ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com foco

+3
AlvaroMiranda
André Pira
fabiocw
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Ajuda com foco

Mensagem  fabiocw Qua 10 Fev 2016, 21:11

Oi amigos boa noite, gostaria de pedir uma ajuda a vocês,

eu tenho uma Canon T5i e um newtoniano de 150mm de abertura e 1.000mm de distância focal da Skywatcher.

Eu tenho tentado acoplar minha câmera sem a lente, porém fora a lua não consigo foco de jeito nenhum. Eu aponto o telescópio com a câmera para estrelas de baixa magnitude e meu live view fica preto, por mais que eu mude o foco nada muda.

Eu já tentei foco direto, projeção positiva e negativa (com a barlow 2x). Já tentei todas as combinações utilizando as duas peças que rosqueiam no anel T2, mas nada adianta, sequer um esbranquiçado aparece no live view!

Já tentei tirar fotos mesmo com o live view preto, porém não funcionou também.

Imagino que devo estar errando algo básico, porém não consigo resolver esse problema, vocês podem me ajudar?

Abraços.

fabiocw
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 27/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  André Pira Qui 11 Fev 2016, 12:44

Boa tarde Fábio...apesar de usar uma DSLR (não com um newtoniano e sim um refrator) vejo os comentários de colegas do fórum, que o foco nesses equipamentos geralmente são alcançados com o focalizador o mais próximo possível do tubo - o foco para dentro como dizem!!!
Dê uma olhada nesse tópico e veja se ajuda em algo. Creio que o procedimento para obtenção (solução) do problema seja parecido:
https://astronomia.forumeiros.com/t2600-nao-consigo-foco-com-barlow-2x
Acredito que os colegas que possuem esse equipamento e praticam astrofotos como o DRY, Álvaro Miranda ou mesmo o Bruno poderão lhe ajudar com postagens que certamente surgirão na sequência...
Abs!

André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  AlvaroMiranda Qui 11 Fev 2016, 14:11

Na verdade apesar de já ter todo o equipamento necessário para iniciar na astrofotografia eu ainda não comecei a fazer os testes, porém o que eu sei é que em alguns modelos de refletores dificilmente se consegue o foco correto em uma DSLR, e nesse caso existem duas alternativas, a primeira é usar uma barlow para jogar o foco ((para dentro)) e a outra é trocar o focalizador por um outro de perfil mais baixo. Não sei se quando usa uma ocular o foco é jogado para fora usando uma barlow, mas no caso de uma DSLR esse foco é jogado (para dentro), é o que o pessoal tem feito e relatando os resultados. A minha dica seria então tentar obter o foco usando uma barlow e olhando pelo (view finder) primeiro e somente depois liga o live view e faz o ajuste mais preciso.
OBS: Quem me passou a dica sobre a barlow foi o pessoal do armazem do tesecópio.
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  AlvaroMiranda Qui 11 Fev 2016, 14:31

Somente para complementar aquilo que disse anteriormente assista esse vídeo onde explica como se conecta uma DSLR em um newtoniano:

https://www.youtube.com/watch?v=cYTmsfpL0M4

Espero que ajude.
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  Dry Qui 11 Fev 2016, 14:52

fabiocw escreveu:Oi amigos boa noite, gostaria de pedir uma ajuda a vocês,

eu tenho uma Canon T5i e um newtoniano de 150mm de abertura e 1.000mm de distância focal da Skywatcher.

Eu tenho tentado acoplar minha câmera sem a lente, porém fora a lua não consigo foco de jeito nenhum. Eu aponto o telescópio com a câmera para estrelas de baixa magnitude e meu live view fica preto, por mais que eu mude o foco nada muda.

Eu já tentei foco direto, projeção positiva e negativa (com a barlow 2x). Já tentei todas as combinações utilizando as duas peças que rosqueiam no anel T2, mas nada adianta, sequer um esbranquiçado aparece no live view!

Já tentei tirar fotos mesmo com o live view preto, porém não funcionou também.

Imagino que devo estar errando algo básico, porém não consigo resolver esse problema, vocês podem me ajudar?

Abraços.
Olá amigo.
Se vc consegue foco na lua com a câmera acoplada ao tele, vc também conseguirá em outros objetos, a não ser que o focalizador já esteja todo para dentro sem mais nada para ajustar. Faça assim: Mire na lua, ajuste o foco e aponte o tele para uma estrela brilhante, Sírius por exemplo, e veja se ela aparece. Caso contrário vá fazendo pequenos ajustes no focalizador até que ela apareça.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  fabiocw Qui 11 Fev 2016, 15:17

Muito obrigado pelas respostas! O tempo deu uma fechada aqui para apontar para a lua, mas enquanto isso vou testar apontando pra alguns prédios mesmo com a barlow.
Só uma pergunta, o telescópio estando focado eu deveria ver no live view exatamente o que vejo na ocular? Digo, se estiver apontando para estrelas menos brilhantes, elas deveriam aparecer no live view?

fabiocw
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 27/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  André Pira Qui 11 Fev 2016, 15:37

Bom...agora dá pra te ajudar!!! Não tem como você ver no mesmo telescópio através da ocular e pelo visor da DSLR, pois tanto a diagonal (com a ocular) quanto a câmera DSLR utilizam a mesma saída do focalizador para serem acoplados. Nesse caso existem duas opções:
A primeira é você ficar alterando entre ocular com a diagonal e a DSLR e seus anéis de encaixe. A segunda é você instalar um "Flip Mirror" na saída do focalizador, aí poderá trabalhar com os dois acessórios (ao mesmo tempo) e no mesmo telescópio. Mas não aconselho que faça isso por experiência própria!!!
Quanto a estrela de baixa magnitude, ficará meio difícil de aparecer no visor da câmera. Você terá que dar um aumento na imagem utilizando os botões no canto superior direito do corpo da câmera....



André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  André Pira Qui 11 Fev 2016, 15:39

Desconsidere a diagonal no comentário anterior...sei tele é um refletor!!!
Abs...
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  André Pira Qui 11 Fev 2016, 15:41

André Pira escreveu:Desconsidere a diagonal no comentário anterior...seu tele é um refletor!!!
Abs...
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  fabiocw Qui 11 Fev 2016, 15:48

Muito obrigado André. O que eu faço é isso, vejo o astro na ocular, tiro e coloco a câmera com os acessórios. O que eu eu não entendo, é que na ocular quando uma estrela está desfocada ela fica grande e borrada e ao passo que o foco vai sendo ajustado ela fica pontual. No live view da câmera isso não acontece, ela fica 100% preta, por mais que eu mude o foco, nada muda no live view.

fabiocw
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 27/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  André Pira Qui 11 Fev 2016, 15:55

Quando você resolver a questão do foco no newtoniano (aí peço desculpas por não poder te ajudar) e conseguir o foco no visor da câmera com as estrelas de maior magnitude, verá que nesse mesmo visor elas aparecem realmente bem pequenas e será necessário (como te falei) utilizar a função/botões de aumento no corpo da câmera.
Mas dá pra trabalhar/conviver com essa característica das DSLRs tranquilamente....
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  fabiocw Sáb 20 Fev 2016, 11:02

Amigos muito obrigado pela ajuda,

Uns dias atrás consegui o foco com projeção negativa, realmente só as estrelas mais fortes ficam visíveis no live view e bem fraquinhas, e o foco tem que estar bem alinhado senão você não vê nada. Então se nenhuma estrela forte estiver no visor você pode rodar too o filtro e não vai ver nada, o que pode parecer que você não tem foco.

Anteontem tirei umas fotos da lua com telescópio então vi que consigo com projeção positiva também, o que não consigo mesmo é foco direto, esse tanto com a parte superior do adaptador de projeção de ocular como o conjunto todo, não consigo foco.

O que agora to batendo cabeça é com o alinhamento rs, mas vi uma matéria bem legal que mostra um método de alinhamento mais simples e rápido, espero conseguir fotografar a nebulosa de orion assim:

https://unidospelaastronomia.wordpress.com/2015/12/09/finalmente-uma-luz-no-fim-do-tunel-dicas-para-comecar-um-alinhamento-polar/

Abraços.

fabiocw
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 27/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  Roberto_Moura Dom 21 Fev 2016, 10:13

Amigo, não sei se ajuda, mas também quebrei a cabeça com foco no Live View da minha Canon T3i.
A única coisa que resolveu, foi eu tirar o adaptador que vem com o anel T2 (aquela ponta que encaixa no OTA como se fosse uma ocular).
Tirei, também (desrosqueando) a ponta que vai no OTA, que vai "receber" a ocular.
Rosqueei somente o anel T2 no anel do visor do OTA e pronto.
Vejo até estrelas fracas pelo Live View, quando dou uma aumentada de 5x ou 10x.
Mas o meu é um refletor... Não sei se funfa.
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  fabiocw Seg 22 Fev 2016, 19:11

Oi Roberto, eu não sei se entendi o que você quis dizer, me corrige se eu tiver entendido errado por favor.

O adaptador que você tá falando é aquele de projeção de ocular né? Esse adaptador é dividido em duas partes que se rosqueiam, você colocou só a parte superior (menor) no anel T2, diminuindo a distância focal, e tirou o porta ocular do telescópio é isso? Aí você conseguiu foco direto?

Brigadão!

Abraços.

fabiocw
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 27/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  Roberto_Moura Seg 22 Fev 2016, 23:08

fabiocw escreveu:Oi Roberto, eu não sei se entendi o que você quis dizer, me corrige se eu tiver entendido errado por favor.

O adaptador que você tá falando é aquele de projeção de ocular né? Esse adaptador é dividido em duas partes que se rosqueiam, você colocou só a parte superior (menor) no anel T2, diminuindo a distância focal, e tirou o porta ocular do telescópio é isso? Aí você conseguiu foco direto?

Brigadão!

Abraços.

Boas!
Coloquei somente a parte inferior (maior) no anel T2 na parte maior do telescopio (onde vai o adaptador prá receber as oculares).
Tirei as duas partes menores (desrosqueei).
Basicamente, um anel rosqueado no outro... Aí, consegui o foco legal.

Não sei se me expressei bem... Qualquer coisa, me avisa que tento postar a foto das duas peças.
Abraço!
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  Roberto_Moura Seg 22 Fev 2016, 23:48

Fotografei, prá ter uma base...

Ajuda com foco 208tnxjAjuda com foco Xfuul0
Ajuda com foco 112dd1t

Espero ter ajudado...

Abraço!
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Também não consigo focar

Mensagem  mapsiqueira Qui 18 Ago 2016, 08:26

Meus caros!
Também não estou conseguindo focar com minha Canon T3i. Crying or Very sad
Eu tenho um telescópio refletor 150mm F/5 GoTo Star Discovery que veio com duas oculares 1.25" Hd de 10 e 23mm Grande Angular 62 ° asférica (ver oculares). Não tenho lentes barlow.
Comprei os adaptadores para a Canon e ela se encaixa corretamente com o telescópio. Porém, não há foco. Nem se quer a Lua, como os colegas aqui disseram que conseguiram focar.

Não sei o que estou fazendo de errado. Será que está faltando algum outro adaptador? Por favor, como posso resolver este problema?

Um grande abraço e muito obrigado!
mapsiqueira
mapsiqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 26/01/2015
Idade : 43
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  Dry Qui 18 Ago 2016, 10:15

mapsiqueira escreveu:Meus caros!
Também não estou conseguindo focar com minha Canon T3i.  Crying or Very sad
Eu tenho um telescópio refletor 150mm F/5 GoTo Star Discovery que veio com duas oculares 1.25" Hd de 10 e 23mm Grande Angular 62 ° asférica (ver oculares). Não tenho lentes barlow.
Comprei os adaptadores para a Canon e ela se encaixa corretamente com o telescópio. Porém, não há foco. Nem se quer a Lua, como os colegas aqui disseram que conseguiram focar.

Não sei o que estou fazendo de errado. Será que está faltando algum outro adaptador? Por favor, como posso resolver este problema?

Um grande abraço e muito obrigado!
Mas o que está acontecendo no seu caso: O focalizador fica todo para dentro e mesmo assim vc não consegue focar ? Ou ele fica todo para fora ?
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  mapsiqueira Qui 18 Ago 2016, 12:08

Dry escreveu:
mapsiqueira escreveu:Meus caros!
Também não estou conseguindo focar com minha Canon T3i.  Crying or Very sad
Eu tenho um telescópio refletor 150mm F/5 GoTo Star Discovery que veio com duas oculares 1.25" Hd de 10 e 23mm Grande Angular 62 ° asférica (ver oculares). Não tenho lentes barlow.
Comprei os adaptadores para a Canon e ela se encaixa corretamente com o telescópio. Porém, não há foco. Nem se quer a Lua, como os colegas aqui disseram que conseguiram focar.

Não sei o que estou fazendo de errado. Será que está faltando algum outro adaptador? Por favor, como posso resolver este problema?

Um grande abraço e muito obrigado!
Mas o que está acontecendo no seu caso: O focalizador fica todo para dentro e mesmo assim vc não consegue focar ? Ou ele fica todo para fora ?


O adaptador fica na Canon assim como a foto acima ('A' com 2 peças). Eu encaixo a câmera como se fosse uma ocular e a imagem não aparece. Apenas um borrão da Lua, como eu tentei ontem.
Não tem como eu colocar a ocular, pois não tem espaço para isso.
Obrigado pela ajuda, Dry!
mapsiqueira
mapsiqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 26/01/2015
Idade : 43
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  Dry Qui 18 Ago 2016, 13:54

mapsiqueira escreveu:
... Eu encaixo a câmera como se fosse uma ocular e a imagem não aparece. Apenas um borrão da Lua, como eu tentei ontem.
Não tem como eu colocar a ocular, pois não tem espaço para isso.
Obrigado pela ajuda, Dry!

Mas vc fez a regulagem no focalizador para acertar o foco ?
Exato, ou vc usa a câmera ou a ocular, não tem como usar as duas ao mesmo tempo.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  mapsiqueira Qui 18 Ago 2016, 18:00

Dry escreveu:
mapsiqueira escreveu:
... Eu encaixo a câmera como se fosse uma ocular e a imagem não aparece. Apenas um borrão da Lua, como eu tentei ontem.
Não tem como eu colocar a ocular, pois não tem espaço para isso.
Obrigado pela ajuda, Dry!

Mas vc fez a regulagem no focalizador para acertar o foco ?
Exato, ou vc usa a câmera ou a ocular, não tem como usar as duas ao mesmo tempo.

Sim. Quando eu ajusto o focalizador eu percebo que a imagem ficaria melhor se eu a câmera pudesse chegar mais perto do espelho. Entende? Eu acho difícil explicar isso.
O que eu estou fazendo é o mesmo processo que o Armazem está ensinando, mas ao invés desta câmera da Sony a minha é a T3i. E não funciona! Estou desanimando...
mapsiqueira
mapsiqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 26/01/2015
Idade : 43
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  Roberto_Moura Qui 18 Ago 2016, 18:51

Boas, mapsiqueira.
No caso, eu resolvi o meu problema fazendo o esquema das fotos...
Também percebi que a câmera precisava chegar "mais perto" do espelho e resolvi da forma como está a sequência de fotos...
No final, não pode estar com os duas peças do "A"...
Tem que estar, apenas, os dois aneis rosqueados um no outro... Foto A+B
Assim, a câmera fica mais perto pois não tem mais os alongadores.
Espero ter ajudado.
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  mapsiqueira Sex 19 Ago 2016, 08:41

Meus amigos,
olhem o que eu encontrei!
Um Adaptador Extensor 1.25" para Câmeras DSLR (link). Sei que com isso não utilizarei o foco direto, mas sim a ocular.
O que vcs podem me dizer? Será que é uma boa tentativa?
mapsiqueira
mapsiqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 26/01/2015
Idade : 43
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  Dry Sex 19 Ago 2016, 10:15

Roberto_Moura escreveu:Boas, mapsiqueira.
No caso, eu resolvi o meu problema fazendo o esquema das fotos...
Também percebi que a câmera precisava chegar "mais perto" do espelho e resolvi da forma como está a sequência de fotos...
No final, não pode estar com os duas peças do "A"...
Tem que estar, apenas, os dois aneis rosqueados um no outro... Foto A+B
Assim, a câmera fica mais perto pois não tem mais os alongadores.
Espero ter ajudado.
Mas o Stardiscovery do colega Mapsiqueira não tem rosca no focalizador para acoplar a câmera diretamente igual ao seu tele. Assim não tem como usar esse recurso que vc usou.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  Dry Sex 19 Ago 2016, 10:20

mapsiqueira escreveu:
Sim. Quando eu ajusto o focalizador eu percebo que a imagem ficaria melhor se eu a câmera pudesse chegar mais perto do espelho. Entende? Eu acho difícil explicar isso.
O que eu estou fazendo é o mesmo processo que o Armazem está ensinando, mas ao invés desta câmera da Sony a minha é a T3i. E não funciona! Estou desanimando...
Sim amigo, dá para entender seu problema: Falta curso no focalizador para dentro. Eu já possuí um tele desse e resolvi esse problema retirando o porta ocular original e adaptando um outro. Vou procurar a foto da minha adaptação e depois eu posto aqui.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com foco Empty Re: Ajuda com foco

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos