ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questões sobre sombra do Sol

Ir em baixo

spica Questões sobre sombra do Sol

Mensagem  fernandobvm em Qua 25 Nov 2015, 18:17

Boa tarde, sou novo no fórum, tenho estudado astronomia de alguns meses para cá e tive duvidas nas questões 44,45 e 46, alguém saberia me ajudar?

Questões sobre sombra do Sol 29krvk0

Desde já, agradeço qualquer ajuda! Smile

fernandobvm
Curioso
Curioso

spica Re: Questões sobre sombra do Sol

Mensagem  deco27x em Qua 25 Nov 2015, 20:28

Olá colega, seja muito bem-vindo ao fórum!

Vou me arriscar a dar uma mãozinha. Se eu falar alguma besteira, por favor, me corrijam.

O Solstício de Verão marca o início do Verão. É o instante em que determinado hemisfério da Terra está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol (quando o sol atinge a máxima declinação em latitude a partir da linha do equador).

44 - Ao meio-dia, durante o solstício de verão, a distância do sol ao zênite medida em graus, num local qualquer do hemisfério sul é igual a: 23°30' - latitude local
este também será o ângulo de projeção da sombra de qualquer objeto com respeito à vertical.

45 - isto me parece uma pegadinha.... o horário do dia onde as sombras são menores é justo ao meio-dia...Como poderia haver um horário do dia onde as sombras tenham a metade deste tamanho?

46 - Encontre o ângulo cujo seno seja o dobro do ângulo de projeção da sombra ao meio-dia. Depois calcule em que horas o sol atingirá este ângulo.

deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  fernandobvm em Qua 25 Nov 2015, 21:00

Opa cara, vou tentar aqui e depois posto o que eu encontrei, pelo visto tinha interpretado certo a questão 44, mas nao tinha certeza!

Valeu!

fernandobvm
Curioso
Curioso

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: