ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ocular Retículada

Ir em baixo

spica Ocular Retículada

Mensagem  ZelvisCch Sex 11 Set 2015, 11:57

Ocular Retículada Ocular-reticulada

A nível de conhecimento, alguém poderia me falar sobre a finalidade dessa ocular retículada?
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Re: Ocular Retículada

Mensagem  Bruno Sex 11 Set 2015, 20:21

Ela é um acessório que será mais útil para a astrofotografia de longa exposição. É utilizada para focar o campo de visão, a fim de acompanhar e fazer as correções necessárias no monitoramento do objeto observado. Por exemplo, ao fotografar uma galáxia utilizamos uma estrela brilhante para seguir, e assim podemos colocar a mira na estrela afim de concentrar-se no campo da galáxia fotografada.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  ZelvisCch Sex 11 Set 2015, 22:10

Legal... Agora eu entendi essa ocular peculiar. Obrigado pela aula, colega.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  André Pira Sab 12 Set 2015, 09:34

Essa ocular reticulada também é muito usada para fazer o alinhamento da montagem com o PSC pelo método de derivação (desvio) das estrelas - dizem que é o método mais preciso.
Pois com o retículo é possível você determinar (com precisão) a fuga da estrela para determinado direção: norte, sul.... Aí é corrigir o posicionamento da montagem e realinhar o percurso da estrela pelo retículo:
http://observatoriolupus.blogspot.com.br/2014/10/alinhamento-pelo-metodo-drift-derivacao.html
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Mensagem  ZelvisCch Sab 12 Set 2015, 10:43

Antes mesmo de comprar o meu telescópio eu já havia determinado o PCS daqui, pois, eu estava determinado a comprar um EQ. Mas, usei aplicativos de android para isso. Achei e risquei o chão. Porém, essas técnicas que utilizam as estrelas ainda são muito estranhas para mim. Até experimentei para tirar a prova do que eu já tinha determinado. Essa técnica com a ocular reticulada é mais uma das várias que já vi. Valeu muito para conhecimento. Obrigado.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  André Pira Sab 12 Set 2015, 10:56

Confesso que também tenho dificuldades na utilização desse método, mesmo porque tenho um campo de visão (observação) bem reduzido o quê dificulta a aplicação dessa técnica da derivação. Fiz meu alinhamento com o PSC por cálculos de derivação e outros métodos que me permitiam uma correção - se necessário.
Contudo tenho que concordar que a derivação é um método que utiliza a observação direta dos fenômenos no espaço (movimento das estrelas) e acaba não sofrendo tantas interferências ou imprecisões como no caso das bússolas com os campos magnéticos.
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Mensagem  ZelvisCch Sab 05 Dez 2015, 15:34

Comprei um Kit de Oculares Padrão 1,25” da Meade. Entre as ótimas oculares do Kit, veio essa Reticulada 12mm.
O campo de visão fica como na imagem (As linhas vermelhas são iluminadas).
Ocular Retículada 12348171_1533155200333283_2167022519396695967_n

Creio que para determinar uma posição do telescópio essa ocular seja útil. Encontrar uma estrela no rumo do Polo Sul Celeste como a estrela “Acamar” (Consultei Stellarium) pode determinar com precisão para onde apontar um equipamento Equatorial.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: