ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter.

4 participantes

Ir para baixo

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. Empty Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter.

Mensagem  unukalhai Qua 04 maio 2016, 18:03

Oi novamente.

Comprei uma webcam barata de 40 reais, e a tentei adaptar à astrofotografia planetária:
Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. 34zbqzk

Lhe adicionei meu filtro azul #80A e mais um velho filtro lunar verde, para reduzir o excesso de luz, porque meu tele é de razão focal relativamente curta (150/900 -> F6), mas não foi suficiente e tive que pôr minha mão na frente do tele para reduzir o excesso de luz. Usei o software livre wxAstro Capture para capturar a imagem da webcam: aumentei o contraste, reduzi a luminosidade, reduzi a long exposure a 0.001, manipulei o gama, etc.. Para finalizar usei o software livre RegiStax 6 para os acabamentos da imagem. Mas só consegui isso No :
Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. 2ih4jt3

muito diferente do que eu vejo, quando olho na ocular palnetária: muito semelhante, senão igual, a essa imagem:
Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. 154y7ux

Qual é o problema galera? A webcam não é apropriada? Sou eu que não sei fazer a coisa? Agradeço resposta.
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. Empty Re: Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter.

Mensagem  Dry Qui 05 maio 2016, 22:06

Pelo que entendi, vc capturou apenas 1 frame, correto ? Recomendo que vc faça um filme de pelo menos 1 minuto e empilhe no Registax.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. Empty Re: Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter.

Mensagem  unukalhai Qui 05 maio 2016, 23:07

Dry escreveu:Pelo que entendi, vc capturou apenas 1 frame, correto ? Recomendo que vc faça um filme de pelo menos 1 minuto e empilhe no Registax.

Oi Dry, muito obrigado por ter me respondido. Smile

Na realidade, eu capturei 9 segundos de video e os empilhei no Registax. Em relação a fazer pelo menos 1 minuto de video, vai ser muito difícil, já que não tenho motor. Talvez se eu fizer vários videos de poucos segundos e os juntar num único video de um minuto, será que também serve?
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. Empty Re: Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter.

Mensagem  serveira Sex 06 maio 2016, 08:00

Fala unukalhai, tudo certo?

Eu tenho uma webcam bem humilde também, e também tive Júpiter de alvo há uns dias.
Dá para fazer sim várias capturas diferentes, ou melhor, você pode fazer uma captura só e tentar deixar o planeta o máximo possível no campo de visão, depois você usa o PIPP (https://sites.google.com/site/astropipp/downloads) para selecionar só os frames em que ele aparece.
Se fizer desse jeito tente não estender a captura por mais de 2-3 minutos, pois devido a rotação do planeta alguns detalhes podem ficar "arrastados".
Com o método acima consegui o seguinte resultado:

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. 2u4n4vc

Boa sorte!! Very Happy
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. Empty Re: Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter.

Mensagem  unukalhai Sex 06 maio 2016, 18:42

serveira escreveu:Fala unukalhai, tudo certo?

Eu tenho uma webcam bem humilde também, e também tive Júpiter de alvo há uns dias.
Dá para fazer sim várias capturas diferentes, ou melhor, você pode fazer uma captura só e tentar deixar o planeta o máximo possível no campo de visão, depois você usa o PIPP (https://sites.google.com/site/astropipp/downloads) para selecionar só os frames em que ele aparece.
Se fizer desse jeito tente não estender a captura por mais de 2-3 minutos, pois devido a rotação do planeta alguns detalhes podem ficar "arrastados".
Com o método acima consegui o seguinte resultado:

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. 2u4n4vc

Boa sorte!! Very Happy

Muito obrigado por me responder Serveira. Smile

Que imagem magnífica!! Smile Vou fazer o que você disse, obrigado.
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. Empty Re: Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter.

Mensagem  giltonc Sáb 07 maio 2016, 11:33

Aproveito o tópico pra compartilhar a felicidade de conseguir uma "imagem" do gigante gasoso, não da pra chamar de fotografia, menos ainda de astrofotografia.
Gostaria de compartilhar tambem que descobri no universo, a pior camera digital do mundo, a minha.

E parabens cara, achei sua foto bem boa para um começo.

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. 13177703_1039653236082332_2425408140139910807_n
giltonc
giltonc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 21/03/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. Empty Re: Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter.

Mensagem  unukalhai Sáb 07 maio 2016, 21:48

giltonc escreveu:Aproveito o tópico pra compartilhar a felicidade de conseguir uma "imagem" do gigante gasoso, não da pra chamar de fotografia, menos ainda de astrofotografia.
Gostaria de compartilhar tambem que descobri no universo, a pior camera digital do mundo, a minha.

E parabens cara, achei sua foto bem boa para um começo.

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. 13177703_1039653236082332_2425408140139910807_n

Muito obrigado, giltonc. Smile

Você está sendo demasiado modesto. Wink Sua foto é ótima. O mak, mesmo de pequena abertura, é o tele ideal para observação planetária. Você conseguiu captar simultaneamente detalhes em Júpiter e suas luas, o que é muito difícil. Mas se você diminuir a luminosidade e aumentar o contraste no software que você usa para sua webcam, os detalhes em Júpiter vão ficar muito mais evidentes, mas as luas vão desaparecer. Agora você decide o que prefere.
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. Empty Re: Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter.

Mensagem  Dry Dom 08 maio 2016, 11:53

unukalhai escreveu:
Você conseguiu captar simultaneamente detalhes em Júpiter e suas luas, o que é muito difícil. Mas se você diminuir a luminosidade e aumentar o contraste no software que você usa para sua webcam, os detalhes em Júpiter vão ficar muito mais evidentes, mas as luas vão desaparecer. Agora você decide o que prefere.
Para que Júpiter e suas luas fiquem visíveis ao mesmo tempo é necessário uma regulagem entre ganho, brilho, contraste, etc... de tal forma que um aspecto não degrade o outro. Faça vários ajustes nestes itens e veja qual a melhor regulagem.
Outra opção é fazer capturas separadas para o planeta e para suas luas e depois formar uma imagem só. Evidentemente que a capacidade da câmera vai influenciar no resultado final. Nesta foto que fiz eu usei a primeira opção e usei os ajustes necessários para que Júpiter, a lua Io e sua sombra sobre o planeta ficassem bem evidentes.

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. X3fonc
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. Empty Re: Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter.

Mensagem  unukalhai Dom 08 maio 2016, 18:57

Dry escreveu:
Para que Júpiter e suas luas fiquem visíveis ao mesmo tempo é necessário uma regulagem entre ganho, brilho, contraste, etc... de tal forma que um aspecto não degrade o outro. Faça vários ajustes nestes itens e veja qual a melhor regulagem.
Outra opção é fazer capturas separadas para o planeta e para suas luas e depois formar uma imagem só. Evidentemente que a capacidade da câmera vai influenciar no resultado final. Nesta foto que fiz eu usei a primeira opção e usei os ajustes necessários para que Júpiter, a lua Io e sua sombra sobre o planeta ficassem bem evidentes.

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. X3fonc

Muito interessante Dry. Very Happy

Pode me dizer os valores do ganho, brilho, contraste, etc. que você utiliza nas suas capturas de Júpiter?
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. Empty Re: Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter.

Mensagem  Dry Dom 08 maio 2016, 21:18

unukalhai escreveu:
Dry escreveu:
Para que Júpiter e suas luas fiquem visíveis ao mesmo tempo é necessário uma regulagem entre ganho, brilho, contraste, etc... de tal forma que um aspecto não degrade o outro. Faça vários ajustes nestes itens e veja qual a melhor regulagem.
Outra opção é fazer capturas separadas para o planeta e para suas luas e depois formar uma imagem só. Evidentemente que a capacidade da câmera vai influenciar no resultado final. Nesta foto que fiz eu usei a primeira opção e usei os ajustes necessários para que Júpiter, a lua Io e sua sombra sobre o planeta ficassem bem evidentes.

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. X3fonc

Muito interessante Dry. Very Happy

Pode me dizer os valores do ganho, brilho, contraste, etc. que você utiliza nas suas capturas de Júpiter?
Para esta captura os parâmetros foram os seguintes:
Câmera ASI120MC
Capture Area=480x480
Sensor Temp=20
White Bal (B)=71
White Bal (R)=61
Brilho=0
Gain=52
Gamma=61
Exposição: (ms)=0,045333
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. Empty Re: Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter.

Mensagem  unukalhai Dom 08 maio 2016, 22:31

Dry escreveu:
Para esta captura os parâmetros foram os seguintes:
Câmera ASI120MC
Capture Area=480x480
Sensor Temp=20
White Bal (B)=71
White Bal (R)=61
Brilho=0
Gain=52
Gamma=61
Exposição: (ms)=0,045333

Obrigadão Dry. Smile
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter. Empty Re: Primeira Tentativa mal sucedida de Fotografar Júpiter.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos