ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Episilon Lyrae um sistema desafiador

3 participantes

Ir para baixo

Episilon Lyrae um sistema desafiador Empty Episilon Lyrae um sistema desafiador

Mensagem  Bismarck Seg 20 Jul 2015, 16:58

Eis aí um desafio para os meus colegas astrônomos amadores com telescópios de 90mm ou menores.

Na última Quinta-feira, observando e foleando o meu Guia Zahar verifiquei que havia uma sistema quádruplo de estrelas na constelação de Lira, que no momento subia ao norte por volta das 22:40 bem visível do meu quintal. Com pouco aumento é fácil separar a dupla... o desafio é separar as outras 2 componentes do Quarteto.

Com o meu Refrator Celestron 80/900 eu estourei o aumento máximo e consegui separar com 270x de aumento, usando a lente ocular de 10mm que me dá 90x, combinada com uma Barlow de 3x. Havia também um pouco de turbulência por isso foi preciso tal aumento mas consegui.

Agora desafio aos meus colegas que talvez não conheçam esse quarteto e tentem separá-las, quem puder registrar seria muito bacana pois tem pouquíssimas fotos até mesmo no site de busca da Google.

Boa Sorte e bom céu para todos.
Bismarck
Bismarck
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 20/07/2015
Idade : 34
Localização : São Jose da Lapa

Ir para o topo Ir para baixo

Episilon Lyrae um sistema desafiador Empty Re: Episilon Lyrae um sistema desafiador

Mensagem  Lucas87 Seg 20 Jul 2015, 18:41

Legal, nunca observei essa multipla!

Apenas complementando: segundo o Wikipedia a separação entras as estrelas A e B é de 2,3" (segundos de arco) e entre C e D é de 2,4". Em teoria com um 60mm já é possível separá-las (usando a formula "poder separador" = 120 / "diâmetro da objetiva"), mas é necessário um bom seeing.

A separação entre AB - CD é de 208,2", portanto bem fácil de separar mesmo.

https://en.wikipedia.org/wiki/Epsilon_Lyrae
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Episilon Lyrae um sistema desafiador Empty Re: Episilon Lyrae um sistema desafiador

Mensagem  Bruno Seg 20 Jul 2015, 19:29

Vale a pena mesmo observar este sistema múltiplo, inclusive binóculos revelam Epsilon Lyrae como uma estrela dupla, já o telescópio mostra que cada estrela componente é também um sistema binário:

Episilon Lyrae um sistema desafiador Epsilon-lyrae-jeremy-perez-belt-of-venus-e1375095579189

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Episilon Lyrae um sistema desafiador Empty Re: Episilon Lyrae um sistema desafiador

Mensagem  Bismarck Seg 20 Jul 2015, 23:20

Realmente o Seeing me atrapalhou na tentativa de separar o sistema quádruplo, hoje com um excelente céu consegui dividir as duplas com apenas 90x de aumento.

Outra curiosidade na constelação de Lira é a sua estrela Beta, ela é estrela variável eclipsante. Seu brilho varia entre as magnitudes 3,3 e 4,4 no período de 13 dias. Estranhei o seu brilho fraco em relação as demais estrelas para ser a segunda mais brilhante da constelação. Foi a minha primeira estrela variável que percebi a olho nu a sua variação.

Vamos ficar de olho em Lira.
Bismarck
Bismarck
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 20/07/2015
Idade : 34
Localização : São Jose da Lapa

Ir para o topo Ir para baixo

Episilon Lyrae um sistema desafiador Empty Re: Episilon Lyrae um sistema desafiador

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos