irá passar pelo meridiano central de jupiter. Por exemplo, amanhã de madrugada (de sábado para domingo) a GMV vai passar pelo meridiano central de jupiter às 03:30 horário de verão UT/05:30. Geralmente quando a GMV aparece outros fenômenos acompanham essa mancha, tais como manchas ovais brancas na faixa equatorial sul e manchas ovais escuras na borda sul da faixa equatorial norte. Deixem para julgar as imagens quando vocês pegarem a GMV de frente, pois sabendo que ela vai estar lá será mais fácil identificá-la, nem que seja como uma falha ou uma depressão na faixa equatorial sul.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica com 70mm

Mensagem  ajc Sab 17 Nov 2012, 12:39

Vou fazer uma experiẽncia: quando a GMV estiver visível em 102mm vou diafragmar meu tele para 70mm e ver o que acontece.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Em 70mm

Mensagem  ajc Dom 18 Nov 2012, 02:52

Reduzindo o diametro de 102mm para 70mm, para um foco de 714mm, a relação F/d ficou em 10,2. Mantendo um aumento de 178x a GMV ainda se manteve visível assim como a oval branca na SEB e a mancha escura na EZ. A diferença é que a imagem fica mais escura prejudicando o contraste e forçando mais o olho por causa da baixa luminosidade. A STB entre a SEB e a SPR também ficou visível. Ou seja, se a montagem for suficientemente firme, a turma do 70mm F/10 pode usar uma ocular planetária de 4mm (175x).
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Qua 21 Nov 2012, 20:54

Olá ajc, o tempo firmou aqui mais ao norte de Minas e vou testar no meu refrator 100mm F/15 uma ocular planetária Omegon de 9mm (175x) em jupiter. Vamos ver como se sai essa planetária no contraste entre as zonas e faixas do gigante gasoso, além das colorações das suas luas. Se depender da constituição dessa ocular creio que será um sucesso a sessão de observação, pena que o trânsito da GMV já aconteceu mais cedo, mas oportunidades é que não vão faltar. Em breve faço o meu relato.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica do dia 22

Mensagem  ajc Sex 23 Nov 2012, 09:33

Observação de Júpiter: Dados observacionais
Data: 22/11/2012; Local: Belo Horizonte / MG: Observador: João Marcos
Início: 04:25hs UT / Longitude CM2 = 75,8;
Término 06:00hs UT / Longitude CM2 = 133,0; Temperatura = 20o C;
Telescópio: abertura = 102mm, F/D=7; Ampliação = 178x; montagem azimutal; sem filtros;

Satélites:
Nenhuma ocultação observada no período;
Nenhum trânsito ou eclipse (sombra sobre Júpiter) observados no período;

Estimativa de Albedo dos cinturões e zonas :
1,0 (para formações mais claras) a 0,0 (para formações mais escuras):
SPR = 0,7;
STZ = 0,8;
STB = não identificada;
StropZ = 0,8;
SEB = 0,4;
EZ = 0,8;
NEB = 0,4;
NtropZ = 0,8;
NTB = 0,4;
NTZ = 0,8;
NPR = 0,6;
(1) mancha escura = 0,3;
(2) mancha escura = 0,3;
GRS (GMV) = Não identificada;

Obs.1: mancha escura na divisa entre a NEB e EZ passou pelo MC às 04:40hs UT / CM2 = 84,9 ;
Obs.2: mancha escura na divisa entre a NEB e EZ passou pelo MC às 05:35hs UT / CM2 = 117,8;

Largura relativa dos cinturões e zonas (para EZ = 6);
SPR = 5;
STZ + StropZ = 5;
STB = não identificada;
SEB = 3;
EZ = 6;
NEB = 2;
NtropZ = 1;
NTB = 2;
NTZ = 2;
NPR = 5;
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica dia 24

Mensagem  ajc Sab 24 Nov 2012, 12:16

Nesta madrugada do dia 24 de novembro de 2012, destacaram-se:

A sombra de Io cruzou o MC às 02:35 UT;
Saída da sombra:
T3 da sombra = 03:36hs UT;
T4 da sombra = 03:39hs UT;
Saída de Io:
T3 do transito de Io = 03:47hs UT;
T4 do transito de Io = 03:51hs UT;

Uma curiosidade é que a NEB, que estava mais estreita que a SEB, subitamente dobrou de tamanho e se mostrou mais larga que a SEB!!!
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Sab 24 Nov 2012, 13:29

ajc escreveu:Uma curiosidade é que a NEB, que estava mais estreita que a SEB, subitamente dobrou de tamanho e se mostrou mais larga que a SEB!!!
Olá ajc, depois eu vou postar os meus relatórios, e a sua afirmação que destaquei procede, inclusive visualizei com nitidez uma separação na NEB ao centro dessa faixa como se houvesse uma zona esbranquiçada dentro da NEB dividindo-a ao meio.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

spica a mesma coisa

Mensagem  ajc Sab 24 Nov 2012, 15:11

pois é Bruno, observamos a mesma coisa... é como se a NEB espalhasse fazendo surgir brechas esbranquiçadas. Um colega de VTOL, com um 12 polegadas, relatou que tal fenda se mostrava bem delineada como se fosse mais uma zona dividindo a NEB. Mas não vimos ovais brancas nela, nem as escuras.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Dom 25 Nov 2012, 12:06

ajc escreveu:
1-"é como se a NEB espalhasse fazendo surgir brechas esbranquiçadas".
2-uma "fenda se mostrava bem delineada como se fosse mais uma zona dividindo a NEB".
3-"Mas não vimos ovais brancas nela, nem as escuras".
1-Também pensei nisso ajc, e na minha concepção eu suspeito de uma forte corrente atmosférica dentro da NEB, passando exatamente pelo centro dessa faixa criando uma nova zona aparentemente temporária embora eu não tenha observado jupiter nos dias seguintes. Seria dessa forma que se formam as zonas?
2-É fato o ocorrido pois decididamente havia uma zona de um limbo ao outro no centro da NEB.
3-Observei duas nodosidades na borda sul da NEB, uma antes e outra depois (a oeste) do MC.

Foi a primeira vez que eu observei esse fenômeno. Realizei essa observação com o refrator de 103mm F/15 (100mm de abertura livre e 1575mm de distância focal) utilizando 175x de aumentos através de uma ocular Planetária Omegon 9mm, com dois filtros usados alternadamente, ou seja, ora o filtro #82A-azul ora o filtro "caçador de manchas" #82B-light blue.
Aproveito para fazer um comentário sobre essa ocular Planetária de 9mm da Omegon. Apesar de eu acreditar que esse tipo de ocular Planetária seja ideal para as razões focais medianas e curtas (F abaixo de 12) por serem instrumentos mais luminosos, assim mesmo nesse dia eu "estraçalhei" Jupiter com ela. Para quem estava acostumado a observar irregularidades nas bordas das faixas equatoriais, graças a um contraste excelente proporcionado pelos elementos dessa ocular a nitidez com que essas irregularidades se mostraram através dela me fizeram sorrir. Um dia antes fiquei espantado ao observar "de primeira" Io deslizando sobre a SEB, ele era como se fosse uma "esferinha" esbranquiçada se destacando contra a SEB mais escura ao fundo, e com a sua sombra negra como carvão projetada mais a diante e a oeste nessa faixa. As outras luas apresentavam colorações que variavam do âmbar ao verde-azulado. Quanto à GMV ela foi observada perfeitamente "encaixada" entre a SEB (faixa equatorial sul) e a STrZ (zona tropical sul), apresentando uma coloração quase tão escura quanto à SEB, tendo ainda a mancha oval-BA como que dentro ou misturada a um turbilhão esbranquiçado na SEB a sudeste da GMV. Um outro prolongamento ou uma falha linear com a mesma coloração se adiantava um pouco a leste e estava inclinada em relação ao equador dentro da SEB a sudoeste dessa mancha. Gostaria de experimentar uma Planetária dessas com 10mm de distância focal me proporcionando 150x, pois tenho certeza de que seria impossível tirar o olho da ocular tamanha a sucessão de surprêsas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  M.couto Dom 25 Nov 2012, 12:11

Oi Bruno,
ótimo relato, na minha opinião foi o melhor até agora feito por vc.
Importante também salientar o incremento com o uso de uma ocular planetária que pode fazer a diferença na observação dos objetos do sistema solar.
Gostaria de salientar também a grande contribuição do usuário ajc que junto com vc estão traçando um panorama joviano completo e repleto de surpresas.
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva Dom 25 Nov 2012, 12:59

Importante salientar, que ambos os relatos se completam, só falta um astrofotografo para ilustra-los diariamente, aí a aula estaria completa!

Parabéns pessoal, esse tópico tá sensacional.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Dom 25 Nov 2012, 23:09

Aproveito para dizer que a construção do panorama joviano não atinge o seu ápice com as imagens de um refrator de 100mm F/15 usando uma ocular Planetária e um filtro "caçador de manchas", ou mesmo com um refletor de 300mm. De uma coisa não tenho dúvida, ou seja, observar jupiter usando uma ocular Planetária faz a diferença mas vejam só uma coisa: 100x de aumentos numa lunetinha de 50mm vão proporcionar uma imagem com o mesmo tamanho aparente de outra obtida usando um refrator de 500mm com o mesmo aumento. Um observador experimentado verá mais detalhes na luneta de 50mm do que um que nunca observou num telescópio ao utilizar o de 500mm. Trata-se de um comportamento que tem suas causas em um mecanismo receptivo do cérebro que não está acostumado às novas impressões, adquirindo assim uma tendência a reagir mais lentamente para processar a avaliação correta do que lhe é dado observar. O fator decisivo de uma boa observação depois de todos os requisitos serem atendidos encontra finalmente o seu ápice na acuidade visual do observador. Para observar bem jupiter não forcem nos aumentos. Ao invés de se valerem do coeficiente máximo teórico de aumentos que é de 2.5x, utilizem um coeficiente entre 1.5x a 1.75x o diâmetro da objetiva em milímetros. Por exemplo, para uma objetiva de 70mm será algo entre 105x e 122x de aumentos no máximo e pronto. Treine seu olho nessa faixa de aumentos que numa noite escura e com 105x, se você souber de antemão o horário de um trânsito da GMV você conseguirá vê-la com um setentinha, além é claro de um panorama joviano com as suas configurações mais evidentes se mostrando como uma bela miniatura no campo do telescópio.

Bruno
Moderador

Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 16 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 11 ... 16  Seguinte

Ir para o topo