ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Programa Lunar tripulado.

Ir para baixo

Programa Lunar tripulado. Empty Programa Lunar tripulado.

Mensagem  Bruno Sáb 26 maio 2012, 15:46

Não posso separar a Lua do extraordinário feito da missão espacial tripulada Apolo que colocou os primeiros homens na Lua. Centenas de técnicos e engenheiros construíram um meio de se chegar à Lua que básicamente consistia de três partes divididas em: o Módulo de Comando com os alojamentos da tripulação, o Módulo de Serviço com o combustível e um motor de foguete, e finalmente o frágil Módulo Lunar que desceu na superfície da Lua. Com o restante do foguete Saturno 5 o conjunto media 111 metros de altura, pois tamanha estrutura foi necessária para levar os três astronautas a uma velocidade de 40.000 km/h a entrarem em órbita ao redor da Lua a 110 km de altura. Alí, ao entrarem em órbita lunar, dois dos astronautas através de uma escotilha passaram para o Módulo Lunar e deixaram o terceiro astronauta sozinho no Módulo de Comando. Desceram então para a superfície da Lua no Módulo Lunar, e após realizarem as suas experiências voltaram novamente ao Módulo de Comando para então efetuarem o vôo de regresso à Terra.
As missões Apolo foram um sucesso pois alcançaram o seu objetivo que era colocar o primeiro homem na Lua. Além disso trouxeram mais de uma centena de quilos em amostras do solo lunar que nos fizeram aprender mais coisas à respeito da constituição mineral da Lua. Infelizmente por razões econômicas o programa deu-se por cumprido.
É possível que num futuro não muito distante, se os homens não se destruirem uns aos outros antes, que uma base Lunar tripulada entre em funcionamento usando energia atômica para produzir calor e luz, o oxigênio sendo extraído das rochas lunares, e quanto à água já sabemos que ela poderá ser encontrada dentro de crateras nos pólos em cujos interiores vive imersa e exposta num ambiente de eterna e gélida escuridão.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos