ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

escolhendo uma planetária

3 participantes

Ir para baixo

escolhendo uma planetária  Empty escolhendo uma planetária

Mensagem  SCold Seg 16 Nov 2015, 21:34

Olá a todos!
Estou de olho em duas oculares para acrescentar ao meu conjunto, mas aí é que está. Qual das duas seria melhor? Levando em conta qualidade e preço, na verdade há uma pequena diferença de preço.
Seria TMB 8mm
https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/planetaria/ocular-tmb-planetary-type-II-8mm-1-25polegadas
ou uma starguider dual ed 8mm
https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/starguider-dual-ed-8mm

Não tive contato com nenhuma delas, estou saindo das plossl. Lí bons comentários sobre as tmb, mas queria mais opiniões Very Happy
Estou com refletor 130mm, f7.
e, é isso Smile
Obrigado!
SCold
SCold
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

escolhendo uma planetária  Empty Re: escolhendo uma planetária

Mensagem  AGM Seg 16 Nov 2015, 23:07

SCold escreveu:Não tive contato com nenhuma delas, estou saindo das plossl. Lí bons comentários sobre as tmb, mas queria mais opiniões Very Happy
Estou com refletor 130mm, f7.
e, é isso Smile Obrigado!

Olá SCold!
- Seu telescópio por ser um F/7, então deve ter de distância focal "d/f" = 910mm correto?
- É um tubo longo?

Quanto às oculares, se você quer uma de 8mm, terá uma ampliação de 113,7x, praticamente 114x. Uma ampliação para observação planetária e lunar. Ambas tem os mesmos 60° de campo e 4 elementos, porém, o que posso lhe afirmar é sobre a utilidade e as especificações.
Eu tenho uma Starguider de 25mm, que adquiri para DSO, excelente contraste e campo, ótimo descanso de olho ajustável.
Também adquiri uma TMB de 7mm, para objetos do sistema solar, assim como a Starguider, o contraste dessa ocular evidencia melhor os detalhes, há um ganho em "nitidez", não confunda com resolução, isso depende da abertura da objetiva.
Pela distância focal de 8mm, imagino que pretenda com ela observar planetas e a Lua, então, vá de TMB planetária, se quiser observar DSO, invista na Starguider de 25mm.

Ao observar a Lua com a TMB, tanto num refletor de foco curto (mais brilho) e num Mak 90 de foco longo, o contraste e detalhes da superfície lunar mostrou-se como nenhuma outra ocular havia me provido tal imagem, equilíbrio, detalhes, profundidade, vale o investimento.

Eu particularmente, prefiro alcançar as ampliações que desejo sem utilizar lente barlow, somente a ocular, para evitar mais elementos interpondo-se na passagem da luz.

Pode comprar a TMB, é garantido, qualquer dúvida retorne.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

escolhendo uma planetária  Empty Re: escolhendo uma planetária

Mensagem  SCold Qua 18 Nov 2015, 19:32

Legal AGM, valeu por compartilhar a experiência com as oculares. Entrei em contato com a loja e as duas estarão disponíveis no próximo mês.
Vou de TMB!
Mais pra frente pretendo adquirir um refletor de 180mm e usaria as oculares em conjunto com uma barlow 2x. NO caso uma celestron x-cel 2x. Assim eu teria uma maior variedade.
Também pensei em ir de xcel 9mm ou 7mm, que está com um preço bem próximo. E as TMB e starguider sofrerão reajuste no preço, segundo o vendedor.
SCold
SCold
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

escolhendo uma planetária  Empty Re: escolhendo uma planetária

Mensagem  deco27x Qua 18 Nov 2015, 21:34

As X-Cel-LX, TMB, Starguider Dual ED, HD-60 são todas boas opções para obter conforto, qualidade e um campo moderadamente largo em torno de 60° a um preço razoável.

Pessoalmente me tornei fã das HD-60, elas são um pouquinho mais caprichadas que as outras, e por isso um pouco mais caras também. As X-Cel-LX tem a mesma ótica da HD-60, mas a mecânica é um pouco diferente e parece que o controle de qualidade da Celestron é um pouco mais fraco que o da Meade. As X-cel 7mm e 9mm são ótimas opções. Ouço boas coisas delas.

Sobre a Starguider 8mm x TMB 8mm. PESSOALMENTE eu daria preferência à starguider. As opiniões sobre essas oculares variam um pouco, mas a maioria das pessoas parece se sentir mais satisfeita com a staguider. As TMB fazem um bom trabalho, mas pelo que eu pude observar através de diversas opiniões sobre as mesmas, as Starguider se saem um pouco melhor.

Todas elas estão na mesma categoria. Mas com pequenas diferenças de desempenho e preço.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

escolhendo uma planetária  Empty Re: escolhendo uma planetária

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos