Primeira Foto. Primeiros testes com ASI120MC
+3
Marcos Poncio
Pires
allanspindola
7 participantes
ASTROFÓRUM :: Astrofotografia :: Astrofotos Sistema Solar :: Planetas :: Saturno
Página 1 de 1
Primeira Foto. Primeiros testes com ASI120MC
Olá pessoal, não aguentei esperar e adquiri a ASI120MC a câmera planetária da ZWO, chegou faz alguns dias fiquei testando ela fiz alguns videos da lua, filmei estrela dupla, para aprender como ela funciona, mas hoje botei ela pra trabalhar e fiz essa foto:
Queria um tamanho maior mas com um telescópio de 150mm e uma Barlows de 2x foi o que deu pra fazer!
Usei o SharpCap 2.6 para gravar um vídeo de 2 minutos, li em algum lugar que por causa da minha montagem alta-azimutal não compensa fazer videos mais longos que isso. Usei esta configuração no SharpCap:
[ZWO ASI120MC]
Pan=0
Tilt=0
Output Format=AVI files (*.avi)
Binning=1
Capture Area=1280x960
ColourSpace=RGB24
Sensor Temp=32
Discard Split Frames=Off
High Speed Mode=On
Turbo USB=80(Auto)
Flip Image=None
Frame Rate Limit=Maximum
Gain=50
Exposure (ms)=0,066373
White Bal (B)=100(Auto)
White Bal (R)=48(Auto)
Brightness=1
Gamma=49
AutoExpMaxGain=50
AutoExpMaxExp=30
AutoExpMaxBrightness=100
Usei o Castrator para diminuir o vídeo e centralizar o planeta, depois para empilhar usei o AutoStakkert! 2.1 segui alguns tutoriais na internet e o resultado foi esse ai... Depois tentei fazer um aumentando 1.5x mas achei que não ficou bom:
O que vocês acharam? criticas e dicas são muito bem vindas! Quero aprender
Queria um tamanho maior mas com um telescópio de 150mm e uma Barlows de 2x foi o que deu pra fazer!
Usei o SharpCap 2.6 para gravar um vídeo de 2 minutos, li em algum lugar que por causa da minha montagem alta-azimutal não compensa fazer videos mais longos que isso. Usei esta configuração no SharpCap:
[ZWO ASI120MC]
Pan=0
Tilt=0
Output Format=AVI files (*.avi)
Binning=1
Capture Area=1280x960
ColourSpace=RGB24
Sensor Temp=32
Discard Split Frames=Off
High Speed Mode=On
Turbo USB=80(Auto)
Flip Image=None
Frame Rate Limit=Maximum
Gain=50
Exposure (ms)=0,066373
White Bal (B)=100(Auto)
White Bal (R)=48(Auto)
Brightness=1
Gamma=49
AutoExpMaxGain=50
AutoExpMaxExp=30
AutoExpMaxBrightness=100
Usei o Castrator para diminuir o vídeo e centralizar o planeta, depois para empilhar usei o AutoStakkert! 2.1 segui alguns tutoriais na internet e o resultado foi esse ai... Depois tentei fazer um aumentando 1.5x mas achei que não ficou bom:
allanspindola- Astronomo Amador
Re: Primeira Foto. Primeiros testes com ASI120MC
allanspindola escreveu:
Ola
a foto é a realidade do que se vê e se consegue dependendo do local, telescópio e camera. É preferível uma foto assim sem muita definição e pequena do que uma foto super bonita grande e também super manipulada usando "n" programas etc....que para mim não vale nada.!
aprender? você já sabe pois conseguiu tirar foto de saturno, agora é aprimorar mas sem exagerar , e não se iluda com abertura muito grande não, um 150mm tira ótimas fotos mas não sei a distancia focal, (se for curta, dai complica um pouco) e o local é fundamental..
..[]
Pires
Pires- Astronomo Amador
Cara Parabéns pra suas Primeiras Fotos!
Digo o mesmo que o Pires, prefiro sempre as Fotos sem manipulações.
Por isso curto bastante as Fotos do Dry tbm.
Parabéns novamente e continue assim e sempre poste aqui pra gente apreciar
Digo o mesmo que o Pires, prefiro sempre as Fotos sem manipulações.
Por isso curto bastante as Fotos do Dry tbm.
Parabéns novamente e continue assim e sempre poste aqui pra gente apreciar
Marcos Poncio- Astronomo Amador
Legal Allan, parabéns. Aí vai minha dica: Não use uma configuração tão alta de 1280x960 pois o planeta "ocupa" uma área bem menor. Eu uso 320x240 que é o suficiente para Saturno além de proporcionar uma maior captura de frames. Faça um teste.
Valeu pessoal ! agradeço as dicas e as seguirei na próxima observações do céu!
Bons céus a todos!
Bons céus a todos!
Eu estava agora mesmo observando Saturno. Com o meu tele de 70mm por 900mm e a ocular 10mm e/ou a 25mm + Barlow 2x o planeta fica bem nítido, porém, bem pequeno. Imaginem uma ervilha com um anel em volta na frente de uma bola de basquete, essa é proporção aproximada, sendo a bola de basquete a área da observação. Essa foto ficou show. Ainda não pude fotografar minhas observações, tentei, mas, não consegui sem equipamento apropriado.
ZelvisCch- Astronomo Amador
ótima foto, parabéns ela está bem "Natural" melhor assim dizer, estou super ansioso com a chegada do meu Sky Watcher, mal posso esperar para usa-lo
Eu gostei,achei muito boa a astrofoto.
orlando- Astronomo Amador
Eu também só consigo ver assimZelvisCch escreveu:Eu estava agora mesmo observando Saturno. Com o meu tele de 70mm por 900mm e a ocular 10mm e/ou a 25mm + Barlow 2x o planeta fica bem nítido, porém, bem pequeno. Imaginem uma ervilha com um anel em volta na frente de uma bola de basquete, essa é proporção aproximada, sendo a bola de basquete a área da observação. Essa foto ficou show. Ainda não pude fotografar minhas observações, tentei, mas, não consegui sem equipamento apropriado.
Mas mesmo assim é lindo!
Marcos Poncio- Astronomo Amador
Marcos Poncio escreveu:Eu também só consigo ver assimZelvisCch escreveu:Eu estava agora mesmo observando Saturno. Com o meu tele de 70mm por 900mm e a ocular 10mm e/ou a 25mm + Barlow 2x o planeta fica bem nítido, porém, bem pequeno. Imaginem uma ervilha com um anel em volta na frente de uma bola de basquete, essa é proporção aproximada, sendo a bola de basquete a área da observação. Essa foto ficou show. Ainda não pude fotografar minhas observações, tentei, mas, não consegui sem equipamento apropriado.
Mas mesmo assim é lindo!
É assim... A observação visual é assim mesmo o meu telescópio tem abertura de 150mm e é F5 o que me obriga a por filtros para diminuir o brilho dos planetas e da lua principalmente, o planeta aparece da forma que vocês descrevem também, detalhes só com câmeras e longo tempo de exposição. E acho a observação visual tão prazeroso quanto a astrofotografia realmente não tenho preferencia.
Abraços
O meu tele também é f/5 Allan, mas nos planetas, ao invés de usar filtro prefiro grandes ampliações. Assim, além de aumentar o tamanho do planeta também reduz o brilho. Já na Lua é mais difícil e um filtro é melhor mesmo.allanspindola escreveu:
É assim... A observação visual é assim mesmo o meu telescópio tem abertura de 150mm e é F5 o que me obriga a por filtros para diminuir o brilho dos planetas e da lua principalmente...
Abraços
Há um mês atras fiz um teste com a Barlow 5x, fiz essa montagem e esqueci de publicar só lembrei semana passada.