ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90

Ir em baixo

spica Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90

Mensagem  GoWDrakoos Sex 25 Dez 2015, 02:38

Pessoal, tenho um Refrator de 90mm com distância focal de 910mm, já possuo uma ocular de 25mm que veio junto com o telescópio.
A minha dúvida é qual ocular ficaria mais em conta para adquirir, a de 40mm ou a de 30mm, as duas são do modelo Plossl que são vendidas no site Tellescopio.
Alguns de vocês com certeza já conhecem essas oculares e outra dúvida seria a da qualidade dessas oculares, porque pelo preço parecem ter uma qualidade bastante duvidosa, além de contar com  campo de visão relativamente pequeno comparado as WA.

Vou aproveitar o tópico e perguntar outra coisa, estou interessado em adquirir um filtro para observações de céu profundo, me interessei bastante no filtro UHC, vocês recomendam esse filtro para nebulosas, aglomerados e etc? Se não, qual filtro posso usar para diminuir um pouco a PL e realçar o brilho do céu profundo que tenha a mesma base de preço ou menos do filtro UHC vendido no AdT?
GoWDrakoos
GoWDrakoos
Aspirante
Aspirante

spica Re: Ocular 40mm ou 30mm em um Black D90

Mensagem  deco27x Sex 25 Dez 2015, 11:13

Olá colega GoWDrakoos.

Eu recomendo a Plossl 40mm para seu refrator, pois a 30mm vai ficar muito próxima da sua 25mm.

O campo de visão de uma plossl é estreito mesmo, as de 40mm tem campo entre 40° e 44° porque é impossível fazê-las com um campo maior num barril padrão 1,25", a parada de campo precisaria ser mais larga que o próprio barril.
Tenho duas plossl series 500, uma 12,5mm e uma 40mm. Não tenho nada a reclamar sobre a qualidade. A mecânica é boa, o coatings são bons e a ótica é decente, em f/6 a imagem é nítida quase a é a beira do campo na 40mm. Na 12,5mm ficou bem decente depois que eu dimensionei corretamente a parada de campo.

Minha única crítica a elas é sobre as falhas de projeto, especialmente sobre a parada de campo mal dimensionada nas minhas duas oculares, a 12,5mm tem quase 60° de campo por conta da parada de campo maior do que deveria, o que reduz o descanso visual e acrescenta uma porção inútil de campo cheia de aberrações pois uma Plossl só funciona bem com campos de até 50°...

A Plossl 40mm por outro lado sofre de escurecimento na borda do campo e o posicionamento do olho é meio crítico, mas isto é normal em oculares com descanso visual muito grande. Isto não é um problema de qualidade e sim de projeto, porém ela veio com uma tinta altamente reflexiva na parte interna do barril, mas isso pode ser facilmente corrigido com uma tinta preta fosca, o curioso é que apenas a 40mm veio assim, a 12,5mm veio com uma tinta bem fosca na parte interna...

Elas tem uns probleminhas de projeto (nem todas, mas pelo menos as minhas sim), mas tem boa ótica e boa mecânica. Não vai achar algo melhor por preço semelhante. As Plossl skywatcher e Orion são um pouquinho melhores (não se engane, tem uns probleminhas de projeto também, mas menores...) mas custam quase o dobro.

Eu considero essas plossl serie 500 um ótimo custo-benefício, são baratas mas fazem um trabalho decente... Não espere uma ocular premium por menos de R$100, .... Plossl premium é Televue, e custa 100 dólares (custaria entre R$ 600 e R$ 700 se fossem comercializadas aqui).
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  straits007 Sex 25 Dez 2015, 11:30

Era o que ia dizer a de 30mm fica muito próximo da de 25mm com a de 40mm notará maior diferença :-D
straits007
straits007
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  GoWDrakoos Sex 25 Dez 2015, 12:24

Beleza, vou comprar a Plossl 40mm mesmo, obrigado pelas respostas.
GoWDrakoos
GoWDrakoos
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: