ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

3 participantes

Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  Luiz Carlos C Guimaraes Qui 13 Ago 2015, 11:53

Pessoal,

Estou com o meu Mak90 há 3 dias. Estou apanhando muito para encontrar o foco no telescópio.
Já tentei com ocular de 40, 25, 15, 10mm, e não consigo.
Tem alguma dica pra deixar o focalizador numa posição básica de foco, do tipo, fechar todo ele, e abrir um determinado número de voltas ?
Posiciono o objeto com a Red Dot, no entanto não consigo encontrá-lo com a ocular.
O que eu estou fazendo de errado ?

Agradeço antecipadamente, pelas dicas dos amigos.

Abraços,

Luiz Carlos Guimarães.
Luiz Carlos C Guimaraes
Luiz Carlos C Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 29/07/2015
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Re: Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  AGM Qui 13 Ago 2015, 13:41

Luiz Carlos C Guimaraes escreveu:Tem alguma dica pra deixar o focalizador numa posição básica de foco, do tipo, fechar todo ele, e abrir um determinado número de voltas ?

O foco desse instrumento é bem longo, eu mesmo muitas vezes me perco um pouco, caso o foco seja para dentro ou para fora com uma determinada ocular.

Com uma ocular de 25mm (50x) e de dia, aponte para uma antena ou para uma janela de um prédio distante e tente focalizar, assim, perceberá que, se demorar para obter o foco seja para fora ou para dentro já terá obtido uma referência de ajuste.

Depois proceda novamente com uma ocular de 10mm (125x) e ajuste o foco, seja para fora ou para dentro, terá de testar. É possível que se você gire para o lado contrário sem saber, poderá ficar minutos girando o ajuste do focalizador sem obter resultado.

Faças os testes e retorne.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  Luiz Carlos C Guimaraes Qui 13 Ago 2015, 15:00

Valeu a dica Adriano !
Como só chego em casa à noite, amanhã de manhã farei o teste.
Te falo o resultado.

abraços,

Luiz Carlos Guimarães.
Luiz Carlos C Guimaraes
Luiz Carlos C Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 29/07/2015
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Re: Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  AGM Qui 13 Ago 2015, 15:56

Luiz Carlos C Guimaraes escreveu:Como só chego em casa à noite, amanhã de manhã farei o teste.

Se tiver algum prédio ou uma torre bem visível a noite mesmo, até a luz fixa da mesma também serve, não precisa esperar para fazer exclusivamente de dia, é que de dia fica mais fácil só isso.

Aguardo teu resultado.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  Luiz Carlos C Guimaraes Qui 13 Ago 2015, 17:45

Claro Adriano !
Tem uma fábrica de garrafas próxima aonde moro, e lá existe uma torre com uma daquelas luzes vermelhas no topo, que fica constantemente acesa.
Vou experimentar, e te falo.

Abraços,

Luiz Carlos Guimarães.
Luiz Carlos C Guimaraes
Luiz Carlos C Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 29/07/2015
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Re: Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  AGM Qui 13 Ago 2015, 17:51

Luiz Carlos C Guimaraes escreveu:Claro Adriano !
Tem uma fábrica de garrafas próxima aonde moro, e lá existe uma torre com uma daquelas luzes vermelhas no topo, que fica constantemente acesa.
Vou experimentar, e te falo.
Abraços,
Luiz Carlos Guimarães.

Aproveite isso também para alinhar a buscadora! Use a ocular de 10mm.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  Luiz Carlos C Guimaraes Qui 13 Ago 2015, 18:07

Adriano,

aproveitando, me tira uma dúvida: Para observações terrestre o eixo polar precisar estar necessariamente apontando para o sul celeste, não né ?!
O tubo do tele pode ficar reto em relação ao eixo polar para observações terrestre, não é isso ?
Somente, para observações do céu, que o eixo polar precisa obrigatoriamente apontar para o sul celeste, certo ?

abraços,

Luiz Carlos Guimarães.
Luiz Carlos C Guimaraes
Luiz Carlos C Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 29/07/2015
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  Luiz Carlos C Guimaraes Sex 14 Ago 2015, 11:25

Boas novas !
Adriano, fiz o teste com luzes de topo de prédio, e foi frustrante !
Enxergava uns borrões amarelos com abóbora simétricos, que mais pareciam com o logotipo do UOL. Não entendia nada. Tentei com as oculares de 40 e 25mm, e sem resultado ...
Aí resolvi largar. Jantei, vi televisão, e logo me abateu muito sono. Fui pro quarto pra dormi, quando cheguei lá, bateu uma coisa do tipo, tenta de novo, que agora você consegue achar o foco no teu tele.
Cara, não só achei o foco, como avistei Saturno com imagens lindas, em ambas oculares, 10 e 6mm.
Fiquei muito feliz, fui dormir com a imagem de Saturno, e seus anéis !!!
O único problema, é que ele descia muito rápido no campo de visão. E toda hora, tinha que novamente localizá-lo pela buscadora, para continuar a observação. Certamente, preciso ajustar melhor a marcação da latitude, e apontá-lo com mais precisão para o sul celeste. Acredito que seja isso ... !
Muito obrigado pela força !

Abraços,

Luiz Carlos Guimarães.
Luiz Carlos C Guimaraes
Luiz Carlos C Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 29/07/2015
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Re: Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  AGM Sex 14 Ago 2015, 15:06

Luiz Carlos C Guimaraes escreveu:Adriano,
aproveitando, me tira uma dúvida: Para observações terrestre o eixo polar precisar estar necessariamente apontando para o sul celeste, não né ?!
O tubo do tele pode ficar reto em relação ao eixo polar para observações terrestre, não é isso ?
Somente, para observações do céu, que o eixo polar precisa obrigatoriamente apontar para o sul celeste, certo ?
abraços,
Luiz Carlos Guimarães.

Para observações terrestres, você pode deixá-lo até de cabeça para baixo! Não precisa seguir alinhamento algum, posicione-o o mais confortável possível para observar o seu alvo.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Re: Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  AGM Sex 14 Ago 2015, 15:13

Luiz Carlos C Guimaraes escreveu:O único problema, é que ele descia muito rápido no campo de visão. E toda hora, tinha que novamente localizá-lo pela buscadora, para continuar a observação. Certamente, preciso ajustar melhor a marcação da latitude, e apontá-lo com mais precisão para o sul celeste. Acredito que seja isso ... !

Sim, com o alinhamento correto você só o acompanha com um dos ajustes finos, sem precisar recorrer à buscadora, mesmo que ele saia do campo por um bom tempo. Ajustando ao sul celeste corretamente, a declinação ao encontrar o astro desejado junto com a ascensão reta, o telescópio estará alinhado a elíptica do mesmo.

Faça mais testes e retorne, gostei da persistência, me lembrou de muitos casos meus.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Re: Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  AGM Sex 14 Ago 2015, 16:00

O único problema, é que ele descia muito rápido no campo de visão. escreveu:

Apenas um detalhe. Telescópios de menor abertura tem um campo de visão mais estreito, quanto mais ampliar, mais rápido o astro passará no campo visual, deve ter percebido isso.
Continue a observar Saturno, nessa época é excelente ver essa planeta assim também como aglomerados estelares perto, na constelação de Escorpião.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  Luiz Carlos C Guimaraes Sex 14 Ago 2015, 16:42

Valeu mesmo, Adriano !
Obrigado pela super atenção que você dá aos colegas iniciantes, assim como eu.

Grande abraço, e bons céus !

Luiz Carlos Guimarães.
Luiz Carlos C Guimaraes
Luiz Carlos C Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 29/07/2015
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Re: Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  AGM Sex 14 Ago 2015, 18:29

Luiz Carlos C Guimaraes escreveu:Valeu mesmo, Adriano !
Obrigado pela super atenção que você dá aos colegas iniciantes, assim como eu.
Grande abraço, e bons céus !
Luiz Carlos Guimarães.

Grato! Retorne sempre que necessário para resolver suas questões e também compartilhar das suas experiências. É importante a troca de conteúdo e informações aqui no Astro Fórum, só vem a enriquecer a prática de todos.

Abraço!
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Re: Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  jmpmarques Sáb 15 Ago 2015, 03:22

Fiquei muito feliz, fui dormir com a imagem de Saturno, e seus anéis !!!

Lendo isso lembrei da primeira vez que vi Saturno. Parecia um adesivo colado na minha frente e cheguei até a achar que eu tava vendo coisas. Tirei o olho da ocular e levantei osdois braços dizendo "por#*@!!!! Consegui!!!" cheers

Divirta-se!

Grande abraço e bons céus!
jmpmarques
jmpmarques
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 50
Data de inscrição : 01/07/2015
Idade : 37
Localização : RJ / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  Luiz Carlos C Guimaraes Ter 18 Ago 2015, 11:32

Jmpmarques,

Realmente é uma emoção muito bacana, você com um instrumento ótico daqui de baixo, alcançar um astro que está 1,5 bilhões de Km de distância.
Acredito que uma das coisas mais legais na astronomia, seja a grande lição de humildade que a vida nos coloca.

Bons céus à todos !

Luiz Carlos Guimarães.
Luiz Carlos C Guimaraes
Luiz Carlos C Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 29/07/2015
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain Empty Re: Dificuldade de achar foco no Mak90 Cassegrain

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos