ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90

3 participantes

Ir para baixo

Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90 Empty Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90

Mensagem  GoWDrakoos Sex 25 Dez 2015, 02:38

Pessoal, tenho um Refrator de 90mm com distância focal de 910mm, já possuo uma ocular de 25mm que veio junto com o telescópio.
A minha dúvida é qual ocular ficaria mais em conta para adquirir, a de 40mm ou a de 30mm, as duas são do modelo Plossl que são vendidas no site Tellescopio.
Alguns de vocês com certeza já conhecem essas oculares e outra dúvida seria a da qualidade dessas oculares, porque pelo preço parecem ter uma qualidade bastante duvidosa, além de contar com  campo de visão relativamente pequeno comparado as WA.

Vou aproveitar o tópico e perguntar outra coisa, estou interessado em adquirir um filtro para observações de céu profundo, me interessei bastante no filtro UHC, vocês recomendam esse filtro para nebulosas, aglomerados e etc? Se não, qual filtro posso usar para diminuir um pouco a PL e realçar o brilho do céu profundo que tenha a mesma base de preço ou menos do filtro UHC vendido no AdT?
GoWDrakoos
GoWDrakoos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 09/09/2015
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90 Empty Re: Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90

Mensagem  deco27x Sex 25 Dez 2015, 11:13

Olá colega GoWDrakoos.

Eu recomendo a Plossl 40mm para seu refrator, pois a 30mm vai ficar muito próxima da sua 25mm.

O campo de visão de uma plossl é estreito mesmo, as de 40mm tem campo entre 40° e 44° porque é impossível fazê-las com um campo maior num barril padrão 1,25", a parada de campo precisaria ser mais larga que o próprio barril.
Tenho duas plossl series 500, uma 12,5mm e uma 40mm. Não tenho nada a reclamar sobre a qualidade. A mecânica é boa, o coatings são bons e a ótica é decente, em f/6 a imagem é nítida quase a é a beira do campo na 40mm. Na 12,5mm ficou bem decente depois que eu dimensionei corretamente a parada de campo.

Minha única crítica a elas é sobre as falhas de projeto, especialmente sobre a parada de campo mal dimensionada nas minhas duas oculares, a 12,5mm tem quase 60° de campo por conta da parada de campo maior do que deveria, o que reduz o descanso visual e acrescenta uma porção inútil de campo cheia de aberrações pois uma Plossl só funciona bem com campos de até 50°...

A Plossl 40mm por outro lado sofre de escurecimento na borda do campo e o posicionamento do olho é meio crítico, mas isto é normal em oculares com descanso visual muito grande. Isto não é um problema de qualidade e sim de projeto, porém ela veio com uma tinta altamente reflexiva na parte interna do barril, mas isso pode ser facilmente corrigido com uma tinta preta fosca, o curioso é que apenas a 40mm veio assim, a 12,5mm veio com uma tinta bem fosca na parte interna...

Elas tem uns probleminhas de projeto (nem todas, mas pelo menos as minhas sim), mas tem boa ótica e boa mecânica. Não vai achar algo melhor por preço semelhante. As Plossl skywatcher e Orion são um pouquinho melhores (não se engane, tem uns probleminhas de projeto também, mas menores...) mas custam quase o dobro.

Eu considero essas plossl serie 500 um ótimo custo-benefício, são baratas mas fazem um trabalho decente... Não espere uma ocular premium por menos de R$100, .... Plossl premium é Televue, e custa 100 dólares (custaria entre R$ 600 e R$ 700 se fossem comercializadas aqui).
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90 Empty Re: Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90

Mensagem  straits007 Sex 25 Dez 2015, 11:30

Era o que ia dizer a de 30mm fica muito próximo da de 25mm com a de 40mm notará maior diferença :-D
straits007
straits007
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 91
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 21
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90 Empty Re: Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90

Mensagem  GoWDrakoos Sex 25 Dez 2015, 12:24

Beleza, vou comprar a Plossl 40mm mesmo, obrigado pelas respostas.
GoWDrakoos
GoWDrakoos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 09/09/2015
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90 Empty Re: Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos